Atalho para Facebook
Atalho para Twitter
Atalho para Youtube
Atalho para Instagram
Atalho para Flickr
Atalho para Facebook
Atalho para Twitter
Atalho para Youtube
Atalho para Instagram
Atalho para Flickr
Logotipo da ESMP
espaço

Thursday , 11 de september de 2014

ESMP inicia o I Encontro Nacional do Ministério Público

A cidadania no Brasil foi o tema que abriu o evento
A cidadania no Brasil foi o tema que abriu o evento

A Escola Superior do Ministério Público de São Paulo (ESMP) deu início ao I Encontro Nacional do Ministério Público: Pensamento Crítico e Práticas Transformadoras, nesta quarta-feira (10/09), na sede da ESMP.

A abertura do evento foi feita pelo Procurador-Geral de Justiça, Márcio Fernando Elias Rosa, que destacou o protagonismo da ESMP ao organizar o evento.O encontro reuniu cento e vinte membros dos Ministérios Públicos de todo o Brasil.

Procurador-Geral de Justiça Márcio Elias Rosa fez a abertura do I Encontro Nacional do MP

O Diretor da ESMP, Marcelo Pedroso Goulart, ressaltou em seu discurso que o encontro “expressa o novo ciclo que se inaugura para o Ministério Público, este evento sem pompa, que ora iniciamos, deliberadamente franciscano em sua forma, pretende ousar em conteúdo ao propor discussões e debates que afastem a fragmentação temática e estrutural que tem pautado nossa atuação e dividido nossos agentes”.

Diretor da ESMP Marcelo Pedroso Goulart discursa durante abertura do I Encontro

“Todo projeto de transformação, de renovação, assentado em postura crítica é resultante de um ato de coragem; projetar o futuro é seguir no rumo do desconhecido, e o que a partir de agora nós os convidamos a realizar é o debate em torno de como seguirá atuando a Instituição no tempo presente e no futuro próximo e por qual modo pode ela contribuir para a evolução da atuação dos Poderes do Estado”, enfatizou em seu discurso o PGJ Márcio Elias Rosa.

A palestra inaugural do I Encontro foi proferida por Leonardo Avritzer, Professor Titular do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A mesa foi presidida por Gianpaolo Poggio Smanio, Subprocurador-Geral de Justiça Institucional tendo como relatores os Promotores de Justiça do MPSP Paulo Henrique de Oliveira Arantes e Felipe Duarte Gonçalves Ventura de Paula.

Público do evento durante a palestra sobre cidadania no Brasil

O professor Leonardo analisou cronologicamente a evolução dos direitos sociais do Brasil com ênfase naqueles conquistados após a promulgação da Constituição Federal de 1988.
Para ele “cada geração tem sua pauta de direitos, cada geração tem uma concepção diferente de sua cidadania, o Brasil de hoje pensa diferente e suas reivindicações que vão construir a cidadania do Brasil no futuro”.

Após a exposição do professor Leonardo, os presentes fizeram perguntas e debaterem sobre o tema.


Clique aqui para ver o discurso do Diretor Marcelo Goulart na íntegra.


espaço
espaço
 
espaço

Sede – Rua Riachuelo, 115, 5º andar – Sé – São Paulo/SP – CEP: 01007-904 – Tels: (11) 3119-9821 / 9516

Campus Treze de Maio – Rua Treze de Maio, 1259 - Bela Vista - São Paulo/SP – CEP: 01327-001 – Tels: (11) 3119-9442 / 9443

Todos os direitos reservados