Atalho para Facebook
Atalho para Twitter
Atalho para Youtube
Atalho para Instagram
Atalho para Flickr
Atalho para Facebook
Atalho para Twitter
Atalho para Youtube
Atalho para Instagram
Atalho para Flickr
Logotipo da ESMP
espaço

Friday , 07 de august de 2020

Evento celebra 30 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente

Ministério Público de São Paulo foi protagonista na promulgação da lei
Ministério Público de São Paulo foi protagonista na promulgação da lei

A promulgação do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) faz 30 anos em 2020, tendo o Ministério Público de São Paulo como um dos protagonistas no processo legislativo que resultou na aprovação da lei. Esse instituto reconheceu as crianças e adolescentes como sujeitos de direitos protegidos pela lei.

Nesse contexto, a ESMP e a PGJ realizaram o webinar “ECA 30 anos: história da construção e desafios de implementação” nesta sexta (7/8). O evento, realizado ao vivo pelo #Youtube, já conta com mais de 1,2 mil visualizações. Para assistir ao evento, clique aqui.

Na abertura do evento, Mário Sarrubbo, procurador-geral de Justiça lembrou que o estatuto trouxe efetivamente a proteção da criança e do adolescente e alertou sobre os desafios que ainda precisam ser enfrentados.

“O ECA trouxe um diploma que transformou as crianças em sujeitos de direitos, confrontando o antigo Código de Menores que tinha outro viés. No entanto, ainda há crianças abandonadas, os direitos sociais ainda foram totalmente implementados e enfrentamos atualmente retrocessos institucionais. Mas o MP será sempre um espaço de defesa da democracia e proteção dos direitos da criança e do adolescente”, argumentou Mário Sarrubbo.

Falando sobre a importância do ECA, Paulo Sérgio de Oliveira e Costa, diretor da Escola Superior do MPSP, ressaltou que “as crianças e adolescentes deixaram de ser meros objetos de intervenção da família e do Estado e se tornaram sujeitos de direitos, exigindo o desenvolvimento de políticas públicas no atendimento à infância e à juventude”.

Para Mário Malaquias, coordenador-geral do Centro de Apoio Operacional Cível e Tutela Coletiva, o estatuto trouxe uma “legislação avançada em termos de proteção da infância, trazendo responsabilidade ao MP que intervém em várias fases processuais e extraprocessuais”.

Para este evento, foram convidados os Munir Cury, Coautor do ECA e procurador de Justiça aposentado do MPSP; Paulo Garrido, procurador de Justiça do #MPSP e  Andrea Souza, promotora de Justiça da Infância e Juventude de Campinas.

Já a mediação do evento ficou a cargo de Mirella Monteiro, promotora de Justiça assessora da ESMP.

Palestrantes do eventoAbertura do eventoFoto do evento

 


espaço
espaço
 
espaço

Sede – Rua Riachuelo, 115, 5º andar – Sé – São Paulo/SP – CEP: 01007-904 – Tels: (11) 3119-9821 / 9516

Campus Treze de Maio – Rua Treze de Maio, 1259 - Bela Vista - São Paulo/SP – CEP: 01327-001 – Tels: (11) 3119-9442 / 9443

Todos os direitos reservados