Atalho para Facebook
Atalho para Twitter
Atalho para Youtube
Atalho para Instagram
Atalho para Flickr
Atalho para Facebook
Atalho para Twitter
Atalho para Youtube
Atalho para Instagram
Atalho para Flickr
Logotipo da ESMP
espaço

Friday , 13 de september de 2019

Combate à pirataria digital é tema de debate na ESMP

Evento foi promovido em parceria com o Consulado Geral Britânico
Evento foi promovido em parceria com o Consulado Geral Britânico

A Escola Superior do Ministério Público (ESMP) e o Consulado Geral Britânico em São Paulo promoveram o evento “Debates sobre boas práticas disruptivas no combate à pirataria digital: a experiência britânica aplicada no Brasil” nesta quarta-feira (11/09).

O evento teve transmissão online e tradução simultânea, contando com a presença de promotores de justiça e servidores do MPSP, além de membros do Ministério Público Federal, dos Ministérios Públicos estaduais do Pará, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, Bahia e Distrito Federal. Também participaram membros do Consulado Britânico e do Consulado dos Estados Unidos.

 

Abertura

No início do debate, o Promotor de Justiça Assessor da ESMP Roberto Barbosa Alves destacou a importância da parceira entre a Escola e o Consulado, bem como a intenção de realizar novos debates.

Falando sobre o interesse do Consulado Britânico na discussão do tema, Maria Angélica Garcia (Adida de Propriedade Intelectual do Governo Britânico para América Latina e Caribe) enfatizou que a pirataria é um crime sem fronteiras, que traz prejuízos não somente aos cofres públicos, mas também para a segurança pública e para a saúde da população.

“A pirataria é uma mal transnacional que diz respeito a todos os países.  Não é um problema apenas ao erário, mas é um problema de segurança pública, porque ela financia o crime organizado. Além disso, causa risco a saúde devido ao uso de diversos produtos pirateados como medicamentos, brinquedos, tênis”, argumentou Maria Angélica Garcia.

Promotor de Justilça Roberto Barbosa AlvesAdida Maria GArciaPúblico do evento

 

Palestras

O debate sobre o tema "A estratégia britânica de combate à pirataria ficou a cargo de Peter Ratcliffe (Detetive Superintendente da PIPCU - Police Intellectual Property Crime Unit, City of London Police) e Matthew Cope (Diretor Adjunto de Enforcement do UK IPO - Escritório de Propriedade Intelectual Britânico).

Já "A aplicação da experiência britânica e os casos de sucesso do Cyber-GAECO" foi o tema da exposição de Richard Gantus Encinas (Promotor de Justiça MPSP Secretário do CyberGaeco – Núcleo de Combate a cibercriminalidade organizada).

Peter Ratcliffe Richard Gantus Encinas Matthew Cope

 

Encerramento

Em relação à aplicação efetiva das práticas disruptivas, o Promotor de Justiça Assessor da ESMP Alexandre Rocha Almeida de Moraes ressaltou que é “essencial desenvolver uma cultura de unidade no MP com objetivo de dar maior segurança jurídica à sociedade”.

De acordo com ele, o evento de hoje foi muito importante para evidenciar a possibilidade de uma atuação não apenas repressiva, mas também preventiva. Para isso, é necessário utilizar mecanismos e ferramentas que permitam trabalhar num modelo de agência criminal, focando em estratégias eficazes de combate ao crime organizado.

AutoridadesPromotor de Justiça Alexanre Rocha Almeida de Moraes


espaço
espaço
 
espaço

Sede – Rua Riachuelo, 115, 5º andar – Sé – São Paulo/SP – CEP: 01007-904 – Tels: (11) 3119-9821 / 9516

Campus Treze de Maio – Rua Treze de Maio, 1259 - Bela Vista - São Paulo/SP – CEP: 01327-001 – Tels: (11) 3119-9442 / 9443

Todos os direitos reservados