Atalho para Facebook
Atalho para Twitter
Atalho para Youtube
Atalho para Instagram
Atalho para Flickr
Atalho para Facebook
Atalho para Twitter
Atalho para Youtube
Atalho para Instagram
Atalho para Flickr
Logotipo da ESMP
espaço

Monday , 15 de december de 2014

ESMP promoveu minicursos

Cursos foram ministrados por promotores de justiça e especialista na área de meio ambiente
Cursos foram ministrados por promotores de justiça e especialista na área de meio ambiente

Os minicursos “A tutela do Patrimônio Público e Social: aspectos práticos" e "Novo Código Florestal" foram encerrados na sexta-feira (05/12). O evento foi destinados aos Promotores de Justiça do 89º Concurso de ingresso à carreira no Ministério Público de São Paulo.

A Escola Superior do Ministério Público (ESMP) promoveu os minicursos em dois dias (quinta e sexta-feira), tendo como expositores promotores de justiça e um especialista na área ambiental.

Foram abordadas questões práticas, identificando-se problemas comuns enfrentados na área de patrimônio público, como por exemplo, questões de investigação, procedimento preparatório de inquérito civil, termo de ajustamento de conduta, entre outros. Após a explanação, foram discutidas propostas de resolução dos casos.

“O curso foi pautado por uma visão de Ministério Público resolutivo e a efetiva solução das demandas nas áreas de meio ambiente e patrimônio público perpassa necessariamente por essa forma de atuação. Para tanto, é importante que, além de respaldo estrutural necessário, tenhamos constante capacitação. Nesse sentido, o curso ministrado foi de extrema relevância, pois permitiu aprimoramento nos mecanismos adotados para investigação e solução de conflitos”, ressaltou a promotora de justiça aprovada no 89° Concurso, Paula Figueiredo, que trabalha atualmente na Promotoria de Justiça dos Direitos Humanos (área de inclusão social).

Foto da mesa principal do evento e o público.

O biólogo, Sergius Galdolfi, ministrou palestra sobre as consequências das mudanças no código florestal. Ele ressaltou a importância das matas ciliares (vegetação às margens de rios e mananciais) na dispersão das enxurradas e infiltração da água no solo, na retenção de sedimentos nas margens dos rios e na proteção mecânica evitando a erosão das margens, além da proteção da fauna e flora. O novo código florestal, em vigor desde 2012, diminuiu a extensão da área de preservação que inclui as matas ciliares.

O desmatamento das áreas próximas aos mananciais prejudica todo o ecossistema. Muitas regiões distantes das áreas não preservadas sofrem as consequências. Sergius chama esse fenômeno de “dano à distância”. Ele afirma que “sem recuperação das áreas de preservação permanente, haverá menos água e de pior qualidade, maior custo de tratamento, menor tempo de vida das represas de abastecimento, mais inundações”. De acordo com o biólogo ainda haverá perda de valor das ações do setor elétrico, apagões, redução da navegação fluvial, menor produção pesqueira, entre outros.

Além dos minicursos, também foi promovida uma dinâmica com a Assessoria da ESMP, objetivando propiciar o diálogo entre os presentes acerca da necessidade e possibilidade de construção de uma atuação reflexiva, proativa e resolutiva.

O procurador-geral de justiça, Márcio Fernando Elias Rosa, participou do encerramento. Ele falou sobre a importância dos dois temas abordados nos minicursos e também fez um balanço das atividades do Ministério Público do Estado de São Paulo durante este ano.

Márcio Elias Rosa discorreu, ainda, sobre os projetos institucionais para 2015 e abordou questões de interesse do MP-SP que estão em tramitação no Órgão Especial do Colégio de Procuradores de Justiça e na Assembleia Legislativa.

Também participaram do encerramento o diretor da Escola Superior do MP, promotor de justiça Marcelo Pedroso Goulart, e o chefe de gabinete da Procuradoria Geral de Justiça, promotor de justiça Luiz Henrique Dal Poz.


espaço
espaço
 
espaço

Sede – Rua Riachuelo, 115, 5º andar – Sé – São Paulo/SP – CEP: 01007-904 – Tels: (11) 3119-9821 / 9516

Campus Treze de Maio – Rua Treze de Maio, 1259 - Bela Vista - São Paulo/SP – CEP: 01327-001 – Tels: (11) 3119-9442 / 9443

Todos os direitos reservados