Atalho para Facebook
Atalho para Twitter
Atalho para Youtube
Atalho para Instagram
Atalho para Flickr
Atalho para Facebook
Atalho para Twitter
Atalho para Youtube
Atalho para Instagram
Atalho para Flickr
Logotipo da ESMP
espaço

Wednesday, 30 de may de 2018

Participantes do Seminário Internacional visitam o Tribunal Supremo da Espanha

Eles foram recebidos pelo Presidente da Seção Criminal
Eles foram recebidos pelo Presidente da Seção Criminal

Madrid fora Tribunal SupremoOs participantes do I Seminário Internacional Hispano-Brasileiro de Direito Processual Penal, promovido pela Escola Superior do Ministério Público de São Paulo, conheceram na terça-feira (29/5) o Tribunal Supremo da Espanha, em Madrid.

O Presidente da Seção Criminal, Magistrado Manuel Marchena Gómez, recebeu os promotores e procuradores de justiça participantes do evento, que fizeram uma visita guiada pelo edifício sede do tribunal superior espanhol, o qual tem jurisdição em todo o território nacional, sendo a corte máxima em todas as áreas, exceto em matéria de garantias e direitos constitucionais.

Na ocasião, Antonio Carlos da Ponte, Diretor da ESMP, entregou a Marchena Gómez certificado de agradecimento e “pin” do Ministério Público.

Madrid entrega certificadoApós a ida ao Tribunal Supremo, os membros do Ministério Público assistiram a duas palestras. 

A primeira, proferida por Rafael Hinojosa Segovia, Professor Titular de Direito Processual da Universidad Complutense de Madrid, tratou sobre “O regime jurídico da vítima no processo penal espanhol”.

A segunda teve como tema “Presente e futuro da mediação penal na Espanha” e foi ministrada por Margarita Martínez Escamilla, Professora Catedrática de Direito Penal da Universidad Complutense de Madrid.

Em seguida houve debates e apresentação de teses com a mediação da Professora Marien Aguilera Morales.

 

30 de maio, quarta-feira

O terceiro dia do seminário, que ocorre na Faculdade de Direito da Universidad Complutense de Madrid, também contou com duas palestras: “Fundamentação e fins da pena à luz da neurociência”, feita por Mercedes Pérez Manzano, Professora Catedrática de Direito Penal da Universidad Autónoma de Madrid; e “Neurociência e detecção da verdade e do engano no processo penal”, proferida pela Professora María Luisa Villamarín López, Titular de Direito Processual da Universidad Complutense de Madrid.

Em seguida às palestras, os espectadores participaram de debates e de apresentação de teses, moderados pela Professora María Gutiérrez Rodríguez e pelo Professor Enrique Vallines García.

O Diretor da ESMP Antonio Carlos da Ponte entregou uma placa de homenagem à Professora María Luisa Villamarín López, organizadora do seminário.

O evento é promovido pela Escola Superior do Ministério Público de São Paulo e pela Universidad Complutense de Madrid, e conta com o apoio da Associação Paulista do Ministério Público.

Madrid sentados banco TribunalMadrid escada Tribunal SupremoMadrid Ponte Maria Luisa


espaço
espaço
 
espaço

Sede – Rua Riachuelo, 115, 5º andar – Sé – São Paulo/SP – CEP: 01007-904 – Tels: (11) 3119-9821 / 9516

Campus Treze de Maio – Rua Treze de Maio, 1259 - Bela Vista - São Paulo/SP – CEP: 01327-001 – Tels: (11) 3119-9442 / 9443

Todos os direitos reservados