Atalho para Facebook
Atalho para Twitter
Atalho para Youtube
Atalho para Instagram
Atalho para Flickr
Atalho para Facebook
Atalho para Twitter
Atalho para Youtube
Atalho para Instagram
Atalho para Flickr
Logotipo da ESMP
espaço

Friday , 04 de october de 2019

Congresso de Saúde Pública do MP tem início em São Paulo

A palestra inicial foi ministrada pelo Secretário de Saúde de São Paulo José Henrique Germann Ferreira
A palestra inicial foi ministrada pelo Secretário de Saúde de São Paulo José Henrique Germann Ferreira

O III Congresso de Saúde Pública do Ministério Público, tratando do tema "Acesso aos Serviços de Saúde e integralidade no Brasil da atualidade", teve início na última quinta-feira (3/10) na sede do Inrad (Instituto de Radiologia). Mais de 350 pessoas se inscreveram no evento.

O evento reuniu promotores de justiça e outros operadores do Direito, bem como profissionais da área da saúde e representantes da sociedade civil.

Na abertura do evento, o Promotor de Justiça Reynaldo Mapelli Junior destacou a importância das instituições que apoiam a realização do evento desde a sua primeira edição. Ele também falou sobre a participação histórica do Ministério Público na saúde pública ressaltando dois períodos: a Carta de Palmas em 1998 (apoio do MP na consolidação do SUS) e o Plano Nacional de Saúde de 2006, atualizado em 2018.

"As políticas públicas de saúde estão prontas e é importante que os agentes jurídicos conheçam as diretrizes, os princípios e o modelo constitucional do sistema de saúde. Assim, poderão atuar de maneira extra judicial e judicialmemte da maneira mais eficaz possível, contribuindo para a construção dessas políticas", argumentou Reynaldo Mapelli Junior

Palestras iniciais 
O evento contou com duas palestras magnas de abertura. A primeira falou sobre o "Atendimento integral no SUS da atualidade" e foi ministrada pelo Secretário de Estado da Saúde de São Paulo José Henrique Germann Ferreira.

Já a segunda exposição ficou a cargo do Professor Livre Docente e Professor Titular da Disciplina de Geriatria da FMUSP Wilson Jacob Filho que debateu o tema "O Desafio de Envelhecer no Século XXI".

Abertura do evento
Participam da mesa de abertura Lídia Helena Ferreira da Costa dos Passos (Subprocuradora-Geral de Justiça de Integração e Relações Externas), José Henrique Germann Ferreira (Secretário de Estado da Saúde de São Paulo), Marco Antonio Bego (Vice-diretor executivo do Inrad), Edson Aparecido dos Santos (Secretário Municipal de Saúde).

A mesa de abertura também contou com a participação de Gabriel Bittencourt Perez (Segundo Vice-presidente da APMP),
Antonio José Rodrigues Pereira (Diretor Superintende do HC), Marisa Riscalia Madi ( Diretora do PROAHSA), Tarcísio Eloy Pessoa de Barros Filho ( Diretor da FMUSP), Edson Rogatti (Diretor presidente da Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo), Denise Eloi (Ceo do Instituto Coalizão Saúde) e Luciana Almeida Prado Bresciani (desembargadora do TJSP).

 

1

2


espaço
espaço
 
espaço
Rua Treze de Maio, 1259 - Bela Vista - São Paulo (SP) - CEP: 01327-001 - PABX: (11) 3017-7755/7774/7990

Todos os direitos reservados