espaço

Thursday , 13 de february de 2014

Dia Estadual do Ministério Público

Mensagem do Procurador-Geral à sociedade
Mensagem do Procurador-Geral à sociedade

Hoje o Ministério Público do Estado de São Paulo, seus Membros, Servidores e a sociedade paulista, comemoram o seu dia! Hoje é o dia do MP-SP.

Mais do que nunca, é tempo de agradecer e de celebrar.

Agradecer pela confiança que o povo de São Paulo tem tributado aos Promotores e Procuradores de Justiça do Estado de São Paulo; confiança que nós convertemos em lutas destemidas em favor da cidadania.

É dia de celebrar as grandes conquistas institucionais, fruto da ação de todos, de todos que ambicionam promover justiça.

Temos muito o que agradecer e celebrar, e temos também  grandes histórias para contar. A atuação cotidiana nas Promotorias de Justiça, no atendimento ao público, na intervenção em cada feito judicial ou na presidência de cada inquérito civil é hoje  responsável pela grande obra que juntos empreendemos: fazer do nosso MP uma Instituição cada vez mais forte, independente e respeitada.

A cada dia cresce e se fortalece a nossa interlocução com a sociedade civil, fruto, certamente, da atuação em cada órgão de execução, nas pequenas e grandes cidades, mas também pelo desenvolvimento de políticas permanentes de afirmação da nossa real vocação, a de servir com independência as causas da justiça.  Cito, como exemplo, a criação, ainda recente, de um canal permanente de recebimento de denúncias para combate eficaz da corrupção e do desenvolvimento de uma política voltada à vítima e respectivos familiares: o MP-SP vem fomentando a comunicação das medidas adotadas por seus membros a familiares e parentes, além da participação de promotores para acompanhamento psicossocial a familiares de vítimas de crimes violentos.

O nosso MP-SP está efetivamente enfrentando o tráfico de pessoas e ajudando na localização de desaparecidos e a criação do Núcleo de Criminologia, além da formalização de parcerias importantíssimas com a sociedade civil organizada, trará resultados ainda mais positivos.

Essa agenda social é essencial à Instituição.

O atendimento ao público, as audiências públicas, as reuniões de trabalho com a comunidade, o incremento das redes protetivas representam, em última instância, compreender as mazelas e anseios mais prementes dessa agenda social e, por isso, o nosso MP-SP se conserva forte e ainda mais respeitado.

Os recentes Termos de Cooperação Técnica para temas prioritários como a atuação criminal, nas execuções criminais, na saúde pública e meio ambiente, amplos projetos de reflorestamento e tráfico de animais silvestres e campanhas de enfrentamento à violência de gênero são exemplos dessa jornada que tem na real promoção da Justiça a nossa única vocação.

A grande obra do MP, no entanto, pode ser mensurada, diariamente, pelo espírito e atuação combativa de todos, Promotores  e Procuradores de Justiça.

Este é um momento para ser lembrado e, como sempre, para agradecer. No dia do nosso MP-SP, inauguramos mais uma casa da cidadania, em Pirajuí, na região noroeste do Estado.

A grandeza institucional não tem nome e nem rosto: é obra coletiva em defesa daquilo que temos de melhor - nossa causa.

Dirijo à sociedade os meus pessoais agradecimentos e estou certo de que teremos mais um ano promissor em 2014.
 
Márcio Fernando Elias Rosa
Procurador-Geral de Justiça

 


Núcleo de Comunicação Social

Ministério Público do Estado de São Paulo - Rua Riachuelo, 115 – São Paulo (SP)
[email protected] | Tel: (11) 3119-9027 / 9028 / 9031 / 9032 / 9039 / 9040 / 9095
espaço
espaço

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Rua Riachuelo, 115 - São Paulo - CEP 01007-904 - PABX: 11 3119.9000

Horário de Atendimento: das 9h às 19h

Todos os direitos reservados

 
espaço