Nome
do(s) membro(s) do Ministério Público idealizadores, bem como aqueles
responsáveis pela implementação e pelo
acompanhamento do projeto José Heitor dos Santos Promotor de Justiça da
Infância e Juventude de Mirassol Situação
detectada: Violência nas escolas Uso e tráfico de drogas nas
escolas Título
e descrição resumida do projeto Autoridade na escola Autoridade na Escola É preciso reconhecer de uma
vez por todas, e não é de hoje, que as drogas estão cada vez mais nas
proximidades e dentro das escolas. Os responsáveis pela repressão, e que
fazem parte de órgãos especializados, reconhecem publicamente que estão
perdendo a guerra, principalmente porque o Estado não lhes
asseguram os recursos materiais, humanos e financeiros mínimos para prevenir
e combater o tráfico de entorpecentes nas escolas. Ocorre
que com o tráfico e o consumo de drogas aparecem a evasão escolar, a
violência e a indisciplina escolares, a formação de gangues, agressões,
ameaças e mortes de alunos. A violência chegou definitivamente à escola,
assim como o tráfico ilícito de substâncias entorpecentes. É comum agressões
e mortes de alunos e professores. Em Mirassol e Rio Preto já houve mortes.
Gangues se formam e atuam nas escolas, espalhando medo, pânico e terror. A
droga sempre está no meio. Pais têm tirado os filhos da escola porque eles já
foram ou tiveram colegas vítimas da violência ou das drogas. Outros pais
levam e buscam seus filhos na escola, sacrificando o seu descanso. Há notícia
de que pais se revezam nas escolas para garantir a segurança dos filhos.
Diante desta realidade, o que pode ser feito? Em primeiro lugar é preciso
cumprir a lei. A Constituição Federal diz que é dever do Estado e do
Município, com absoluta prioridade, executar programas de prevenção e atendimento
especializados a crianças e adolescentes dependentes de substâncias
entorpecentes e drogas afins (art. 227, § 3º., VII).
Noutras palavras, o Estado e o Município têm a obrigação constitucional de
realizar campanhas preventivas e permanentes contra drogas. Em segundo lugar
é necessário implantar a guarda escolar, já criada na capital e no interior
do Estado de São Paulo. A guarda deve ser feita pela polícia militar e se
houver omissão o Município pode criar sua própria guarda. A criação da guarda
se justifica porque nas escolas existem milhares de alunos, mas sem proteção
especial. E o nosso maior patrimônio é a criança, o adolescente, o aluno. Em
Mirassol, tanto a prevenção contra as drogas quanto a guarda escolar vêm
sendo discutidas em inquéritos civis, mas enquanto as soluções não aparecem
em definitivo idealizamos um projeto chamado “Autoridade na Escola”, com o
objetivo de auxiliar o combate à violência escolar, à indisciplina escolar, à prevenção e combate ao uso e tráfico de drogas, à orientação
contra exploração sexual de crianças e adolescentes, à prevenção a gravidez
precoce, à orientação e envolvimento das famílias para uma ação
conjunta no sentido de desenvolver o potencial intelectual, físico e
emocional do aluno, assim como para desenvolver o seu espírito de cidadania e
o exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais. Pelo projeto, a
autoridade tem de ir à escola mensalmente para fazer palestra sobre temas que
impliquem na formação da cidadania dos alunos, depois atender na própria
escola familiares dos alunos e pessoas da comunidade onde a escola está
situada. Os temas objeto das palestras devem ser trabalhados pelos
professores durante o ano letivo. Também são realizados jogos de futebol com
a participação de autoridades, professores, alunos, as famílias e diversas
apresentações artísticas, musicais etc., envolvendo alunos. Podem participar
do projeto promotores de justiça, delegados de
polícia, juízes de direito, conselheiros municipais, conselheiros tutelares,
prefeito municipal, vereadores, diretores de escola, professores, diretores
de departamentos municipais, militares, médicos, assistentes sociais,
psicólogos, dentistas, advogados, procuradores do estado etc. Com as
Autoridades na escola a tendência é a diminuição da violência, o afastamento
das gangues e dos traficantes, o resgate da disciplina escolar, a redução de
atos infracionais, com repercussão principalmente
nas áreas da segurança pública, saúde, educação e cidadania. Imaginem a
criança a partir dos seis anos de idade tendo contato com as Autoridades do
seu município! Muito provavelmente aos doze anos será um adolescente bem
diferente, com noções de conhecimento sobre diversos assuntos. A comunidade
também é beneficiada, pois pode reclamar e pedir a solução de problemas
existentes nos seus bairros sem ter que se deslocar para os “gabinetes” das
Autoridades. O contato diminui o distanciamento existente entre Autoridades e
sociedade, já que aquelas saem de seus gabinetes e passam a conhecer de perto
a realidade das pessoas para quem seus serviços são destinados. E a realidade
fora dos “gabinetes” é bem diferente daquela existente na sociedade. Não
deveria ser, mas são dois mundos completamente distintos. Este projeto vem
sendo executado, ainda de forma embrionária, pelo Ministério Público em
parceria com o Município de Mirassol, com a participação de dezenas de
autoridades. É, portanto, uma realidade e já pode ser considerado um
programa. Os resultados foram imensamente satisfatórios. As gangues se
afastaram das escolas e os traficantes também, pois tiveram medo de serem
presos. Não obstante, dezenas foram presos e já estão condenados. Quase cinquenta adolescentes viciados e dependentes de drogas
procuraram as autoridades e foram encaminhados para tratamento. Ações civis
públicas foram e ainda estão sendo ajuizadas para garantir o tratamento
deles. Com isso, diminuiu o número de atos infracionais,
Autoridades e sociedade se aproximaram etc. É possível, pois, contribuir para
a segurança, formação e exercício da cidadania de nossos filhos,
principalmente na escola. Não custa nada, nem um centavo, apenas o tempo e a
boa vontade de cada Autoridade, quebrando, de outro lado, a enorme distância
que existente entre Autoridade e a Sociedade. Local
da realização: Escolas Municipais e Estaduais da Comarca de
Mirassol. Resultados
esperados: Redução da violência escolar redução do tráfico de
drogas nas escolas redução do uso de drogas nas escolas disciplina escolar
presença de autoridades na escola participação e presença dos pais na escola
preparação do jovem para o exercício da cidadania desde a primeira idade
escolar combate à evasão escolar Resultados
alcançados: Redução da violência escolar redução do tráfico de
drogas nas escolas redução do uso de drogas nas escolas redução da
criminalidade juvenil redução da gravidez precoce apreensão de traficantes
que agiam nas escolas auxílio a jovens para recuperação do vício e da
dependência de drogas maior participação e presença dos pais na vida escolar
dos filhos presença de autoridades na escola, participando de diversas
atividades com os alunos, pais e professores palestras de autoridades nas
escolas para professores, pais e alunos |
|
|
|
|
|