Atalho para Facebook
Atalho para Twitter
Atalho para Youtube
Atalho para Instagram
Atalho para Facebook
Atalho para Twitter
Atalho para Youtube
Atalho para Instagram
Logotipo da ESMP
espaço

Thursday , 07 de february de 2019

Escola Superior promove debate sobre o sistema carcerário

Evento bate recorde de inscritos com participação de promotores de justiça de 12 estados
Evento bate recorde de inscritos com participação de promotores de justiça de 12 estados

mesa aberturaA Escola Superior do Ministério Público, em conjunto com o Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça Criminais (CAO Criminal), promoveu o debate “Gerenciamento de Crises no Sistema Carcerário. O debate aconteceu nesta quinta (7/2), na sede da Escola.

O evento bateu recorde com mais de 400 inscritos nas modalidades online e presencial. Além de promotores de justiça, servidores e estagiários do MPSP, participaram do evento promotores de justiça do Amazonas, Ceará, Distrito Federal, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pará, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

Na abertura do seminário, o Diretor da ESMP Antonio Carlos da Ponte destacou a importância do debate e seu objetivo. “Esse seminário não tem a pretensão de trazer algo pronto, mas sim colher sugestões de quem efetivamente está na linha de frente do MP nessa área”, argumentou.

Em relação ao grande número de inscritos, o Diretor da ESMP ressaltou que “mais de 200 Promotores de Justiça de diferentes Estados brasileiros estão assistindo a esse debate. Sem dúvida, é um marco a ser comemorado”.

Da Ponte cumprimentou as promotoras de justiça Fabíola Moran Faloppa e Celeste Leite dos Santos, bem como o procurador de justiça Pedro Henrique Demercian pelo desenvolvimento, em conjunto com a ESMP, do projeto AVARC – Acolhimento de Vítimas, Análise e Resolução de Conflitos.

plateia

Para o Procurador-Geral de Justiça Gianpaolo Poggio Smanio, o evento demonstra a relevância da Escola como centro de aperfeiçoamento. “Esse número expressivo de participantes, sempre crescendo e batendo recordes de audiência se deve à qualidade dos debates e evidencia a excelência do trabalho da ESMP”, concluiu Gianpaolo Smanio.

Já o Secretário Estadual de Administração Penitenciária Nivaldo César Restivo lembrou que para se obter eficácia no gerenciamento do Sistema Carcerário é necessário “caminhar ao lado das instituições para união de esforços, porque os objetivos são comuns”.

Ele ainda acrescentou que a ideia é atuar em três vertentes: modernização e expansão do sistema penitenciário paulista, ofertar mais vagas de trabalho e educação ao apenado e difundir a importância da teleaudiência criminal.

Também participaram da mesa de abertura Joiese Filomena Teoto Buffulin Salles, Procuradora de Justiça e Conselheira do MPSP, Fabíola Moran Faloppa, Promotora de Justiça, representando a APMP, e Mário Luiz Sarrubbo, Subprocurador-geral de Justiça de Políticas Criminais e Institucionais de Justiça.

 

Dr. DermevalPalestras

A conferência de abertura ficou a cargo de Dermeval Farias Gomes Filho, Membro do Conselho Nacional do Ministério e Promotor de Justiça Criminal do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios.

Já o segundo painel foi um debate com participação de Valmor Saraiva Racorti, Major da Polícia Militar, Comandante do Grupo de Ações Táticas Especiais da PM do Estado de São Paulo (GATE) e Sandro Abel Sousa Barradas, Diretor de Políticas Penitenciárias do Departamento Penitenciário Nacional – DEPEN DO Ministério da Justiça e Segurança Pública.

A presidência da mesa ficou a cargo de Paulo José de Palma Promotor de Justiça de Execuções Criminais da Comarca de Taubaté e Assessor do CAO Criminal do MPSP.

 

palestrapalestra palestracertificado certificadocertificado


espaço
espaço
 
espaço
Rua Treze de Maio, 1259 - Bela Vista - São Paulo (SP) - CEP: 01327-001 - PABX: (11) 3017-7755/7774/7990

Todos os direitos reservados