Menu Lateral Público

 

Procuradoria-Geral
Subprocuradorias-Gerais
Diretoria-Geral
Corregedoria Geral
Colégio de Procuradores
Conselho Superior
Promotorias
Grupos de Atuação
Centros de Apoio
Eleitoral
Escola Superior
Comunicação
Fale Conosco

 

 

 







espaço
espaço
Retornar à Página Principal
Retornar à Página Principal
espaço
Composição
espaço

Todos têm o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público  e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações (Art. 225 da Constituição Federal).

espaço
Centro de Apoio Operacional de Urbanismo e Meio Ambiente

  
espaço
Perguntas
espaço

O que é Meio Ambiente?

O que faz o Promotor de Justiça do Meio Ambiente?

• Como procurar ajuda do Promotor de Justiça?

espaço
O que é Meio Ambiente?
espaço
O Meio Ambiente é composto por bens ambientais de uso comum do povo, portanto, de fruição difusa, e essenciais à sadia qualidade de vida para as presentes e futuras gerações e envolve, dentre outros, os seguintes:
• Fauna
• Flora
• Águas superficiais
• Águas subterrâneas
• Ecossistemas terrestres e aquáticos
• Solo
• Subsolo
• Ar atmosférico
• Paisagem
• Bens ambientais artificiais (cidades construídas, os equipamentos urbanos, etc.)
• Bens ambientais culturais, tais como os bens materiais e imateriais, naturais ou artificiais que revestidos de valor cultural, que traduzem a história, cultura e identidade de um povo (formas de expressão, criações artísticas, tecnológicas, obras, objetos e documentos, edificações, conjuntos urbanos, sítios de valor histórico, estético, arquitetônico, arqueológico, turístico, paisagístico, científico, etc.).

Em suma, segundo estabelece a Constituição Federal, “todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações” (cf. art. 225, “caput”).

espaço
Retornar ao Topo
O que faz o Promotor de Justiça do Meio Ambiente?
espaço

Em todas as comarcas (Grande São Paulo e Capital e Interior) do Estado de São Paulo há ao menos um Promotor de Justiça encarregado da defesa do meio ambiente.

O Promotor de Justiça do meio ambiente tem por atribuição a defesa do Meio Ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida das presentes e futuras gerações.  Assim, quando ocorre um dano, ou quando há perigo de que um dano ao meio ambiente ocorra, o Promotor de Justiça promove a defesa do meio ambiente no âmbito extrajudicial ou judicial (em favor de toda a sociedade, dos moradores de um determinado bairro ou cidade ou de um grupo de pessoas pelo dano ou potencial dano afetadas, ou seja, das presentes e futuras gerações), por meio de instrumentos como o inquérito civil público, o termo de compromisso de ajustamento de conduta e as ações coletivas, dentre as quais a ação civil pública.

espaço
Retornar ao Topo
Como procurar ajuda do Promotor de Justiça?
espaço

Ao tomar conhecimento de um dano ambiental, ou do risco de sua ocorrência, qualquer pessoa pode se dirigir diretamente à Promotoria de Justiça de sua cidade, noticiando os fatos e representando pela adoção das providências cabíveis.  A representação deve retratar os fatos, com fornecimento de informações sobre a ocorrência, localização e se possível, de sua autoria (eventualmente, com fornecimento de fotografias, croqui de acesso, matérias jornalísticas, documentos e outros elementos informativos que possam auxiliar a apuração dos fatos).

Também pode enviar a representação pelo correio ou protocolá-la no Fórum, ainda que não queira se identificar.  Outrossim, pode direcionar a representação ao Centro de Apoio de Urbanismo e Meio Ambiente  - CAO-UMA (rua Riachuelo, n. 115, Centro, São Paulo, Capital, CEP 01007-904) ou através do endereço eletrônico: cao-uma@mp.sp.gov.br.

espaço
Retornar ao Topo
espaço
espaço
Meio Ambiente
espaço
Todos os Direitos Reservados
Rua Riachuelo, 115 • Centro • São Paulo • CEP: 01007-904 • PABX: 11 3119.9000
 
espaço