Atalho para Facebook
Atalho para Twitter
Atalho para Youtube
Atalho para Instagram
Atalho para Flickr
Atalho para Facebook
Atalho para Twitter
Atalho para Youtube
Atalho para Instagram
Atalho para Flickr
Logotipo da ESMP
espaço

Monday , 15 de september de 2014

Promotorias de Justiça Regionais são o futuro do MP

Objetivo é garantir mais efetividade
Objetivo é garantir mais efetividade

O Promotor de Justiça Marcelo Pedroso Goulart, diretor da Escola Superior do Ministério Público do Estado de São Paulo, fez a abertura do painel que abordou o tema "A efetividade do Ministério Público e a construção de novas espacialidades - Promotorias de Justiça Estaduais, Regionais, Locais e Comunitárias”, na tarde desta quinta-feira (11/9) durante o I Encontro do Ministério Público de São Paulo, que ocorre na sede da ESMP.

“O processo de autonomia do Ministério Público é consequência do processo de democratização da sociedade brasileira”, afirmou Goulart, para quem a atuação institucional foi mudando de acordo com o avanço da cidadania.

De atuação meramente processual no passado, o promotor passou a ser um agente político após a Constituição de 1988, observou. “Antes, o que acontecia no caminho do promotor para casa não importava; O que importava era a verdade dos autos. A partir dessa mudança, tudo o que acontece no trajeto da casa do promotor até a Promotoria importa. A realidade social em que ele vive importa porque o promotor é o agente fiscalizador dos poderes públicos e indutor de políticas públicas. Para esse promotor, não bastam mais apenas a verdade dos autos e o conhecimento jurídico”.

Marcelo Goulart acentuou que, atualmente, o promotor deve ter conhecimento transdisciplinar e não pode trabalhar em escala única de divisões territoriais por comarca “porque esse método já se mostrou insuficiente”.

Para ele, é necessário superar o que chamou de contradição entre o novo conteúdo e a velha estrutura que amarra a atuação dos promotores e não garante a efetividade do trabalho.

“O combate ao crime organizado, as políticas públicas de saúde e educação se desenvolvem em espaços regionalizados e a nossa escala de atuação continua a mesma. Temos novos conteúdos e velhas estruturas, o que representa uma camisa de força que impede o pleno desenvolvimento do Ministério Público. Hoje vivemos uma contradição entre o novo conteúdo e a velha estrutura que amarra a atuação dos promotores e não garante a efetividade de nosso trabalho”, destacou.

O caminho, aponta, é um projeto de regionalização que já está tramitando no MP paulista. “Trata-se de unidades de atuação permanente, promotorias, com cargo e atribuições naturais e independência funcional.”


espaço
espaço
 
espaço

Sede – Rua Riachuelo, 115, 5º andar – Sé – São Paulo/SP – CEP: 01007-904 – Tels: (11) 3119-9821 / 9516

Campus Treze de Maio – Rua Treze de Maio, 1259 - Bela Vista - São Paulo/SP – CEP: 01327-001 – Tels: (11) 3119-9442 / 9443

Todos os direitos reservados