Atalho para Facebook
Atalho para Twitter
Atalho para Youtube
Atalho para Instagram
Atalho para Facebook
Atalho para Twitter
Atalho para Youtube
Atalho para Instagram
Logotipo da ESMP
espaço

Thursday , 28 de november de 2019

ESMP promove palestra com sobreviventes da bomba atômica de Hiroshima

Evento marcou encerramento do II Curso de Extensão em Direitos Humanos
Evento marcou encerramento do II Curso de Extensão em Direitos Humanos

Mesa de abertura do eventoNa última quarta-feira (27/11), a Escola Superior do Ministério Público (ESMP) promoveu a última aula do II Curso de Extensão Universitária em Direito Humanos. Essa aula contou com a presença dos sobreviventes da bomba atômica de Hiroshima: Takashi Morita, Kunihiro Bonkohara e Junko Watanabe.

Durante o curso, foram ministradas dez aulas presenciais que debateram temas como realidade brasileira, democracia, tolerância religiosa, opinião política, inclusão social, direitos da mulher, de diversidade sexual e de gênero, das pessoas com deficiência mental e dos refugiados.

A última aula foi aberta pelo ex-Procurador Geral de Justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo, Claudio Ferraz de Alvarenga, que falou sobre a importância da cultura da paz, da tolerância e da dignidade humana. Os relatos dos sobreviventes foram intermediados por Rogério Nagai, idealizador e coordenador do projeto “Sobreviventes pela Paz”.

Os sobreviventes Takashi Morita (95 anos), Kunihiro Bonkohara (79 anos) e Junko Watanabe (76 anos) relataram a luta pela vida após a explosão da bomba atômica em Hiroshima em 6 de agosto de 1945, durante a 2° Guerra Mundial. O trio participa de uma peça de teatro documental que aborda a imigração ao Brasil no período pós-guerra.

Falando sobre a história dos sobreviventes, o ex-PGJ Cláudio Ferraz de Alvarenga destacou a renovação da compreensão “pela saga que eles enfrentaram e, acima de tudo, pelo esforço e capacidade de nos dar uma lição de vida de enxergar o que devemos fazer para evitar que isso ocorra, punindo quem cometa qualquer tipo de infração contra a dignidade do homem e contra minorias”.

Alunos e palestrantes do evento

O Promotor de Justiça Assessor da ESMP Reynaldo Mapelli Júnior destacou o papel do Ministério Público e o objetivo dos depoimentos. Para ele, os relatos ajudam a manter a memória em relação a todo sofrimento causado pela guerra e sempre lutar para que, casos como o de Hiroshima e Nagasaki, nunca mais ocorram.

“Tudo o que ouvimos aqui nos causa um sentimento de indignação. Estes relatos são muito importantes, pois nos auxiliam a compreender os horrores sofridos em Hiroshima. Devemos lutar sempre pela paz, para que isso nunca mais se repita. Além disso, é nosso papel garantir a dignidade da pessoa humana”, argumentou.

Rogério Nagai recebe certificadoTakashi Morita  recebe certificadoKunihiro Bonkohara recebe certificado

 

Ex-PGJ Cláudio Alvarenga recebe certificadoJunko Watanabe recebe certificadoPromotora de Justiça Maria Alzira recebe documentário

 


espaço
espaço
 
espaço
Rua Treze de Maio, 1259 - Bela Vista - São Paulo (SP) - CEP: 01327-001 - PABX: (11) 3017-7755/7774/7990

Todos os direitos reservados