Atalho para Facebook
Atalho para Twitter
Atalho para Youtube
Atalho para Instagram
Atalho para Facebook
Atalho para Twitter
Atalho para Youtube
Atalho para Instagram
Logotipo da ESMP
espaço

Monday , 28 de may de 2018

Abertura do I Seminário Internacional Hispano-Brasileiro

Evento abordará temas atuais de Direito Processual Penal
Evento abordará temas atuais de Direito Processual Penal

mesa de abertura MadridO I Seminário Internacional Hispano-Brasileiro de Direito Processual Penal teve início na segunda-feira (28/5), na Faculdade de Direito da Universidad Complutense de Madrid, Espanha.

Vinte e cinco pessoas, entre Promotores e Procuradores de Justiça do Ministério Público de São Paulo, do Mato Grosso do Sul e de Goiás participam do evento, cuja programação vai até 1º de junho e inclui visitas guiadas ao Tribunal Supremo, ao Tribunal Constitucional e ao Ministério Público (Fiscalía General del Estado).

A mesa da cerimônia de abertura foi composta pelo Procurador de Justiça Diretor da ESMP, Antonio Carlos da Ponte; pelo Professor Ricardo Alonso García, Decano da Faculdade de Direito da Universidad Complutense de Madrid; e por María Luisa Villamarín López, Professora Titular de Direito Processual da Universidad Complutense de Madrid.

Em sua fala, da Ponte salientou que o seminário tem como finalidade “discutir o papel que foi conferido ao Ministério Público pela Constituição de 1988 e estabelecer aquele que seria o modelo do Ministério Público do século XXI, no qual a criminalidade sem rosto se apresenta como um dos principais desafios”. 

Prof. Jaime

A primeira palestra sobre “O papel do Tribunal Supremo e do Tribunal Constitucional na proteção dos direitos e liberdades fundamentais no âmbito do Processo Penal” ficou a cargo do Professor Jaime Vegas Torres, Catedrático de Direito Processual da Universidad Rey Juan Carlos.

Após os debates, os participantes assistiram à fala do Professor Ignacio Diez-Picaso Giménez, Catedrático de Direito Processual da Universidad Complutense de Madrid, cujo tema foi “Ativismo judicial no processo penal espanhol”.

O seminário abordará garantismo processual e ativismo judicial; vítima e mediação no processo penal; a renúncia ao processo penal e o papel da negociação; a influência da neurociência no processo penal; e a reforma do processo penal na Espanha.

O evento é promovido pela Escola Superior do Ministério Público de São Paulo e pela Universidad Complutense de Madrid, e conta com o apoio da Associação Paulista do Ministério Público.

 

público Madridprofessores Madridprofessores Madrid


espaço
espaço

CENTRO DE ESTUDOS E APERFEIÇOAMENTO FUNCIONAL
ESCOLA SUPERIOR DO MINISTÉRIO PÚBLICO

Rua Treze de Maio, 1255 - Bela Vista - São Paulo (SP) - CEP 01327-001 - PABX: (11) 3017-7755/7989/7990

Todos os direitos reservados

 
espaço