CONFLITO DE ATRIBUIÇÕES – CÍVEL

 

 

Ofício n. 792/2019 – MP- PJCS – PP (SIS-MP n. 66.0426.0003719/2018-5)

Suscitante: 14º Promotor de Justiça de Santos

Suscitado: 16º Promotor de Justiça de Santos

 

 

Ementa:

1.    Conflito negativo de atribuições. Suscitante: 14º Promotor de Justiça de Santos. Suscitado: 16º Promotor de Justiça de Santos. Reintegração de posse ajuizada pela Municipalidade em face de ocupantes da "Gleba Saboó”, localizada no Bairro Saboó, considerada área pública localizada em Zona de Preservação Paisagística.

2.    As ações possessórias não integram o microssistema processual coletivo. Embora as técnicas processuais civis e coletivas não sejam excludentes, não se pode confundi-las.  Atribuição do Promotor de Justiça com atribuição na área cível para funcionar como fiscal da ordem jurídica nas ações de reintegração de posse em curso, sem prejuízo de eventual atuação no plano transindividual, se necessário, para a adoção de medidas urbanísticas, ambientais e sociais voltadas à regularização de núcleos urbanos, pela Promotoria de Justiça especializada.

3.    Conflito conhecido e dirimido, com determinação de prosseguimento da intervenção ministerial por parte do suscitado.

 

 

 

Vistos,

1. Relatório

Trata-se de conflito entre os ilustres 14º Promotor de Justiça de Santos (suscitante) e o 16º Promotor de Justiça de Santos (suscitado) a respeito da atribuição para presidir o protocolado (peças de informação) SIS-MP n. 66.0426.0003719/2018-5.

Pelo que se observa, a Promotoria de Justiça Comunitária de Santos encaminhou ao 14º Promotor de Justiça de Santos os documentos de fls. 03/14, que noticiam a propositura da ação de reintegração de posse proposta pela Municipalidade de Santos em face de ocupantes de área pública, bem como a problemática decorrente da desocupação do imóvel.

O Promotor de Justiça então oficiante (com atribuição na esfera da habitação e urbanismo) solicitou do Poder Público local informações a respeito das providências adotadas para a “alocação dos moradores de área a ser reintegrada” (fl. 42).

O suscitado asseverou a fls. 48/50 que na demanda de reintegração de posse já funciona o membro do Ministério Público com atribuição na esfera do patrimônio público e que as questões atinentes ao meio ambiente e à ordem urbanística já estão sendo tuteladas.

Não se conformando com a remessa, o 14º Promotor de Justiça de Santos suscitou conflito negativo de atribuições, arguindo, em síntese: (a) a atuação como custos legis não implica a atribuição para presidir a investigação para atuações futuras; (b) não há notícia de improbidade administrativa a justificar a intervenção do suscitante, mas de questão estritamente habitacional.

É a síntese.

2. Fundamentação

É possível afirmar que o conflito negativo de atribuições está configurado, devendo ser conhecido.

Verifica-se que o Município de Santos ajuizou ação de reintegração de posse cumulada com demolitória em face de diversos ocupantes da "Gleba Saboó”, localizada no Bairro Saboó, considerada área pública localizada em Zona de Preservação Paisagística.

O 14º Promotor de Justiça de Santos manifestou-se nos autos (fls. 346, 375, 542, 596 e 673.

Nos termos do ATO Nº 074/2015 – PGJ, de 04 de maio de 2015, que homologou as atribuições dos cargos de Promotor de Justiça da PROMOTORIA DE JUSTIÇA CÍVEL DE SANTOS, as atribuições do 14º e do 16º Promotor de Justiça de Santos são as seguintes:

V. 14º PROMOTOR DE JUSTIÇA DE SANTOS:

a) feitos judiciais da 8ª, 9ª e 10ª Vara Cível, inclusive suas audiências;

b) feitos judiciais da 2ª Vara de Fazenda Pública, inclusive suas audiências;

c) 50% dos feitos de Patrimônio Público, incluindo a repressão aos atos de improbidade, inclusive as ações civis públicas distribuídas;

d) feitos judiciais de finais pares da 3ª Vara Fazenda Pública, inclusive suas audiências;

e) Atendimento ao público.

(...)

VII. 16º PROMOTOR DE JUSTIÇA DE SANTOS:

a) 50% dos feitos de Habitação e Urbanismo, inclusive as ações civis públicas distribuídas;

b) 50% dos feitos do Meio Ambiente, inclusive as ações civis públicas distribuídas;

c) feitos judiciais da 2ª Vara Cível, inclusive suas audiências;

d) Atendimento ao público.

Esta Procuradoria-Geral de Justiça firmou o entendimento no sentido de que a atribuição para atuar em demandas de reintegração de posse é do membro do Ministério Público oficiante nos feitos cíveis (Protocolado MP nº 105.447/2018; Protocolado MP nº 0091469/18; Protocolado MP nº 0088160/18).

Registre-se que, se por um lado, a atribuição para funcionar nas demandas de reintegração de posse é do Promotor de Justiça Cível, fácil é ver-se, entretanto, que a atuação na seara transindividual persiste na especializada.

 Não colhe a afirmação de que as ações de reintegração de posse seriam uma espécie de ação coletiva passiva e por isso caberia à Promotoria de Justiça de Habitação e Urbanismo ou da Infância e Juventude nela atuar.

A ação coletiva passiva (defendant class action do sistema norte-americano) pode ser entendida como a demanda promovida contra grupo, categoria ou classe de pessoas e que tem como peculiaridade a representatividade do polo passivo.

Na Exposição de Motivos do ANTEPROJETO DE CÓDIGO BRASILEIRO DE PROCESSOS COLETIVOS elaborada pelo Ministério da Justiça em 2.007, incorporando sugestões da Casa Civil, da Secretaria de Assuntos Legislativos, da PGFN e dos Ministérios Públicos de Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo, foi feita a seguinte explanação sobre a ação coletiva passiva:

“O Capítulo III introduz no ordenamento brasileiro a ação coletiva passiva originária, ou seja, a ação promovida não pelo, mas contra o grupo, categoria ou classe de pessoas. A denominação pretende distinguir essa ação coletiva passiva de outras, derivadas, que decorrem de outros processos, como a que se configura, por exemplo, numa ação rescisória ou nos embargos do executado na execução por título extrajudicial. A jurisprudência brasileira vem reconhecendo o cabimento da ação coletiva passiva originária (a defendant class action do sistema norte-americano), mas sem parâmetros que rejam sua admissibilidade e o regime da coisa julgada. A pedra de toque para o cabimento dessas ações é a representatividade adequada do legitimado passivo, acompanhada pelo requisito do interesse social. A ação coletiva passiva será admitida para a tutela de interesses ou direitos difusos ou coletivos, pois esse é o caso que desponta na “defendant class action”, conquanto os efeitos da sentença possam colher individualmente os membros do grupo, categoria ou classe de pessoas. Por isso, o regime da coisa julgada é perfeitamente simétrico ao fixado para as ações coletivas ativas”.

Pode-se vislumbrar que se trata de uma ação coletiva vista pelo ângulo do polo passivo; o enfoque, portanto, não residiria no autor, no legitimado ativo, mas no polo passivo.

Não se nega que o primeiro ponto que salta aos olhos quando se analisa o processo coletivo é o da legitimidade.

Ao lado da coisa julgada, a legitimidade é o ponto sensível do processo civil coletivo (GRINOVER, Ada Pellegrini. A ação popular portuguesa: uma análise comparativa. In: A marcha do processo. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2000. p. 5). O problema surge porque os sistemas processuais de civil law sempre propuseram que ninguém pode pleitear, em nome próprio, direito alheio, salvo quando autorizado por lei. Veja-se, por exemplo, o artigo 81 do CPC italiano: “Sostituzione processuale. Fuori dei casi espressamente previsti dalla legge, nessuno può far valere nel processo in nome próprio un diritto altrui”; o artigo 26.1 do CPC português: “O autor é parte legítima quando tem interesse directo em demandar; o réu é parte legítima quando tem interesse directo em contradizer”, e, o item 3, do mesmo dispositivo, afirma: “na falta de indicação da lei em contrário, são considerados titulares do interesse relevante para o efeito da legitimidade os sujeitos da relação material controvertida”.

Bem se percebe que o tema é instigante e controverso; a complexidade aumenta quando se desloca a análise para o polo passivo.

Contudo, rememore-se que o litisconsórcio multitudinário ou numeroso “não abrange categorias ou grupos inteiros de pessoas, mas somente os sujeitos nominados que vieram ao litígio – e isso é que substancialmente deixa o litisconsórcio numeroso no campo da tutela individual. Além disso, a técnica processual é outra, com legitimidade também individual” (DINAMARCO, Cândido Rangel. Litisconsórcio. 3. ed. rev. atual. e ampl. Malheiros Ed., 1994. p. 349). Assim é que os sistemas processuais do mundo contemporâneo barram a formação de litisconsórcios muito numerosos sem grande afinidade entre as pretensões individuais. De tal modo, o sistema italiano, ao cuidar do litisconsórcio facultativo, permite ao juiz separar as demandas “se vi e istanza di tutte le parti, ovvero quando la continuazione della loro riunione ritarderebbe o renderebbe piú gravoso il processo, e puó rimettere al giudice inferiore le cause di sua competenza” (art. 103, segunda parte, do CPC itatiano). No mesmo sentido o Código Processual do Peru, ao afirmar que “Cuando el Juez considere que la acumulación afecte el Principio de Economía procesal, por razón de tiempo, gasto o esfuerzo humano, puede separar los procesos, los que deberán seguirse independientemente, ante sus Jueces originales” (art. 91 do CPC peruano).

Ademais, importante ressaltar que a ação coletiva passiva deveria ser proposta contra grupo, categoria ou classe. No caso das possessórias, resulta claro do § 1º do art. 554 que não se trata de ação coletiva passiva, tanto é assim que se exige que a citação seja feita nos ocupantes que forem encontrados no local e por edital nos demais, e não na figura de um representante adequada da categoria.

E mais: quando o Código de Processo Civil menciona “litígio coletivo” (arts. 178 e 565), o faz no sentido de controvérsia multitudinária, e não necessariamente de demanda coletiva, a contar com um representante adequado, quer no polo ativo, quer no polo passivo.

A distinção não é meramente acadêmica. Reflete-se no devido processo legal. Veja-se que na jurisdição coletiva há estreita relação entre a legitimidade e a coisa julgada. De maneira que, se os atingidos pelos efeitos do julgado não participaram do processo, é essencial que tenham sido devidamente representados, sob pena de afronta ao princípio do contraditório. Nesse sentido é que se confirma a relação fundamental entre a legitimidade e a coisa julgada.

Leciona a doutrina que quanto mais extenso o rol de legitimados maior a necessidade do requisito da representatividade adequada, e que quanto maior for a extensão a terceiros do julgado coletivo, maior a necessidade de controle (GRINOVER, Ada Pellegrini. Novas tendências em matéria de legitimação e coisa julgada. In: Direito Processual Comparado, XIII World Congress of procedural Law, Salvador-Bahia, 16-22 set. 2007. Rio de Janeiro: Forense, 2007. p. 522).

Cabe trazer à colação dois julgados acerca da matéria; o primeiro do Superior Tribunal de Justiça e o segundo do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, que bem analisam a questão da representatividade adequada nas ações propostas em face de diversas pessoas:

“A discussão quanto à admissibilidade de processos coletivos passivos, porém, é bastante nova. Nos diversos projetos de Códigos Coletivos existentes, há divergência quanto ao assunto. Como bem observa FREDIE DIDIER e HERMES ZANETI JR. (Curso de Direito Processual Civil, Vol. 4, 4º edição, pág. 401), entre os diversos projetos atualmente existentes para a elaboração de um Código para Processos Coletivos, há a previsão irrestrita de ações coletivas passivas no Código-Modelo para Ibero-América (arts. 32 e ss.), pelo Código de Processo Civil Coletivo elaborado por Antônio Guidi (art. 28) e pelo Anteprojeto de Código Brasileiro de Processos Coletivos, apresentado no âmbito dos programas de pós-graduação da UERJ e UNESA (arts. 42 a 44). O Anteprojeto de Código Brasileiro de Processos Coletivos elaborado por Ada Pellegrini Grinover, por sua vez, prevê esta modalidade de ação apenas para a tutela de direito difusos ou coletivos, em sentido estrito, excluindo os direitos individuais homogêneos. Trata-se, portanto, de questão que ainda suscitará muito debate, no futuro.

No estado atual da legislação quanto a processos coletivos, porém, notadamente considerando-se a regra quanto à coisa julgada formada nas ações em que se discutam direitos individuais homogêneos, não é possível admitir a apresentação, pelo réu, de pedido de declaração incidental” (REsp 1051302/DF, Rel. Ministra NANCY ANDRIGHI, TERCEIRA TURMA, julgado em 23/03/2010, DJe 28/04/2010).

(...)

“Muito embora seja possível a propositura de ação em face de uma coletividade, com o objetivo de proteger interesses difusos, é certo que esta deve possuir um representante determinado e adequado, para que se afigure uma hipótese de legitimação extraordinária, em que o representante agirá em nome próprio na defesa de interesses de terceiros. No caso em tela, a ação foi ajuizada em face de todos os proprietários de imóveis desabitados e fechados, abandonados ou com acesso não permitido pelo morador em todo o Município. Trata-se, na acertada visão da Douta Procuradoria de Justiça de ‘... uma coletividade incerta e indeterminada, sem vínculos fáticos e jurídicos concretos entre seus integrantes (suposta comunhão de possuidores e proprietários de imóveis abandonados e desocupados), como neste caso, que não possui obviamente representantes legítimos.’. Ante a falta de indicação de um representante adequado para a coletividade colocada no polo passivo é que se deve considerar a petição inicial inepta e a ação carente” (Relator(a): Ponte Neto; Comarca: São José do Rio Pardo; Órgão julgador: 8ª Câmara de Direito Público; Data do julgamento: 22/07/2015; Data de registro: 22/07/2015).

Por último – mas não menos importante -, as ações possessórias não integram o microssistema processual coletivo. Embora as técnicas processuais civis e coletivas não sejam excludentes, não se pode confundi-las.

Ademais, as atribuições especializadas dos órgãos de execução na esfera dos interesses difusos, dos interesses coletivos e dos interesses individuais homogêneos são tratadas de forma explícita.

Nesses casos, pelo que ordinariamente se observa, os atos que fixam a divisão de serviço concedem a determinado cargo de certa Promotoria de Justiça a missão de atuar em defesa de interesse especificado (meio ambiente, consumidor, patrimônio público, etc.). E as regras de experiência demonstram, do mesmo modo, que essa atuação, assim fixada, diz respeito às ações civis públicas propostas pelo Ministério Público, como também à atuação, como fiscal da lei, nas ações civis públicas relacionadas àquela matéria propostas por outros legitimados.

Os demais casos não enquadrados nessas hipóteses, que dizem respeito, portanto, à atuação ministerial como fiscal da ordem jurídica em outros processos, são atribuições a respeito das quais os atos regulamentares de divisão de serviços, em regra, não tratam especificamente. Esses outros casos normalmente se enquadram sob a designação geral da função de oficiar em “feitos cíveis”.

Registre-se que, se por um lado, a atribuição para funcionar nas demandas de reintegração de posse é do Promotor de Justiça Cível, fácil é ver-se, entretanto, que a atuação na seara transindividual persiste na especializada, caso se mostrem necessárias outras providências.

Logo, sem prejuízo da atuação do 14º Promotor de Justiça de Santos como custos legis no processo n. 1005890-36.2018.8.26.0562, em trâmite na 3ª Vara da Fazenda Pública do Foro de Santos, a atribuição para verificar eventuais questões residuais, entre elas as decorrentes de regularização fundiária, é do 16º Promotor de Justiça de Santos.

Em síntese:

1.   Cabe aos Promotores de Justiça com atribuição na área cível funcionar como “custos legis” nas ações de reintegração de posse;

2.   A atribuição para atuar no plano transindividual, na adoção de medidas jurídicas ambientais, é da Promotoria de Justiça do Meio Ambiente e Habitação e Urbanismo.

Diante do exposto, conheço do presente conflito negativo de atribuições e dirimo-o, declarando caber ao suscitando, 16º Promotor de Justiça de Santos, prosseguir na investigação, em seus ulteriores termos.

Publique-se. Comunique-se. Registre-se. Peticione-se no feito respectivo.

Providencie-se a remessa de cópia, em via digital, ao Centro de Apoio Operacional Cível e de Tutela Coletiva.

 

São Paulo, 09 de abril de 2019.

 

Giapaolo Poggio Smanio

Procurador-Geral de Justiça

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