Atalho para Facebook
Atalho para Twitter
Atalho para Youtube
Atalho para Instagram
Atalho para Flickr
Atalho para Facebook
Atalho para Twitter
Atalho para Youtube
Atalho para Instagram
Atalho para Flickr
Logotipo da ESMP
espaço

Friday , 19 de october de 2018

Congresso do Meio Ambiente e de Habitação e Urbanismo tem início em Campinas

Evento acontece de 18 a 20 de outubro
Evento acontece de 18 a 20 de outubro

O 22º Congresso de Meio Ambiente e 16º Congresso de Habitação e Urbanismo do Ministério Público do Estado de São Paulo teve início nesta quinta-feira (18/10) na cidade de Campinas.
O tema do evento é "Tendências Contemporâneas para a Efetividade das Leis de Proteção Ambiental e Urbanísticas", que reúne procuradores e promotores de Justiça de São Paulo e de outros Estados, servidores do MPSP, magistrados, advogados, autoridades militares e representantes da sociedade.

Na abertura do evento, o Diretor da Escola Superior do Ministério Público Antonio Carlos da Ponte destacou a importância do congresso para uma atuação mais efetiva na área do Meio Ambiente. Ele também acrescentou que essa área está diretamente ligada à proteção da saúde da população, principalmente das pessoas mais humildes.

"Falar de Meio Ambiente é falar sobre saúde. O MP por disposição constitucional não tem a faculdade, mas tem a obrigação de demandar em prol de todos, em especial das pessoas mais humildes, para construir uma sociedade mais justa e igualitária", salientou Antonio Carlos da Ponte.
Argumentando sobre o objetivo principal do evento, o Diretor da ESMP ressaltou: "desejo que nesse Congresso possamos construir teses marcadas pela mais absoluta legitimidade dentro de uma discussão horizontal que permita o fortalecimento da democracia, assim poderemos avançar".
Durante a abertura do Congresso, o Procurador-Geral de Justiça Gianpaolo Poggio Smanio destacou a tradição do evento e a atuação destacada do Ministério Público de São Paulo. Para ele "a atuação do MP na área do Meio Ambiente é uma referência para o Estado e todo o país".
Também participaram da abertura do evento José Oswaldo Molineiro, Presidente da APMP; Paulo Garrido de Paula, Corregedor-Geral do MPSP; Tiago Cintra Zarif, Coordenador do CAO-Cível; José Roberto Rochel, Membro do Conselho Superior; Mylene Comploier, Promotora de Justiça Coordenadora do CAEx; Marcelo Donabella Bastos Elias, Secretário-Adjunto da Secretaria Estadual do Meio Ambiente; Rogério Menezes, Secretário Municipal de Meio Ambiente de Campinas; Marcelo Martins Berthe, Desembargador do TJSP; e Cássio Araújo de Freitas, Tenente-Coronel.

mesa aberturaplateia aberturamesa e plateia abertura

 

Paulo Saldiva

 

Palestra de abertura

A palestra inicial contou com a presença do médico patologista Paulo Nascimento Saldiva. Ele é professor universitário, pesquisador e pós-doutor em anatomia patológica e patologia clínica.

Sua exposição debateu o tema “Meio Ambiente e Saúde Humana: conflitos e soluções”.

 

 

 

Oficina

No período da tarde, antes da abertura solene do Congresso, aconteceu a oficina sobre a análise de cadastro ambiental e casos de regularização fundiária urbana. A exposição foi feita pelos técnicos do CAEx e presidida pela Promotora de Justiça Mylene Comploier.

palestra 2palestra 1


espaço
espaço
 
espaço

Sede – Rua Riachuelo, 115, 5º andar – Sé – São Paulo/SP – CEP: 01007-904 – Tels: (11) 3119-9821 / 9516

Campus Treze de Maio – Rua Treze de Maio, 1259 - Bela Vista - São Paulo/SP – CEP: 01327-001 – Tels: (11) 3119-9442 / 9443

Todos os direitos reservados