Atalho para Facebook
Atalho para Twitter
Atalho para Youtube
Atalho para Instagram
Atalho para Flickr
Atalho para Facebook
Atalho para Twitter
Atalho para Youtube
Atalho para Instagram
Atalho para Flickr
Logotipo da ESMP
espaço

Thursday , 11 de september de 2014

Painel debate o papel das escolas do MP na formação

Tema debateu a busca de um perfil para os promotores de justiça
Tema debateu a busca de um perfil para os promotores de justiça

"O Papel das Escolas do Ministério Público na Formação do Agente Político”, foi o tema do debate desta manhã (11/09), no auditório da sede da Escola Superior do Ministério Público de São Paulo (ESMP), durante o I Encontro Nacional promovido pela ESMP na sede da Escola.

Participaram da mesa do evento Nicolao Dino, Procurador da República Secretário das Relações Institucionais da Procuradoria-Geral da República; Luciano Luz Badini Martins, Procurador de Justiça e Diretor do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional do MP de Minas Gerais; e Eduardo Diniz Neto, Promotor de Justiça do MPPR e Presidente do Colégio de Diretores de Escolas e Centros de Estudos (CDEMP). A presidência da mesa ficou a cargo do Procurador de Justiça e Membro do Conselho Superior do MPSP Mário Luiz Sarrubbo.

Procurador de Justiça Luciano Badini (MPMG) e Mário Sarrubbo (MPSP), Procurador da República Nicolao Dino e o Promotor  Eduardo Neto (MPPR) durante debate

Para Luciano Badini “há necessidade de qualificação quanto a instauração de inquéritos civis que devem servir de suporte para uma eventual propositura de ação civil pública”.

Já o Procurador Nicolao Dino que “as escolas têm que desenvolver estratégias para formação de um membro engajado, antenado com os problemas sociais e, acima de tudo, sensibilidade para agir com os demais atores sociais e políticos”.

Todas essas características devem ser observadas para se buscar um perfil do promotor de justiça “que dever ser percebido pela escola para efeito de definição do projeto político-pedagógico”, frisou Nicolao Dino.

A formação deve ser crítica, estruturada e incentivar a adoção de mecanismos de resolução de conflitos que não precisam, necessariamente, passar pelo Poder Judiciário. Dessa forma, se inicia o caminha na busca de um MP mais resolutivo.

 


espaço
espaço
 
espaço

Sede – Rua Riachuelo, 115, 5º andar – Sé – São Paulo/SP – CEP: 01007-904 – Tels: (11) 3119-9821 / 9516

Campus Treze de Maio – Rua Treze de Maio, 1259 - Bela Vista - São Paulo/SP – CEP: 01327-001 – Tels: (11) 3119-9442 / 9443

Todos os direitos reservados