Atalho para Facebook
Atalho para Twitter
Atalho para Youtube
Atalho para Instagram
Atalho para Flickr
Atalho para Facebook
Atalho para Twitter
Atalho para Youtube
Atalho para Instagram
Atalho para Flickr
Logotipo da ESMP
espaço

Thursday , 04 de february de 2016

Professor Emérito Hugo Mazzilli palestra na ESMP

“O Promotor de Justiça como Agente Político” foi o tema da exposição
“O Promotor de Justiça como Agente Político” foi o tema da exposição

Procuradores Antonio da Ponte e Hugo Nigro MazzilliO Procurador de Justiça aposentado e Professor Emérito da ESMP Hugo Nigro Mazzilli proferiu palestra, nesta última quarta-feira (3/02), no Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional/Escola Superior do Ministério Público (CEAF/ESMP).

“O Promotor de Justiça como Agente Político” foi o tema da palestra realizada durante o Curso de Adaptação dos Promotores de Justiça Substitutos Aprovados no 91° Concurso de Ingresso à Carreira no Ministério Público.

Além do expositor, a mesa do evento era composta pelo Diretor do CEAF/ESMP e Procurador de Justiça Antonio Carlos da Ponte e pelo Procurador de Justiça Álvaro Augusto Fonseca de Arruda.

“Falar de Ministério Público no Brasil é falar sobre o Procurador de Justiça Hugo Nigro Mazzilli, pois o nome dele está escrito de forma definitiva no MP”, destacou Antonio Carlos da Ponte durante a abertura do evento. Para ele a atuação de Hugo Mazzilli demonstra “simplicidade, humildade e continua indicando o caminho pelo qual nós tentamos percorrer esta trajetória tão importante:fazer com que a Justiça chegue às pessoas quando todas as portas já se fecharam”, concluiu o Diretor do CEAF/ESMP.

De acordo com Hugo Mazzilli “o MP está destinado a defender os maiores valores sociais e o próprio regime democrático. Isso é natural e garantido nos dias atuais, mas nem sempre foi assim. Isso foi sendo conquistado ao longo dos anos”. Ele acrescentou que historicamente os agentes que deram a origem ao MP estavam nitidamente ligados à defesa do Rei e a tarefa de acusação penal.

Na explicação de Hugo Mazzilli, a ideia da defesa da democracia pelo MP foi proposta pela primeira vez durante o Governo Militar em 1982. Ele participou da Assembleia que votou a defesa da legalidade democrática pelo MP e conseguiu aprovar tal atribuição. Para ele “foi um grande passo para o Ministério Público garantir a defesa dos direitos dos cidadãos”.


espaço
espaço
 
espaço

Sede – Rua Riachuelo, 115, 5º andar – Sé – São Paulo/SP – CEP: 01007-904 – Tels: (11) 3119-9821 / 9516

Campus Treze de Maio – Rua Treze de Maio, 1259 - Bela Vista - São Paulo/SP – CEP: 01327-001 – Tels: (11) 3119-9442 / 9443

Todos os direitos reservados