Atalho para Facebook
Atalho para Twitter
Atalho para Youtube
Atalho para Facebook
Atalho para Twitter
Atalho para Youtube
Logotipo da ESMP
espaço

Tuesday , 23 de may de 2017

ESMP debate projeto de gestão no Ministério Público

Encontro contou com a presença do Subprocurador-Geral Paulo Costa e do Secretário Executivo Fábio Bechara
Encontro contou com a presença do Subprocurador-Geral Paulo Costa e do Secretário Executivo Fábio Bechara

Mesa do eventoA Escola Superior do Ministério Público (ESMP) realizou reunião de trabalho conjunta com a Subprocuradoria-Geral de Justiça de Planejamento Institucional para apresentar, discutir e planejar a implantação do “Projeto de Gestão de Promotoria” na tarde desta terça-feira (23/4) na sede da ESMP. Esse projeto tem objetivo de conscientizar e capacitar membros e servidores sobre noções básicas de planejamento, gestão de projetos e de pessoas, comunicação e liderança.

Participaram do encontro cerca de 30 pessoas entre promotores de justiça e servidores das mais diversas áreas e carreiras no MP como analistas, oficiais e auxiliares de promotoria. Também estiveram presentes ao evento integrantes da Associação dos Assistentes Jurídicos do MPSP e da União dos Servidores do MPSP.

Na visão do promotor de justiça assessor da ESMP Alexandre Rocha Almeida de Moraes “as carreiras do Ministério Público de São Paulo se estruturam de maneiras diferentes, de tal modo que muitos não notam que fazem parte de um todo orgânico, de uma instituição única que serve à sociedade e na qual cada um dos servidores e membros cumpre um papel relevante”.

O projeto está sendo desenvolvido em conjunto com a Procuradoria-Geral de Justiça que pretende, após a conscientização de membros e servidores, apresentar um cronograma de implantação do projeto de gestão nas promotorias de justiça interessadas.

O curso de gestão tem por objetivo compartilhar diretrizes para padronizar a atuação e protocolos de rotinas administrativas, fomentar a comunicação entre os setores, criar um planejamento estratégico de atuação e também elaborar manuais de procedimentos e de atuação que impliquem na otimização dos serviços, na maior eficiência das atividades e em melhor qualidade de vida para todos os servidores e membros.

Nesse contexto, a Escola tem o papel de “iniciar um processo de conscientização por meio dos núcleos da ESMP que vão, de maneira voluntária, promover cursos de gestão de Promotorias de Justiça”, ressaltou o assessor da ESMP. 

Público

O subprocurador-geral de justiça de planejamento institucional, Paulo Sérgio de Oliveira e Costa, destacou que para o futuro projeto da Administração Superior funcionar de maneira eficaz é necessário “criar condições para buscar quem tem as competências necessárias para que esse trabalho ande mais rápido”.

“É um grande desafio buscar uma melhoria no trabalho e na eficiência do serviço considerando todos os envolvidos no processo. Por isso, a Escola é uma parceira essencial para realizar esse projeto que é uma etapa de um programa de modernização que não tem volta”, concluiu o subprocurador-geral.

Para Fábio Ramazzini Bechara, secretário executivo da Procuradoria-Geral de Justiça, “é extremamente importante a convergência de ações para realizar esse projeto”. Ele destacou os passos já realizados: “diagnosticamos problema, já vislumbramos a solução, percorremos os caminhos de ordem burocrática e estamos pronto para começar efetivamente e modernizar a gestão”.

Ao final do debate, os participantes voluntariamente escolheram que tipos de atividade vão ajudar a desenvolver para a formatação do curso que será oferecido em todo o Estado pela ESMP em parceria com a Subprocuradoria-Geral de Justiça de Planejamento Institucional.

 

Projeto de Gestão de Promotoria

O projeto foi idealizado pela Escola Superior do MP e iniciou suas atividades no segundo semestre de 2016. Já foram realizadas duas reuniões de trabalho, um workshop e um primeiro curso de gestão com profissionais da iniciativa privada e especialistas em administração, gestão, comunicação e planejamento estratégico.

No dia 17 de maio, o procurador-geral Gianpaolo Poggio Smanio e o diretor da Escola Antonio Carlos da Ponte formalizaram um termo de cooperação que cria ações institucionais entre ESMP e MP no desenvolvimento do “Projeto de Gestão de Promotoria”.

Formatado o curso, a ESMP oferecerá minicursos a partir do mês de junho p. Futuro que serão ministrados por uma equipe composta por promotores, servidores e profissionais convidados.


espaço
espaço

CENTRO DE ESTUDOS E APERFEIÇOAMENTO FUNCIONAL
ESCOLA SUPERIOR DO MINISTÉRIO PÚBLICO

Rua Treze de Maio, 1255 - Bela Vista - São Paulo (SP) - CEP 01327-001 - PABX: (11) 3017-7755/7989/7990

Todos os direitos reservados

 
espaço