Atalho para Facebook
Atalho para Twitter
Atalho para Youtube
Atalho para Instagram
Atalho para Facebook
Atalho para Twitter
Atalho para Youtube
Atalho para Instagram
Logotipo da ESMP
espaço

Monday , 14 de may de 2018

Projeto “A Universidade vai à Escola” recebe alunos das cidades de São Paulo e Campinas

Estudantes foram recebidos pelo Diretor da ESMP e por Assessores
Estudantes foram recebidos pelo Diretor da ESMP e por Assessores

alunosO projeto “A Universidade vai à Escola” recebeu alunos do curso de Direito da Universidade Cruzeiro do Sul (São Paulo) e da Faculdade DeVry Metrocamp (Campinas), na tarde da sexta-feira (11/5). O evento contou com a participação de 78 presentes, entre alunos e professores das instituições, os quais receberam certificado de participação no projeto, com atribuição de 4 horas de atividade complementar.

O Diretor da ESMP, Antonio Carlos da Ponte, juntamente com os Promotores de Justiça Assessores da ESMP Alexandre Rocha Almeida de Moraes, Reynaldo Mapelli Júnior, Roberto Barbosa Alves e Yoon Jung Kim apresentaram aos estudantes as atividades da Escola, os projetos em andamento e a função por ela desempenhada na formação e no aperfeiçoamento de membros, servidores e estagiários do Ministério Público, além do público em geral.

Também foi abordado o papel institucional do Ministério Público, desde suas funções definidas pela Constituição Federal até o trabalho do Promotor de Justiça na área criminal, Tribunal do Júri, difusos, saúde pública, consumidor.

Antonio Carlos da Ponte disse aos alunos que “a melhor forma de ser conhecido pela sociedade é por meio dos estudantes”. Para ele esse é um dos objetivos do projeto, bem como difundir as especificidades da carreira no Ministério Público”.

Já o Promotor de Justiça Reynaldo Mapelli explicou a atuação do MP na área dos Direitos Difusos e Coletivos. Ele contou como ao longo da história recente, desde a promulgação da Constituição Federal de 1988, a doutrina do MP foi sendo construída no sentido de garantir os direitos sociais e coletivos via Justiça e também de forma extrajudicial.alunos

O Promotor de Justiça Alexandre Rocha Almeida de Moraes discorreu sobre a atuação criminal, dando destaque à colaboração premiada, negociação no processo penal e a atuação do MP no Tribunal do Júri. Ele fez uma análise comparativa entre a aplicação da lei penal nos sistemas autoritário e democrático.

Para finalizar a atividade, a Promotora de Justiça Yoon Jung Kim contou um pouco de sua história desde a chegada ao Brasil até seu ingresso no Ministério Público. Também falou dos aspectos que devem fazer parte do trabalho do Promotor de Justiça.

Na visão dela, para ser Promotor de Justiça não basta saber apenas as leis, jurisprudências, atuação dos Tribunais, mas é de extrema relevância ter um propósito. Para ela isso é uma missão que pode ser encontrada por meio do trabalho; sendo combativo, sendo técnico, mas também sendo humano.

Ao final, os estudantes fizeram perguntas aos membros sobre os assuntos debatidos e também sobre a carreira no MP.

O projeto “A Universidade vai à Escola” visa aproximar a ESMP dos alunos que cursam Direito nas Universidades do Estado de São Paulo, a partir de visitas que permitam o aprendizado sobre o seu funcionamento, o papel do Centro de Estudos na formação e aperfeiçoamento dos membros, estagiários e servidores do Ministério Público de São Paulo, assim como a respeito dos cursos e eventos da Escola.

                            Dr. Mapelli               Dr. Alexandre

                            Dra. Yoon                mesa e público


espaço
espaço

CENTRO DE ESTUDOS E APERFEIÇOAMENTO FUNCIONAL
ESCOLA SUPERIOR DO MINISTÉRIO PÚBLICO

Rua Treze de Maio, 1255 - Bela Vista - São Paulo (SP) - CEP 01327-001 - PABX: (11) 3017-7755/7989/7990

Todos os direitos reservados

 
espaço