Atalho para Facebook
Atalho para Twitter
Atalho para Youtube
Atalho para Instagram
Atalho para Flickr
Atalho para Facebook
Atalho para Twitter
Atalho para Youtube
Atalho para Instagram
Atalho para Flickr
Logotipo da ESMP
espaço

Friday , 29 de may de 2020

Denúncia eletrônica de violência doméstica é tema de webinar na ESMP

Evento tratou do aumento dos casos durante a pandemia
Evento tratou do aumento dos casos durante a pandemia

Uma pesquisa realizada pelo Ministério Público constatou que houve aumento dos casos de violência doméstica por conta do isolamento social, que vem ocorrendo devido à pandemia de coronavírus. Apenas em relação às prisões em flagrante por descumprimento de medidas protetivas, houve crescimento de mais de 51%.

Para debater esse assunto, a ESMP promoveu o webinar “Como denunciar a violência doméstica em meio à pandemia da COVID-19?”. O evento online aconteceu nesta quinta-feira (28/5), por meio da plataforma Microsoft Teams, com todos em casa, reunindo mais de 270 participantes, entre integrantes do Ministério Público e representantes da sociedade.

Durante o webinar foi feita uma demonstração detalhada do registro do Boletim Eletrônico de Ocorrência. Nesse sentido, a Secretaria de Segurança Pública informou que desde abril, já é possível registrar casos de violência doméstica e familiar pela internet, inclusive, solicitando medidas protetivas.

Clique aqui para ver o passo a passo do registro do boletim online

A palestrante foi Jamila Jorge Ferrari, delegada de Polícia, coordenadora das Delegacias de Defesa da Mulher de São Paulo. Em relação à funcionalidade, a delegada salientou que “a ferramenta possibilita acesso de qualquer dispositivo eletrônico como celular, tablet, computador,  de uma forma que não desperte a desconfiança do agressor. Esse é nosso objetivo e, por isso, o boletim está sendo constantemente aperfeiçoado para melhor atender às vítimas de violência”.

Clique aqui para assistir ao evento

Participantes do eventoPalestrante Jamila Jorge Ferrari, delegada de Polícia  Promotora de Justiça Valéria Scarance

 

Abertura do evento

Na abertura do evento, o procurador-geral de Justiça Mário Sarrubbo destacou a preocupação do MP com a sociedade em relação à dificuldade do acesso durante o isolamento social. “Precisamos criar caminhos e soluções para o enfrentamento desses crimes”, salientou.

Falando sobre a prevenção e articulação essencial para combater a violência doméstica, o diretor da ESMP, Paulo Sérgio de Oliveira e Costa, alertou: “através da articulação de ações intersetoriais, visando proteger as vítimas e responsabilizar os agressores, conscientizando a população sobre formas de identificar e denunciar a violência, avançaremos mais e mais”.

A coordenadora do Núcleo de Gênero do MP, Valéria Scarance, enfatizou o antagonismo na relação entre aumento dos casos de violência e diminuição no número dos registro. “É muito preocupante constatarmos um nível alarmante de aumentos de casos e, ao mesmo tempo, verificar queda dos registros de lesão corporal, tentativa de feminicídio e ameaça. Por isso, o evento de hoje é relevante, a tecnologia está a nosso favor”, argumentou.

Participaram também do evento online os promotores de Justiça  Estefânia Paulin, Fernanda Gomez Damico, Juliana Gentil Tocunduva, Leonardo Rezek, Luis Felipe Tegon, Patrícia Gasparini, Renato Gama e Silvia Chakian.


espaço
espaço
 
espaço

Sede – Rua Riachuelo, 115, 5º andar – Sé – São Paulo/SP – CEP: 01007-904 – Tels: (11) 3119-9821 / 9516

Campus Treze de Maio – Rua Treze de Maio, 1259 - Bela Vista - São Paulo/SP – CEP: 01327-001 – Tels: (11) 3119-9442 / 9443

Todos os direitos reservados