EXCELENTÍSSIMO
SENHOR DESEMBARGADOR PRESIDENTE DO E. TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO
PAULO
Protocolado nº 52.411/17
Constitucional. Administrativo. Ação direta de inconstitucionalidade. Lei do Município de Itu. Denominação de próprio público. Iniciativa parlamentar. Reserva da Administração. Separação de Poderes. Nome de pessoa viva. Violação aos princípios da moralidade e da impessoalidade. 1. A denominação de próprios do patrimônio público é ato privativo da gestão administrativa reservada ao Chefe do Poder Executivo. 2. Lei municipal de iniciativa parlamentar que usurpa a reserva da Administração, com ofensa ao princípio da separação dos poderes (arts. 5º, 47, II e XIV, e 144 da Constituição do Estado). 3. Atribuir nome de pessoa viva a próprios públicos viola os princípios da moralidade e da impessoalidade (art. 111, art. 115, § 1º, e art. 144 da Constituição do Estado).
O PROCURADOR-GERAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO, no exercício da
atribuição prevista no art. 116, inciso VI, da Lei Complementar Estadual nº 734
de 26 de novembro de 1993, e em conformidade com o disposto no art. 125, § 2º,
e no art. 129, inciso IV, da Constituição da República, e ainda no art. 74,
inciso VI, e no art. 90, inciso III da Constituição do Estado de São Paulo, com
amparo nas informações colhidas no incluso protocolado (PGJ nº 52.411/2017),
vem perante esse Egrégio Tribunal de Justiça promover a presente AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE em
face da Lei n. 1.776, de 20 de outubro de 2015, do Município de Itu, pelos fundamentos expostos a seguir.
I.
ATO NORMATIVO IMPUGNADO
A Lei n. 1.776, de 20 de outubro de 2015, do Município de Itu, que “dispõe sobre o patrono do velório e serviços funerários da Estância Turística de Itu”, no que interessa dispõe:
“Art. 1º Fica o Vereador Marcus Aurélio Rocha de Lima declarado ‘Patrono do Velório e Serviços Funerários da Estância Turística de Itu’.
Art. 2º No saguão de entrada do prédio do Velório Municipal ‘Igor Viana Rocha’ deverá ser instalada a foto do homenageado, com uma placa com o nome gravado ‘Marquinhos da Funerária’ e o número desta Lei, sem quaisquer ônus para a Municipalidade.
Art. 3º Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação.
Art. 4º Revogam-se as disposições em contrário.”
A referida lei é inconstitucional por violação aos princípios da
separação de poderes, moralidade e impessoalidade, como será demonstrado a
seguir.
II – O parâmetro da fiscalização abstrata de constitucionalidade
A lei municipal impugnada
contraria frontalmente a Constituição do Estado de São Paulo, à qual está
subordinada a produção normativa municipal ante a previsão dos arts. 1º, 18, 29
e 31 da Constituição Federal.
Os preceitos da Constituição do Estado são aplicáveis aos Municípios por
força de seu art. 144, que assim estabelece:
“Artigo
144 - Os Municípios, com autonomia política, legislativa, administrativa e
financeira se auto-organizarão por lei orgânica, atendidos os princípios
estabelecidos na Constituição Federal e nesta Constituição”.
A lei municipal é
incompatível com os seguintes preceitos da Constituição Estadual:
“Artigo 5º - São Poderes do Estado, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário.
§ 1º - É vedado a qualquer dos Poderes delegar atribuições.
§ 2º - O cidadão, investido na função de um dos Poderes, não poderá exercer a de outro, salvo as exceções previstas nesta Constituição.
(...)
Artigo 47 - Compete privativamente ao Governador, além de outras atribuições previstas nesta Constituição:
(...)
II -
exercer, com o auxílio dos Secretários de Estado, a direção superior da
administração estadual;
(...)
XIV -
praticar os demais atos de administração, nos limites da competência do
Executivo;
(...)
Artigo
111 – A administração pública direta, indireta ou fundacional, de qualquer dos
Poderes do Estado, obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade,
moralidade, publicidade, razoabilidade, finalidade, motivação, interesse
público e eficiência.
(...)”
III
- DA INCONSTITUCIONALIDADE
A –
DA VIOLAÇÃO AOS PRINCÍPIOS DA MORALIDADE E DA IMPESSOALIDADE
A Lei n. 1.776, de 20 de outubro de 2015, do Município de Itu - ao fixar que deverá ser afixada placa com o nome de pessoa dentro do prédio do “Velório Municipal”- é inconstitucional por violação aos princípios constitucionais da moralidade administrativa e da impessoalidade insculpidos no art. 111e 115, § 1º, da Carta Paulista, aplicável aos municípios por força do art. 144 do mesmo diploma.
Ao autorizar que seja conferido o nome de pessoa viva a bem público, a lei permite que tal medida seja utilizada com a finalidade de promover a imagem pessoal do homenageado perante a opinião pública, trazendo potencial de aproveitamento político, estritamente pessoal, por parte do beneficiado, em decorrência dessa situação.
Nada impedirá, entretanto, que após a realização da homenagem, com a denominação do próprio municipal ou de via pública, venha o homenageado a candidatar-se a algum cargo eletivo.
O homenageado, in casu, era vereador à época da edição da Lei e, inclusive, Presidente da Câmara Municipal.
Nessa hipótese, aqui deduzida exemplificativamente, estará nitidamente caracterizada a situação de benefício pessoal do homenageado, cuja imagem terá sido, evidentemente, “alavancada” perante a opinião pública através da “propaganda” realizada pela homenagem, consistente na denominação do bem público.
Ora, utilizar a concessão de nomes a bens públicos contraria, de forma veemente, a moralidade administrativa, bem como o princípio da impessoalidade. A prática dos atos autorizados na lei, inevitavelmente, significará utilização da atividade administrativa e dos bens públicos para benefício pessoal e exclusivo da imagem dos homenageados.
A inconstitucionalidade, em situações análogas, já foi assentada na jurisprudência do Col. STF, como se infere dos julgados a seguir transcritos, aplicáveis à hipótese mutatis mutandis:
“(...)
O
inciso V do art. 20 da CE veda ao Estado e aos Municípios atribuir nome de
pessoa viva a avenida, praça, rua, logradouro, ponte, reservatório de água,
viaduto, praça de esporte, biblioteca, hospital, maternidade, edifício público,
auditórios, cidades e salas de aula. Não me parece inconstitucional. O preceito
visa a impedir o culto e a promoção pessoal de pessoas vivas, tenham ou não
passagem pela Administração. Cabe ressaltar, que Proibição similar é
estipulada, no âmbito federal, pela Lei 6.454/1977. (ADI 307, voto do Rel. Min.
Eros Grau, julgamento em 13-2-2008, Plenário, DJE de 1º-7-2009.)
(...)
Publicidade
de atos governamentais. Princípio da impessoalidade. (...) O caput e o parágrafo
1º do art. 37 da CF impedem que haja qualquer tipo de identificação entre a
publicidade e os titulares dos cargos alcançando os partidos políticos a que
pertençam. O rigor do dispositivo constitucional que assegura o princípio da
impessoalidade vincula a publicidade ao caráter educativo, informativo ou de
orientação social é incompatível com a menção de nomes, símbolos ou imagens, aí
incluídos slogans, que caracterizem promoção pessoal ou de servidores públicos.
A possibilidade de vinculação do conteúdo da divulgação com o partido político
a que pertença o titular do cargo público mancha o princípio da impessoalidade
e desnatura o caráter educativo, informativo ou de orientação que constam do
comando posto pelo constituinte dos oitenta. (RE 191.668, Rel. Min. Menezes
Direito, julgamento em 15-4-2008, Primeira Turma, DJE de 30-5-2008.)
(...)
Recorde-se, com MARIA SYLVIA ZANELLA DI PIETRO (“Direito Administrativo”, 19. Ed., São Paulo: Atlas, 2006, p. 94), que “sempre que em matéria administrativa se verificar que o comportamento da Administração ou do administrado que com ela se relaciona juridicamente, embora em consonância com a lei, ofende a moral, os bons costumes, as regras de boa administração, os princípios de justiça e de equidade, a ideia comum de honestidade, estará havendo ofensa ao princípio da moralidade administrativa”.
Parece não haver espaço para dúvida quanto à afirmação de que permitir-se a utilização de nomes de pessoas vivas para próprios municipais, ruas ou logradouros, contribuindo com isso exclusivamente para a projeção pessoal do homenageado, significa contrariar a moralidade administrativa.
De outro
lado, recorda CELSO ANTÔNIO BANDEIRA DE
MELLO (“Curso de Direito Administrativo”, 25. Ed., São Paulo: Malheiros,
2008, p. 114), ao tratar do princípio da impessoalidade, que “nele se traduz a ideia de que a
Administração tem que tratar a todos os administrados sem discriminações,
benéficas ou detrimentosas. Nem favoritismo nem
perseguições são toleráveis.”
Não resta qualquer incerteza de que a concessão de nome de pessoa viva a bens públicos a favorecerá substancialmente, em função da promoção pessoal que desse ato decorre, em futuras disputas eleitorais.
A respeito do tema, manifestou-se esse Colendo Órgão Especial:
“DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE. Lei
Municipal nº 967 de 20 de setembro de 2002 de Caraguatatuba que altera a
redação da lei Municipal nº 739/99 para permitir a denominação de vias,
logradouros e de próprios municipais com nome de pessoa viva. Vicio formal de
inconstitucionalidade, por desvio do Poder Legislativo. Violação aos princípios
da moralidade e da impessoalidade, permitindo a prática de atos com finalidade
de promoção pessoal. Ofensa aos artigos 5°: 47, II e XIV; 111, 115 § 1º e 144
da Constituição Paulista. Inconstitucionalidade configurada. Ação procedente.
(ADI n. 0176537-94.2013.8.265.0000, Rel. Des. Péricles Piza, j. em 12/02/2014,
v.u.)
B- DA
USURPAÇÃO DA RESERVA DA ADMINISTRAÇÃO E VIOLAÇÃO AO PRINCÍPIO DA SEPARAÇÃO DE
PODERES
Indubitavelmente, a denominação de logradouros e de próprios públicos trata-se de matéria de interesse local (CF, art. 30, I), dispondo, assim, os Municípios de ampla competência para regulamentá-la, pois foram dotados de autonomia administrativa e legislativa. E, vale acrescentar, não há na Constituição em vigor reserva dessa matéria em favor de qualquer dos Poderes, donde se conclui que a iniciativa das leis que dela se ocupem só pode ser geral ou concorrente.
Contudo, afigura-se
necessário distinguir as seguintes situações:
(a) a edição de regras que
disponham genérica e abstratamente sobre a denominação de logradouros e de
próprios públicos, caso em que a iniciativa é concorrente;
(b) o ato de atribuir nomes a
logradouros e próprios públicos, segundo as regras legais que disciplinam essa
atividade, que é da competência
privativa do Executivo.
No Município, à Câmara Municipal incumbem as funções legislativas e ao Prefeito as executivas. Entre esses Poderes locais não existe subordinação administrativa ou política, mas simples entrosamento de funções e de atividades político-administrativas. “Nessa sinergia de funções é que residem a independência e a harmonia dos poderes, princípio constitucional extensivo ao governo municipal.” (Cf. HELY LOPES MEIRELLES, “Direito Municipal Brasileiro”, Malheiros, São Paulo, 8.ª ed., pp. 427 e 508.)
Em sua função normal e
predominante sobre as outras, a Câmara elabora leis, isto é, normas abstratas,
gerais e obrigatórias de conduta. Esta é sua atribuição específica, bem
diferente daquela outorgada ao Poder Executivo, que consiste na prática de atos
concretos de administração. Ou seja, a Câmara edita normas gerais, enquanto que o Prefeito as aplica aos casos
particulares ocorrentes. (ob. cit., p. 429).
Assim, no exercício de sua
função normativa, a Câmara está habilitada a editar normas gerais, abstratas e
coativas a serem observadas pelo Prefeito, para a denominação das vias,
logradouros e prédios públicos, como, por exemplo: proibir que se atribua o
nome de pessoa viva, determinar que nenhum nome poderá ser composto por mais de
três palavras, exigir o uso de vocábulos da língua portuguesa, etc. (Cf. ADILSON
DE ABREU DALLARI, “Boletim do Interior”, Secretaria do Interior do Governo
do Estado de São Paulo, 2/103).
Ressalte-se que a
nomenclatura de logradouros públicos, que constitui elemento de sinalização urbana, tem por finalidade
precípua a orientação da população (Cf. JOSÉ
AFONSO DA SILVA, “Direito Urbanístico Brasileiro”, Malheiros, São Paulo,
2.ª ed., p. 285). De fato, se não houvesse sinalização, a identificação e a
localização dos logradouros públicos seria tarefa quase impossível,
principalmente nos grandes aglomerados urbanos.
Diverso, porém, é o ato de
denominar os próprios públicos, inclusive nos casos em que não se busca apenas
permitir a orientação da população, mas sim homenagear determinadas pessoas ou
fatos históricos.
Note-se: nada obsta que o
nome dado a determinado logradouro público cumpra não só a função de permitir
sua identificação e exata localização, mas sirva também para homenagear pessoas
ou fatos históricos, segundo os critérios previamente estabelecidos em lei
editada para regulamentar essa matéria.
Definidas essas premissas básicas, entretanto, é imperativo o reconhecimento da inconstitucionalidade do ato normativo impugnado nesta inicial.
Leis que conferem nomes a bens integrantes do patrimônio público municipal não encerram o conteúdo de normas abstratas ou teóricas, instituídas em caráter permanente e de generalidade.
Ou seja, a Câmara não pode, em nosso regime constitucional, invadir a esfera da gestão administrativa, que cabe ao Poder Executivo, atribuindo, especificamente e de modo individualizado, a determinados próprios integrantes do Município, denominação concreta.
As leis formais não se mostram regras jurídicas, mas simples atos administrativos do Poder Legislativo, que invadem a esfera de competência constitucional do Poder Executivo.
Na ordem constitucional
vigente, que incorporou o postulado da separação de funções, a fim de limitar o
poder estatal, na consagrada fórmula de Montesquieu, não existe a menor
possibilidade de a Administração municipal ser exercida pela Câmara, por meio
de leis (Estado legal), pois a Constituição é clara ao atribuir ao Prefeito a
competência privativa para exercer, com o auxílio dos Secretários Municipais, a
direção superior da administração municipal (CE, art. 47, II) e praticar os
atos de administração, nos limites de sua competência (CE, art. 47, XIV).
Bem por isso, aliás, ELIVAL
DA SILVA RAMOS adverte que:
“(...)
Sob a
vigência de Constituições que agasalham o princípio da separação de Poderes
(...) não é lícito ao Parlamento editar, ao seu bel-prazer, leis de conteúdo
concreto e individualizante. A regra é a de que as leis devem corresponder ao
exercício da função legislativa. A edição de leis meramente formais, ou seja,
‘aquelas que, embora fluindo das fontes legiferantes normais, não apresentam os
caracteres de generalidade e abstração, fixando, ao revés, uma regra dirigida,
de forma direta, a uma ou várias pessoas ou a determinada circunstância’,
apresenta caráter excepcional. Destarte, deve vir expressamente autorizada no
Texto Constitucional, sob pena de inconstitucionalidade substancial. (“A
Inconstitucionalidade das Leis - Vício e Sanção”, Saraiva, 1994, p. 194.)
(...)”
Nesse contexto, a aprovação de lei, de iniciativa parlamentar, que atribui nome a logradouro ou prédio público só pode ser interpretada como atentatória ao postulado constitucional da independência e harmonia entre os poderes (CE, art. 5.º).
Ao
examinar assunto correlato, no julgamento da Repr.
n.º 1.117-SP, o insigne Ministro FRANCISCO REZEK consignou no seu
respeitável voto que:
“(...)
No
contexto dos debates que esta matéria provocou na origem, e que envolveram os
três poderes do Estado, vez por outra afloram equívocos conceituais de certa
monta, qual o entendimento da prerrogativa de dar nome à sede forense como
atributo da propriedade imobiliária, ou a visão do Poder Executivo como titular
do domínio dos bens públicos afetos a seus próprios serviços, tanto quanto aos
da Legislatura e aos da Justiça.
Tudo
isso posto de lado, porque desnecessário ao completo esquema da questão de
inconstitucionalidade que aqui se discute, reponta claro o argumento do
Presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo: parece-lhe que a competência
para dar nome a logradouros públicos, porque não disciplinada na lei
fundamental, há de sê-lo em lei ordinária; e que entre aqueles não há por que
distinguir os de uso especial da Justiça dos vinculados aos demais poderes, ou
entregues ao uso comum do povo. Aquela primeira ideia se viu desenvolver com
esmero pelos fundadores da federação norte-americana, e, dessa e de outras
fontes, foi sabidamente assimilada pelo direito público brasileiro: tudo quanto
a Carta não diz por si mesma, di-lo-á não o Governo, nem tampouco a Justiça,
mas o Congresso, compositor, por excelência, da ordem jurídica que a lei
fundamental encabeça, sem poder exaurir.
Essa
regra eminente traz, porém, consigo, duas presunções tácitas, a ditar-lhe o
exato contorno. A primeira é a de que esse espaço a ser preenchido pela
produção congressional reclame substância normativa, vestida da abstração e da
generalidade que lhe são próprias. A segunda, indissociável da precedente, é a
de que o vasto domínio dos poderes implícitos do Congresso não pretenda
estender-se sobre área reservada pela lei fundamental às prerrogativas do
Executivo e do Judiciário, com todos os desdobramentos necessários a que se não
lhes afronta a independência.
(...)”
Em suma, a concessão de denominação a determinado bem municipal é ato concreto de administração, parte integrante do serviço público de sinalização urbana, cujo único responsável é o Prefeito.
Não
há como aceitar a interpretação que inclui no rol dos poderes implícitos da
Câmara a competência para editar leis formais, desvestidas dos atributos de
generalidade e abstração, tampouco estender esses poderes sobre área de atuação
exclusiva do Poder Executivo, a quem compete administrar os bens públicos e
prestar os serviços públicos municipais. O ato de atribuir nomes a logradouros
ou prédios públicos é mero corolário do poder de administrar.
Bem
a propósito, ao examinar leis de conteúdo semelhante, esse egrégio Tribunal de
Justiça decidiu que:
“AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE. LEIS
Nº 10.222/2012, 10.296/2012 E 10.367/2012, DE INICIATIVA PARLAMENTAR, QUE
ATRIBUEM NOME A LOGRADOUROS E ESCOLA DO MUNICÍPIO DE SOROCABA. PRELIMINAR DE
INADEQUAÇÃO DA AÇÃO PARA CONTROLE CONCENTRADO DE NORMA DE CARÁTER CONCRETO.
AÇÃO ADEQUADA. POSSIBILIDADE DE SUBMISSÃO DE NORMAS SEM CARÁTER DE GENERALIDADE
A CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE. ATOS EDITADOS SOB A FORMA DE LEI. AUSÊNCIA
DE DISTINÇÃO PELO CONSTITUINTE ENTRE LEIS DOTADAS DE GENERALIDADE E
AQUELOUTRAS, CONFIRMADAS SEM O ATRIBUTO DA GENERALIDADE E ABSTRAÇÃO. INADMISSIBILIDADE
DA ISENÇÃO DE ATOS APROVADOS SOB A FORMA DE LEI DO CONTROLE ABSTRATO DE NORMAS.
PRECEDENTES DA CORTE SUPREMA. PRELIMINAR AFASTADA.
AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE. LEIS
Nº 10.222/2012, 10.296/2012 E 10.367/2012, DE INICIATIVA PARLAMENTAR, QUE
ATRIBUEM NOME A LOGRADOUROS E ESCOLA DO MUNICÍPIO DE SOROCABA. VÍCIO DE
INICIATIVA. AFRONTA AO PRINCIPIO DA SEPARAÇÃO DOS PODERES. ATRIBUIÇÃO DE NOMES
AOS BENS, PRÉDIOS, LOGRADOUROS E VIAS QUE É ATO DE ORGANIZAÇÃO DE SINALIZAÇÃO
MUNICIPAL, DE INICIATIVA EXCLUSIVA DO CHEFE DO EXECUTIVO. VIOLAÇÃO AOS ARTS.
5º, 47, II E XIV E 144 DA CARTA BANDEIRANTE. AÇÃO PROCEDENTE.” (ADI nº
2032984-81.2015.8.26.0000, Rel. Des. Xavier de Aquino, j. em 29/07/2015, v.u).
Em suma, a Câmara não pode arrogar a si a competência para autorizar a prática de atos concretos de administração. E a nomenclatura de logradouros e próprios públicos - que constitui atividade relacionada ao serviço público municipal de sinalização e identificação - enquadra-se exatamente nessa hipótese, resultando, daí, a conclusão inafastável de que as leis em epígrafe são manifestamente incompatíveis com o princípio da separação dos poderes.
Estas são as razões para o reconhecimento da inconstitucionalidade formal
do ato normativo impugnado, por afronta aos arts. 5º e 47, II e XIV, da
Constituição Paulista, cuja observância é obrigatória pelos municípios por força do art. 144 do mesmo diploma.
IV) CONCLUSÃO E PEDIDO
Diante de todo o
exposto, aguarda-se o recebimento e processamento da presente ação declaratória,
para que ao final seja ela julgada procedente, reconhecendo-se a
inconstitucionalidade da Lei n. 1.776, de 20 de outubro de 2015, do Município de Itu.
Requer-se, ainda, que sejam requisitadas informações à Câmara Municipal
e ao Senhor Prefeito Municipal de Itu, bem como posteriormente citado o
Procurador-Geral do Estado para manifestar-se sobre o ato normativo impugnado.
Posteriormente, aguarda-se vista para fins de manifestação final.
Termos em que,
Aguarda-se deferimento.
São Paulo, 18 de julho de 2017
Gianpaolo
Poggio Smanio
Procurador-Geral
de Justiça
aca/mam
Protocolado
nº 52.411/2017
Assunto:
Inconstitucionalidade da Lei n. 1.776, de 20 de outubro de 2015, do Município
de Itu
1. Distribua-se a inicial da ação direta de
inconstitucionalidade.
2. Oficie-se ao interessado, com o envio de
cópias, comunicando-se a propositura da ação.
3. Cumpra-se.
São Paulo, 18 de julho de 2017
Gianpaolo
Poggio Smanio
Procurador-Geral
de Justiça
aca/mam