Atalho para Facebook
Atalho para Twitter
Atalho para Youtube
Atalho para Instagram
Atalho para Flickr
Atalho para Facebook
Atalho para Twitter
Atalho para Youtube
Atalho para Instagram
Atalho para Flickr
Logotipo da ESMP
espaço

Monday , 03 de october de 2016

Seminário debateu políticas públicas de educação infantil

Evento reuniu especialistas, representantes do Sistema de Justiça e a sociedade civil no MPSP
Evento reuniu especialistas, representantes do Sistema de Justiça e a sociedade civil no MPSP

Diretor discursaO “I Seminário de Políticas Públicas de Educação Infantil” aconteceu na última sexta-feira (30/9) na sede do Ministério Público do Estado de São Paulo. O evento reuniu especialistas da área de educação, membros, funcionários e estagiários do MPSP, profissionais da rede de educação infantil, pesquisadores, representantes do Sistema de Justiça, conselheiros tutelares e movimentos da sociedade civil.

Na abertura do evento, procurador-geral de Justiça, Gianpaolo Smanio, disse aos educadores que participaram do evento que poderiam contar com o Ministério Público do Estado de São Paulo. “Vamos fazer a nossa parte”, declarou o PGJ, enfatizando que um país melhor depende de uma educação cada vez mais forte.

Para o diretor da Escola Superior do MPSP, Antonio Carlos da Ponte, o compromisso inicial deve ser com a infância e com a adolescência, tratando-as como prioridade absoluta. “Se queremos um país mais igual e com transformação social temos que fazer um investimento por intermédio de uma grande revolução que se dá através da infância e juventude, em especial, com respeito à primeira infância”, enfatizou o diretor da ESMP.

Falando diretamente aos educadores, Antonio Carlos da Ponte salientou a importância do trabalho deles. “Vocês mostram na prática como é possível construir uma verdadeira nação, onde a cidadania não seja apenas um conceito, mas efetivamente uma prática desenvolvida no dia-a-dia”, conclui o diretor da Escola.

O promotor de Justiça Antonio Carlos Ozório Nunes, assessor do Centro de Apoio Operacional Cível, destacou que o Ministério Público tem atuado cada vez mais na área da educação incluindo Termos de Ajustamento de Conduta com amplitude em todo o território do Estado, que tratam dos direitos sociais como transporte, alimentação, acessibilidade, entre outros.

Na visão do promotor de Justiça, a pauta prioritária é a educação infantil. “Temos milhares de crianças fora da creche. Muitas vezes, os que mais necessitam ainda não são atendidos e temos que buscar a qualidade nesse ensino. Tudo isso é um grande desafio que o Ministério Público e os especialistas em educação vão enfrentar”, ressaltou Antonio Carlos Ozório.

A psicóloga Marta Lúcia da Silva, integrante da Comissão do Fórum Municipal de Educação Infantil de São Paulo, lembrou que o objetivo do Fórum é garantir os direitos constitucionais na área da educação, buscando mais qualidade e respeito aos direitos sociais. Ela ressaltou a importância da participação popular no desenvolvimento das atividades do grupo: “o fórum é uma instância aberta à participação da sociedade civil que tem caráter democrático, justo, laico e inclusivo”, concluiu Marta Lúcia.

Público do evento

 

Seminário

As exposições do seminário debateram temas como políticas públicas, financiamento e qualidade nos investimentos em educação, vagas e desafios para cidade de São Paulo.

O evento foi uma realização do Ministério Público, do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional/Escola Superior do Ministério Público, do Centro de Apoio Operacional de Direitos Humanos e Direitos Sociais – Área de Educação – CAO CÍVEL e do Fórum Municipal de Educação Infantil.

 

 


espaço
espaço
 
espaço

Sede – Rua Riachuelo, 115, 5º andar – Sé – São Paulo/SP – CEP: 01007-904 – Tels: (11) 3119-9821 / 9516

Campus Treze de Maio – Rua Treze de Maio, 1259 - Bela Vista - São Paulo/SP – CEP: 01327-001 – Tels: (11) 3119-9442 / 9443

Todos os direitos reservados