O Ministério Público do Estado de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do MPSP
Taxonomia é uma ciência que se destina ao estudo da classificação, nomenclatura e identificação de seres vivos, coisas ou processos dentro de determinada área de conhecimento. Basicamente, trata-se de utilizar uma mesma linguagem, facilitando o entendimento dentro de uma comunicação, evitando que um mesmo objeto seja nomeado de diferentes maneiras.
No mundo globalizado em que vivemos, onde a troca e o volume de informações crescem de forma exponencial, a taxonomia se torna uma ferramenta obrigatória nos sistemas de gestão do conhecimento.
Torna-se clara a importância que a taxonomia deve ter nas instituições públicas, notadamente no Ministério Público, responsável pela defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis.
Quais são os crimes que mais castigam a nossa sociedade? Como esses crimes estão distribuídos no território nacional? Quais os prejuízos que esses crimes causam à Nação? E como está atuando o Ministério Público em relação a esse quadro? Para que haja respostas assertivas a tais perguntas é necessário que as informações coletadas sejam precisas e uniformes, atributos que são alcançados através do uso eficiente da taxonomia.