Atalho para Facebook
Atalho para Twitter
Atalho para Youtube
Atalho para Instagram
Atalho para Facebook
Atalho para Twitter
Atalho para Youtube
Atalho para Instagram
Logotipo da ESMP
espaço

Friday , 04 de october de 2019

Congresso de Saúde Pública do MP tem início em São Paulo

A palestra inicial foi ministrada pelo Secretário de Saúde de São Paulo José Henrique Germann Ferreira
A palestra inicial foi ministrada pelo Secretário de Saúde de São Paulo José Henrique Germann Ferreira

O III Congresso de Saúde Pública do Ministério Público, tratando do tema "Acesso aos Serviços de Saúde e integralidade no Brasil da atualidade", teve início na última quinta-feira (3/10) na sede do Inrad (Instituto de Radiologia). Mais de 350 pessoas se inscreveram no evento.

O evento reuniu promotores de justiça e outros operadores do Direito, bem como profissionais da área da saúde e representantes da sociedade civil.

Na abertura do evento, o Promotor de Justiça Reynaldo Mapelli Junior destacou a importância das instituições que apoiam a realização do evento desde a sua primeira edição. Ele também falou sobre a participação histórica do Ministério Público na saúde pública ressaltando dois períodos: a Carta de Palmas em 1998 (apoio do MP na consolidação do SUS) e o Plano Nacional de Saúde de 2006, atualizado em 2018.

"As políticas públicas de saúde estão prontas e é importante que os agentes jurídicos conheçam as diretrizes, os princípios e o modelo constitucional do sistema de saúde. Assim, poderão atuar de maneira extra judicial e judicialmemte da maneira mais eficaz possível, contribuindo para a construção dessas políticas", argumentou Reynaldo Mapelli Junior

Palestras iniciais 
O evento contou com duas palestras magnas de abertura. A primeira falou sobre o "Atendimento integral no SUS da atualidade" e foi ministrada pelo Secretário de Estado da Saúde de São Paulo José Henrique Germann Ferreira.

Já a segunda exposição ficou a cargo do Professor Livre Docente e Professor Titular da Disciplina de Geriatria da FMUSP Wilson Jacob Filho que debateu o tema "O Desafio de Envelhecer no Século XXI".

Abertura do evento
Participam da mesa de abertura Lídia Helena Ferreira da Costa dos Passos (Subprocuradora-Geral de Justiça de Integração e Relações Externas), José Henrique Germann Ferreira (Secretário de Estado da Saúde de São Paulo), Marco Antonio Bego (Vice-diretor executivo do Inrad), Edson Aparecido dos Santos (Secretário Municipal de Saúde).

A mesa de abertura também contou com a participação de Gabriel Bittencourt Perez (Segundo Vice-presidente da APMP),
Antonio José Rodrigues Pereira (Diretor Superintende do HC), Marisa Riscalia Madi ( Diretora do PROAHSA), Tarcísio Eloy Pessoa de Barros Filho ( Diretor da FMUSP), Edson Rogatti (Diretor presidente da Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo), Denise Eloi (Ceo do Instituto Coalizão Saúde) e Luciana Almeida Prado Bresciani (desembargadora do TJSP).

 

1

2


espaço
espaço
 
espaço
Rua Treze de Maio, 1259 - Bela Vista - São Paulo (SP) - CEP: 01327-001 - PABX: (11) 3017-7755/7774/7990

Todos os direitos reservados