Parecer em Incidente de Inconstitucionalidade

 

Autos n. 990.10.085698-7

Suscitante: Sexta Câmara de Direito Público

Objeto da impugnação: Art. 309, §1º, da Lei Complementar n. 13/93, do Município de Jacareí

 

Ementa:

 

1) Lei Complementar n. 13/93, do Município de Jacareí (Estatuto dos Servidores Públicos Municipais).

 

2) Inexistência de inconstitucionalidade, em tese, do dispositivo municipal impugnado. Existência, no máximo, de crise de legalidade;

 

3) Parecer pela improcedência da tese de inconstitucionalidade.

 

 

Excelentíssimo Senhor Desembargador Relator

 

Colendo Órgão Especial

 

 

Trata-se de Acórdão proferido pela Sexta Câmara de Direito Público do Egrégio Tribunal de Justiça, no julgamento da Apelação Cível                         n. 332.704-5/8, que suscitou a instauração de incidente de inconstituci

onalidade, determinando a remessa dos autos ao Excelso Órgão Especial, por força da Súmula Vinculante n. 10 do Supremo Tribunal Federal, do art. 309, §1º, da Lei Complementar n. 13/93, do Município de Jacareí (Estatuto dos Servidores do Município), que prevê jornada de trabalho de 40 (quarenta) horas semanais para os fisioterapeutas                       (fls. 359/363).

É o breve relatório.

 Com efeito, não restou confirmada a inconstitucionalidade em tese do dispositivo legal municipal impugnado, que prevê a jornada de trabalho de 40 (quarenta) horas semanais para os fisioterapeutas.

Deve-se observar de início que a Lei Complementar n. 13/93 é anterior à Lei Federal n. 8.856/94 que prevê a jornada de 30 (trinta) horas semanais, para os fisioterapeutas.

Além disso, a alegação de afronta à Lei Federal n. 8.856/94 não é de competência do Colendo Órgão Especial, pois se trata da chamada “crise de legalidade”, sendo certo que a eventual ofensa à legislação federal não é suficiente para deflagrar o controle de constitucionalidade.

Ocorre que a crise de legalidade, ou seja, a ofensa reflexa ao texto constitucional, não viabiliza a instauração da jurisdição constitucional.

Os parâmetros de controle da validade jurídico-constitucional das leis, é cediço, devem estar assentados no próprio texto constitucional, pois não permitida a declaração de “inconstitucionalidades indiretas”, mas apenas das afrontas diretas e imediatas do texto da Constituição.

Nesse sentido, mutatis mutandis, já decidiu o Pretório Excelso:

 "É incabível a ação direta de inconstitucionalidade quando destinada a examinar atos normativos de natureza secundária que não regulem diretamente dispositivos constitucionais, mas sim normas legais. Violação indireta que não autoriza a aferição abstrata de conformação constitucional." (ADI 2.714, Rel. Min. Maurício Corrêa, julgamento em 13-3-03, DJ de 27-2-04).

“EMENTA: AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE. MP 1911-9/99. NORMA DE NATUREZA SECUNDÁRIA. VIOLAÇÃO INDIRETA. IMPOSSIBILIDADE DE EXAME EM SEDE DE CONTROLE CONCENTRADO DE CONSTITUCIONALIDADE. 1. É incabível a ação direta de inconstitucionalidade quando destinada a examinar ato normativo de natureza secundária que não regule diretamente dispositivos constitucionais, mas sim normas legais. Violação indireta que não autoriza a aferição abstrata de conformação constitucional. Ação direta de inconstitucionalidade não conhecida.  (ADI 2065 / DF – DISTRITO FEDERAL, Relator(a):  Min. SEPÚLVEDA PERTENCE, Relator(a) p/ Acórdão:  Min. MAURÍCIO CORRÊ., Julgamento:  17/02/2000, Tribunal Pleno, DJ 04-06-2004 PP-00028,EMENT VOL-02154-01 PP-00114).”No mesmo: ADI-MC 1347 /DF, Rel. Min. CELSO DE MELLO, j. 05/09/1995, Tribunal Pleno, DJ 01-12-1995, p.41685, EMENT  VOL-01811-02, p.00241; ADI 2626/DF – DISTRITO FEDERAL,Relator(a):  Min. SYDNEY SANCHES,Relator(a) p/ Acórdão:  Min. ELLEN GRACIE. Julgamento: 18/04/2004.  Tribunal Pleno.DJ 05-03-2004 PP-00013    EMENT VOL-02142-03 PP-00354.

Em suma, não se verifica qualquer ofensa direta ao texto constitucional.

Em tais circunstancias, o parecer é no sentido que seja afastada a tese da inconstitucionalidade.

São Paulo, 06 de dezembro de 2.010.

 

 

 

 

Sérgio Turra Sobrane

Subprocurador-Geral de Justiça

 Jurídico

 

vlcb