Atalho para Facebook
Atalho para Twitter
Atalho para Youtube
Atalho para Instagram
Atalho para Flickr
Atalho para Facebook
Atalho para Twitter
Atalho para Youtube
Atalho para Instagram
Atalho para Flickr
Logotipo da ESMP
espaço

Thursday , 16 de november de 2017

III Encontro Nacional do Ministério Público de Proteção à Fauna

Escola Superior do MPSP participou da mesa de abertura do evento
Escola Superior do MPSP participou da mesa de abertura do evento

Mesa de abertura

O III Encontro Nacional do Ministério Público de Proteção à Fauna começou no dia 16 de novembro, na sede do Ministério Público de São Paulo. A Escola Superior do MPSP participou da abertura do evento.

Cerca de 130 pessoas participaram do primeiro dia do encontro entre procuradores e promotores de Justiça, servidores do MPSP, membros do Poder Judiciário e do Legislativo, advogados, estudantes, profissionais da área ambiental e de saúde, além de representantes da sociedade civil.

Em seu discurso inicial, o promotor de Justiça e assessor da ESMP Reynaldo Mapelli Júnior afirmou que o tema em debate faz parte de um novo momento para o Ministério Público. “A partir da Constituição Federal de 1988, o MPSP passou a ter uma ação preponderante em relação aos interesses difusos e coletivos como o meio ambiente e, desde então, a atuação nessa área tem sido tradicionalmente consolidada pela nossa instituição”, destacou.

Falando sobre a Carta de Princípios, documento com as diretrizes que será construído com base nas proposições elaboradas neste encontro, o assessor da ESMP destacou que “a partir das conclusões deste evento, a ESMP pretende realizar outros encontros para discutir as diretrizes que serão construídas aqui por meio dos debates”.

PúblicoNa abertura do evento, o subprocurador-geral de Justiça de Políticas Administrativas e Institucionais, José Antonio Franco da Silva, falou da importância do evento para o MPSP. “Nosso bioma levou milhares de anos para ser construído e, lamentavelmente, por vários motivos como desmatamento, caça predatória e poluição, vem enfrentando riscos sob qualquer ângulo que se analise”, disse.  

Participaram também da mesa de abertura o procurador de justiça Tiago Cintra Zarif, a promotora de justiça e uma das idealizadoras do evento Vania Maria Tuglio (Gecap), a desembargadora do TJSP Maria de Lourdes Rachid Vaz de Almeida, o promotor de justiça do MPMA Luis Fernando Cabral Barreto, representando, Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente, o vereador Reginaldo Tripoli, o professor Thomas Timm, representando Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha) e o professor Jörg Hartung da Universidade de Hanover – Alemanha.

O evento foi encerrado na última sexta-feira (17/11) com a elaboração e apresentação da Carta de São Paulo, contendo resoluções sobre os temas discutidos. Esse encontro é uma realização do Ministério Público por meio do Grupo Especial de Combate aos Crimes Ambientais (Gecap), da Escola Superior do Ministério Público e da Associação Paulista do Ministério Público.


espaço
espaço
 
espaço

Sede – Rua Riachuelo, 115, 5º andar – Sé – São Paulo/SP – CEP: 01007-904 – Tels: (11) 3119-9821 / 9516

Campus Treze de Maio – Rua Treze de Maio, 1259 - Bela Vista - São Paulo/SP – CEP: 01327-001 – Tels: (11) 3119-9442 / 9443

Todos os direitos reservados