Atalho para Facebook
Atalho para Twitter
Atalho para Youtube
Atalho para Instagram
Atalho para Flickr
Atalho para Facebook
Atalho para Twitter
Atalho para Youtube
Atalho para Instagram
Atalho para Flickr
Logotipo da ESMP
espaço

Tuesday , 06 de september de 2016

ESMP promoveu seminário sobre violência contra mulheres

Evento lotou auditório da APMP em dia de debates e reflexões
Evento lotou auditório da APMP em dia de debates e reflexões

mesa palestra

O Seminário “Universalidade e Espaços de Violência Contra a Mulher”, promovido pelo CEAF/ESMP, lotou o auditório da APMP na sexta-feira, 2 de setembro.

Estiveram presentes 100 pessoas, entre membros, assistentes, analistas de promotoria e estagiários do Ministério Público, advogados e profissionais que integram na Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica contra a Mulher.

A promotora de justiça e assessora do CEAF/ESMP Silvia Chakian de Toledo Santos abriu o seminário ressaltando a importância de se conhecer a violência que impacta de forma diferente os diversos grupos de mulheres, quais sejam, mulheres negras, LBT, imigrantes, gestantes e traficadas, por exemplo, graças à somatória dos fatores de subordinação. E também os diferentes espaços onde a violência contra a mulher se faz presente, como é o caso do ambiente universitário, do espaço público, do ambiente virtual, da política e do sistema de justiça, para a elaboração de estratégias eficazes para seu enfrentamento.

A primeira mesa teve como tema a “universalidade da mulher em situação de violência”. Deu início às palestras a filósofa e Secretária-adjunta da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania Djamila Ribeiro, a qual tratou sobre a mulher negra; em seguida, Marina Zanatta Ganzarolli, fundadora da Rede Feminista de Juristas (DeFEMde) e mestre em Direito pela USP, falou sobre a mulher LBT; a terceira palestrante foi Carmen Rosa Hilari Poma, jornalista e colaboradora do CAMI (Centro de Apoio ao Imigrante), que discorreu sobre seu trabalho com mulheres imigrantes; Ana Lúcia Dias da Silva Keunecke, advogada e coordenadora da ONG Artemis, expôs sobre a mulher gestante e a violência obstétrica e; encerrando a mesa, a promotora de justiça Eliana Faleiros Vendramini Carneiro, mestre em Direito Penal pela PUC/SP e coordenadora do PLID (Programa de Localização e Identificação de Desaparecidos), tratou sobre a questão da mulher traficada e desaparecida.

plateia

O segundo painel, cujo assunto foi “espaços de violência contra a mulher”, foi aberto pela antropóloga, professora da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (FFLECH) e membro da Rede Não Cala USP Heloísa Buarque de Almeida, examinou as circunstâncias que permeiam a violência praticada no ambiente universitário; a segunda palestra ficou a cargo de Tereza Cristina Maldonado Katurchi Exner, Vice-Corregedora-Geral do MPSP, que discorreu sobre a violência de gênero que muitas vezes se faz presente no próprio Sistema de Justiça; em seguida, a professora e pesquisadora da Fundação Getúlio Vargas (Direito – SP) Luciana Oliveira Ramos apresentou resumo de sua pesquisa sobre a presença da mulher na política; a jornalista e fundadora do Think Olga Juliana de Faria tratou sobre a violência que transforma as ruas e o transporte público em espaços de medo para as mulheres e; a última palestra do dia ficou a cargo da antropóloga e professora da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (FFLECH) Beatriz Accioly Lins de Almeida, que examinou a violência contra a mulher que ganha cada vez mais espaço no ambiente virtual.

Ao final das palestras foi aberto espaço ao público para perguntas e comentários.

O evento também foi transmitido pela internet, através do canal da APMP no site YouTube. Em breve todo o seminário estará disponível ao público em geral.

 

Silvia

 

 
Silvia Chakian de Toledo Santos                                                                                    

promotora de justiça assessora do CEAF/ESMP  

 

 

 

 

Djamila Ribeiro

 

 

Djamila Ribeiro                                                                                   

filósofa e Secretária-adjunta da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania

       

 

 

 

Marina Ganzarolli

 

 

Marina Zanatta Ganzarolli                                                                                   

fundadora da Rede Feminista de Juristas (DeFEMde) e mestre em Direito pela USP

 

 

 

 

Carmen Hilari

 

Carmen Rosa Hilari Poma 

jornalista e colaboradora do CAMI (Centro de Apoio ao Imigrante)

 

 

 

 

Ana Keunecke

 

 

Ana Lúcia Dias da Silva Keunecke

advogada e coordenadora da ONG Artemis

 

 

 

Eliana Vendramini

 

Eliana Faleiros Vendramini Carneiro

mestre em Direito Penal pela PUC/SP e coordenadora do PLID (Programa de Localização e Identificação de Desaparecidos)

 

 

 

Heloísa Buarque

 

Heloísa Buarque de Almeida

antropóloga, professora da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (FFLECH) e membro da Rede Não Cala USP 

 

 

 

Tereza Exner

 

Tereza Cristina Maldonado Katurchi Exner

Vice-Corregedora-Geral do MPSP

 

 

 

 

Luciana Oliveira

 

Luciana Oliveira Ramos

professora e pesquisadora da Fundação Getúlio Vargas (Direito – SP) 

 

 

 

 

Juliana de Faria

 

Juliana de Faria

jornalista e fundadora do Think Olga 

 

 

 

 

Beatriz Accioly

 

 

Beatriz Accioly Lins de Almeida

antropóloga e professora da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (FFLECH) 


espaço
espaço
 
espaço

Sede – Rua Riachuelo, 115, 5º andar – Sé – São Paulo/SP – CEP: 01007-904 – Tels: (11) 3119-9821 / 9516

Campus Treze de Maio – Rua Treze de Maio, 1259 - Bela Vista - São Paulo/SP – CEP: 01327-001 – Tels: (11) 3119-9442 / 9443

Todos os direitos reservados