Atalho para Facebook
Atalho para Twitter
Atalho para Youtube
Atalho para Instagram
Atalho para Flickr
Atalho para Facebook
Atalho para Twitter
Atalho para Youtube
Atalho para Instagram
Atalho para Flickr
Logotipo da ESMP
espaço

Thursday , 29 de november de 2018

Diretor da ESMP participa de seminário ítalo-brasileiro sobre o combate à corrupção

Evento teve por objetivo debater as experiências obtidas nas “Lava Jato” e “Mão Limpas”
Evento teve por objetivo debater as experiências obtidas nas “Lava Jato” e “Mão Limpas”

Diretor da ESMPAs semelhanças entre as operações “Lava Jato” e “Mani Pulite”, além do compartilhamento de ideias e experiências no combate à corrupção, constituíram objeto do seminário “Além da Lava Jato e de Mãos Limpas - Compartilhando Ideias e Experiências Contra a Corrupção”, realizado nesta quinta-feira (29) sede do CIEE (Centro de Integração Empresa Escola), em São Paulo.

O evento atendeu à chamada realizada pelo Ministério das Relações Exteriores e Cooperação Internacional da Itália para o grande debate mundial sobre a corrupção, dentro do programa denominado Italian Business Integrity Day.

 

Exposição

Antonio Carlos da Ponte foi um dos conferencistas do seminário. Em seu discurso, o Diretor da Escola Superior do Ministério Público destacou a importância do tema e alertou para a necessidade de combate à corrupção, tarefa que, a seu ver, constitui verdadeira obrigação do legislador. A corrupção, afirmou, é a maior das causas dos problemas sociais do Brasil: “é por intermédio da corrupção que se socializa a miséria, que vagas são suprimidas das escolas e que leitos são retirados dos hospitais”.

Especificamente sobre o combate à corrupção, o Diretor da ESMP lembrou a importância das medidas preventivas e protetivas, dentre as quais, com especial relevância, a atividade de compliance. Considerou, contudo, que a maior efetividade no combate à corrupção depende de inovações legislativas:  “a corrupção é um crime grave, mas curiosamente até hoje não ingressou no rol dos crimes hediondos. Se assim fosse, hoje não estaríamos discutindo o cabimento ou não de indulto a quem foi condenado por corrupção”.

Clique aqui para ouvir o áudio da exposição do Diretor da ESMP

 

O evento

O cônsul geral da Itália no Brasil, Filippo La Rosa, abriu o seminário, que contou ainda com a mediação do superintendente geral do CIEE, Humberto Casagrande Neto, e do Magistrado aposentado e conselheiro do CIEE Wálter Fanganiello Maierovitch. Também participaram do encontro o ministro do Superior Tribunal de Justiça Sidnei Beneti, o representante da Transparency Italia, Giovanni Colombo, o professor José Rogério Cruz e Tucci, da Faculdade de Direito da USP e o presidente do GEI – Gruppo Esponenti Italiani, Valentino Rizzioli.

Representantes de várias empresas apresentaram propostas para prevenir a corrupção e garantir a integridade nos negócios.

AutoridadesPúblicoAutoridades


espaço
espaço
 
espaço

Sede – Rua Riachuelo, 115, 5º andar – Sé – São Paulo/SP – CEP: 01007-904 – Tels: (11) 3119-9821 / 9516

Campus Treze de Maio – Rua Treze de Maio, 1259 - Bela Vista - São Paulo/SP – CEP: 01327-001 – Tels: (11) 3119-9442 / 9443

Todos os direitos reservados