Atalho para Facebook
Atalho para Twitter
Atalho para Youtube
Atalho para Instagram
Atalho para Flickr
Atalho para Facebook
Atalho para Twitter
Atalho para Youtube
Atalho para Instagram
Atalho para Flickr
Logotipo da ESMP
espaço

Monday , 22 de august de 2016

Violência contra mulheres nos vários espaços da sociedade

Tema será debatido no seminário que ocorrerá dia 2 de setembro
Tema será debatido no seminário que ocorrerá dia 2 de setembro

Maria da Penha SP

O Brasil é o 5º país no mundo com o maior número de assassinatos de mulheres e é também o local onde mais de 520 mil mulheres são estupradas anualmente, sendo certo que somente 10% delas têm coragem de denunciar.  

As estatísticas são ainda mais alarmantes quando analisamos a violência que atinge a mulher negra, imigrante, LBT, gestante ou aquela que é vítima de tráfico. 

Não bastasse, o enfrentamento da violência contra a mulher não pode estar restrito ao contexto familiar, doméstico ou âmbito das relações. Impõe-se, para a elaboração de estratégias eficazes, conhecer os diferentes espaços onde a violência contra a mulher se faz presente, como é o caso do ambiente universitário, do sistema de justiça, da política, do ambiente virtual e do próprio espaço público.  

Para debater as especificidades dessa violência que atinge milhares de mulheres, todos os dias e em diferentes espaços, a ESMP convida pesquisadoras, professoras, integrantes do Sistema de Justiça e jornalistas. Dentre as participantes, está Djamila Ribeiro, filósofa e secretária-adjunta da Secretária Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, que apresentará a questão da mulher negra; Marina Ganzarolli, fundadora da Rede Feminista de Juristas (DeFEMde), que tratará sobre a mulher LBT; Carmen Rosa Hilari, que discorrerá sobre seu trabalho com mulheres imigrantes; Ana Lúcia Keunecke, coordenadora da ARTEMIS e referência no combate à violência obstétrica e; a Promotora de Justiça Eliana Vendramini, que discorrerá sobre a questão da mulher traficada e desaparecida. 

No segundo painel a Professora da USP Heloísa Buarque examinará as circunstâncias que permeiam a violência praticada no ambiente universitário; a Vice Corregedora do MPSP Tereza Exner discorrerá sobre a violência de gênero que muitas vezes se faz presente no próprio Sistema de Justiça; a Professora da FGV Luciana Oliveira apresentará resumo de sua pesquisa sobre a presença da mulher na política; a jornalista Juliana de Faria do THINK OLGA discorrerá sobre a violência que transforma as ruas e o transporte público em espaços de medo para as mulheres e, por fim, a antropóloga Beatriz Accioly examinará a violência contra a mulher que ganha cada vez mais espaço no ambiente virtual. 

O Seminário “Universalidade e Espaços de Violência Contra a Mulher” será realizado no dia 2/09 no Auditório da Associação Paulista do Ministério Público com transmissão via internet. O evento é gratuito e as inscrições podem ser feitas por aqui (disponíveis apenas na modalidade via webcast). 

Acesse a programação completa.

Seminário: “Universalidade e Espaços de Violência Contra a Mulher”
Inscrições: disponíveis apenas na modalidade via webcast (os membros do Ministério Público interessados em participar presencialmente do evento deverão encaminhar um e-mail para [email protected])
Data: 2 de setembro de 2016
Horário: das 8h30 às 17h
Local: Auditório da Associação Paulista do Ministério Público (Largo São Francisco, 34 – 13º andar – Centro – São Paulo)
Mais informações podem ser obtidas por meio dos telefones (11) 3017-7778/7754/7779 ou pelo e-mail [email protected].


espaço
espaço
 
espaço

Sede – Rua Riachuelo, 115, 5º andar – Sé – São Paulo/SP – CEP: 01007-904 – Tels: (11) 3119-9821 / 9516

Campus Treze de Maio – Rua Treze de Maio, 1259 - Bela Vista - São Paulo/SP – CEP: 01327-001 – Tels: (11) 3119-9442 / 9443

Todos os direitos reservados