A semente está lançada com a designação de um promotor de Justiça assessor da Procuradoria-Geral de Justiça com atribuição exclusiva para tratar do assunto. Ademais, em quase todas as regiões do Estado ocorreram reuniões e palestras ligadas ao tema, tanto com os membros do MP quanto com lideranças comunitárias, gerando uma salutar descoberta da prática, desencadeando, com isso, a busca pela instalação de práticas semelhantes nas regiões visitadas.

O conceito de Promotoria Comunitária se caracteriza pela metodologia de aproximação com a comunidade e respeita o princípio do promotor de Justiça Natural, garantido constitucionalmente. Não será criada uma nova Promotoria de Justiça ou novos cargos. Na verdade, o Promotor de Justiça com atribuição em determinado assunto se colocará à disposição da comunidade onde atua para, através da aproximação pelo constante diálogo, da mediação etc., resolver os problemas antes que ocorram.

Em Santo Amaro, os promotores do Júri vinculados àquela região trataram de encontrar caminhos para a redução dos homicídios (e a via foi a redução do horário de funcionamento dos bares e o controle social do álcool), sem descurar da repressão pela via tradicional, da ação penal com base em inquérito policial. Na área dos interesses difusos o método é até mais simples de ser aplicado, pois os colegas promotores já estão acostumados às audiências públicas e outras experiências de aproximação. Quem sempre fez este atendimento primário para a população foi a polícia, tanto civil como militar.