Atalho para Facebook
Atalho para Twitter
Atalho para Youtube
Atalho para Instagram
Atalho para Flickr
Atalho para Facebook
Atalho para Twitter
Atalho para Youtube
Atalho para Instagram
Atalho para Flickr
Logotipo da ESMP
espaço

Friday , 18 de may de 2018

ESMP promove debate sobre o Novo Código Florestal

Evento contou com a presença do Conselho Superior e do CAO Cível
Evento contou com a presença do Conselho Superior e do CAO Cível

A Escola Superior do Ministério Público (ESMP), o Conselho Superior do MPSP (CSMP) e o Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça Cíveis e de Tutela Coletiva (CAO Cível) promoveram nessa quinta-feira (17/5) o evento “Mesa Redonda: Novo Código Florestal”.  O debate contou com participação de Procuradores e Promotores de Justiça, Servidores e Estagiários do Ministério Público. O debate teve transmissão simultânea via internet.

Na abertura, o Procurador de Justiça e Membro do CSMP Hamilton Alonso Junior destacou que o Novo Código Florestal é um retrocesso em relação aos direitos já conquistados na Constituição Federal de 1988. Ele ainda acrescentou que o “Conselho Superior está à disposição para debater esse assunto que é muito importante para a sociedade civil”.

Para o Procurador de Justiça e Coordenador-Geral do CAO Cível Tiago Cintra Zarif é muito importante buscar alternativas institucionais dentro dessa nova legislação para que o meio ambiente seja protegido de forma mais efetiva.

Já o Procurador de Justiça e Membro do CSMP José Roberto Rochel de Oliveira enfatizou que a questão do trabalho em conjunto é a melhor forma de resolver um problema tão complexo quanto a proteção ao meio ambiente.

A mesa de abertura do evento também contou com a presença dos Procuradores de Justiça e Membros do CSMP Joiese Filomena Teoto Buffulin Salles e Olheno Ricardo de Souza Scucuglia (Secretário do CSMP).

Público do eventoPromotores de Justiça Cláudia Habib e Marcos FunariMesa de abertura do evento

Mesas do evento

Após a entrada em vigor do novo Código Florestal, os estados brasileiros precisarão desenvolver iniciativas de regularização ambiental para restaurar áreas suprimidas de reserva legal. Nesse sentido, a Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) está desenvolvendo uma pesquisa para definir essas ações. O evento de hoje abordou o andamento da dessa pesquisa.

A mediação de todas as exposições foi realizada pelos Promotores de Justiça Marcos Roberto Funari (Assessor do CAO Cível) e Cláudia Maria Lico Habib Tofano (Secretária-Executiva do GAEMA).

De acordo com a Promotora de Justiça Cláudia Habib o evento foi muito importante para ouvir os pesquisadores e analisar o andamento dos estudos e suas implicações. Ela ressaltou que é essencial a participação do Ministério Público nesse debate, porque “a pesquisa que vem sendo realizada vai dar embasamento a implementação do novo Código Florestal pelo Estado de São Paulo”.

O debate contou com três expositores: Gerd Sparovek, Presidente da Fundação Florestal/SMA, Professor do Departamento de Ciência ESALQ/USP; Ricardo Ribeiro Rodrigues, Professor titular do Departamento de Ciências Biológicas da ESALQ/USP e Jean Paul Metzger, Professor titular do Departamento de Ecologia da USP.

Ao final do evento o Procurador de Justiça Hamilton Alonso Junior elogiou os debates e informou que pretende realizar outros eventos em parceria com a ESMP. Também destacou que o Conselho Superior do MP promoverá um espaço online para discutir temas relacionados ao meio ambiente.

Professor Gerd SparovekProfessor Ricardo RodriguesProfessor Jean Metzger


espaço
espaço
 
espaço

Sede – Rua Riachuelo, 115, 5º andar – Sé – São Paulo/SP – CEP: 01007-904 – Tels: (11) 3119-9821 / 9516

Campus Treze de Maio – Rua Treze de Maio, 1259 - Bela Vista - São Paulo/SP – CEP: 01327-001 – Tels: (11) 3119-9442 / 9443

Todos os direitos reservados