Atalho para Facebook
Atalho para Twitter
Atalho para Youtube
Atalho para Instagram
Atalho para Flickr
Atalho para Facebook
Atalho para Twitter
Atalho para Youtube
Atalho para Instagram
Atalho para Flickr
Logotipo da ESMP
espaço

Tuesday , 19 de august de 2014

Judicialização dos Serviços de Saúde

Núcleo Regional de Piracicaba discute saúde pública
Núcleo Regional de Piracicaba discute saúde pública

Realizado no dia primeiro do mês de Agosto, o encontro do Núcleo Regional da ESMP em Piracicaba abordou um tema relevante para a sociedade brasileira: A Judicialização dos serviços de Saúde

Contou com a participação de especialistas na área de saúde e representantes do ministério público.

O encontro demonstrou que o estado pode atuar como tutor dessa demanda, e o MP como o orgão fiscalizador para a efetivação do pleito.

“Pela reorganização orçamentaria e conscientização do poder público, consegue-se amparar o cidadão, pois a judicialização  dos serviços de saúde fez com que um direito fundamental fosse observado. Provou-se que através de boas politicas públicas, pode-se chegar a um denominador comum, que é o bem do paciente, necessitado de tratamento ambulatorial ou farmacêutico”, observou o Promotor de Justiça Sebastião Sérgio da Silveira.

“Embora não haja um protocolo comum para  uma solicitação de intervenção do MP no tocante às ações , há uma demanda muito grande,  mas estando dentro do MP é garantida uma perspectiva humanista e, obviamente, uma proteção do patrimônio público, pois nenhuma ação é proposta desnecessariamente, tendo já esgotado todos os meios amigáveis possíveis de acordo”, conclui o promotor.

Mario Coimbra, professor e promotor de justiça, afirmou: “A internação compulsória se faz necessária devido à falta de estabilidade do próprio paciente, que está fora do eixo de razoabilidade e não tem mais discernimento de estado de dependência. A internação compulsória serve para que o indivíduo resgate a sua dignidade para poder ser reinserido na sociedade, para proteção aos familiares. É uma intervenção sauvífica e constitucional daquela vida que está se perdendo”. “É claro que no Brasil opta-se pelo sistema convencional de internação ambulatorial respeitando sempre a dignidade do paciente”,  lembrou Coimbra.


espaço
espaço
 
espaço

Sede – Rua Riachuelo, 115, 5º andar – Sé – São Paulo/SP – CEP: 01007-904 – Tels: (11) 3119-9821 / 9516

Campus Treze de Maio – Rua Treze de Maio, 1259 - Bela Vista - São Paulo/SP – CEP: 01327-001 – Tels: (11) 3119-9442 / 9443

Todos os direitos reservados