espaço

Thursday , 08 de may de 2014

MP e Prefeitura de SP lançam programa de apoio às vítimas de violência doméstica

Guarda Civil, orientada por Promotoras, fiscalizará cumprimento de medidas protetivas
Guarda Civil, orientada por Promotoras, fiscalizará cumprimento de medidas protetivas

Procurador-Geral de Justiça assina a parceria com a Prefeitura de SP

As mulheres paulistanas vítimas de violência doméstica ganharam mais um instrumento de combate a este tipo de crime. Um convênio firmado nesta quinta-feira (8/5) entre o Ministério Público e a Prefeitura de São Paulo, possibilitará que guardas civis metropolitanas (GCMs) fiscalizem o cumprimento das medidas protetivas aplicadas pela Justiça aos agressores.

O convênio e o decreto que instituem o Projeto “Guardiã Maria da Penha” foi assinado pela manhã em cerimônia na sede da Prefeitura com a presença do Procurador-Geral de Justiça, Márcio Fernando Elias Rosa; do Prefeito da capital, Fernando Haddad; da Ministra Eleonora Menicucci, da Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres; do Secretário Municipal de Segurança Urbana, Roberto Porto; e da Secretária Municipal de Políticas para as Mulheres, Denise Motta Dau; da Vice-Prefeita Nádia Campeão e do Comandante da GCM, Gilson Pereira de Menezes.

O Projeto visa inovar, atribuindo ao próprio Estado a responsabilidade pela fiscalização do cumprimento das medidas protetivas determinadas pela Justiça. Trata-se da primeira iniciativa no Estado de São Paulo, inspirada em projeto semelhante adotado pelo Estado do Rio Grande do Sul, onde recebeu a denominação de Patrulha Maria da Penha. A fiscalização, pelo Estado, do cumprimento das medidas não impede que a própria vítima comunique o seu descumprimento.

Para fazer o acompanhamento e a fiscalização do cumprimento das medidas protetivas impostas aos agressores, a partir de visitas domiciliares às vítimas, os guardas civis metropolitanos receberão capacitação a cargo das Promotoras de Justiça Silvia Chakian de Toledo Santos, Cláudia Cecília Fedeli, Valéria Diez Scarance Fernandes e Nathalie Kiste Malveiro, integrantes do Grupo de Enfrentamento à Violência Doméstica (GEVID) – Núcleo Central. Elas também  serão responsáveis pelo encaminhamento das medidas protetivas a serem monitoradas, a partir de visitas domiciliares. Quando necessário, a GCM fará encaminhamento das mulheres para a rede de atendimento e para os serviços de assistência judiciária.

Procurador-Geral de Justiça, Márcio Elias Rosa: “Esse tipo de crime exige abordagem diferenciada”

“Esse tipo de crime exige de todos nós uma abordagem diferenciada e é isso que esse projeto vai alcançar, garantindo a tutela das vítimas mesmo após a tramitação da ação penal”, afirmou, na solenidade, o Procurador-Geral de Justiça. Segundo Márcio Elias Rosa, a fiscalização exercida pela GCM “deverá funcionar como um freio para o agressor não reincidir, mas também representará para a vítima o olhar de que ela não está desemparada”.

O Procurador-Geral também observou a necessidade da atuação conjunta das várias instituições no combate à violência doméstica. “Não se faz com sucesso o enfrentamento desse tipo de crime sem a atuação conjugada e coordenada”, alertou, referindo-se às instituições e aos poderes do Estado.

Prefeito Fernando Haddad:  “Ministério Público tem sido parceiro fundamental”

O Prefeito Fernando Haddad enfatizou que o projeto é mais uma aposta na construção “da cultura da paz, da solidariedade e da tolerância” na capital. Ele citou estatística apontando que o número de ocorrências envolvendo novas agressões foi reduzido em 70% onde foi implantado o monitoramento do cumprimento das medidas protetivas.

Haddad afirmou que o projeto será iniciado na região central da capital, estendendo-se depois para as demais áreas do município. E elogiou o trabalho conjunto com o MP. “O Ministério Público tem sido um parceiro fundamental para darmos concretude a uma série de medidas”, disse, acrescentando que “O GEVID ajudará o Município de São Paulo a dar uma resposta decisiva a um problema que aflige a todos: a violência contra a mulher”, definida por ele como “ato de covardia”.

Secretário Roberto Porto: “Projeto já nasce vitorioso”

Para o Secretário Municipal de Segurança Urbana, Roberto Porto, “o projeto já nasce vitorioso graças à importantíssima parceria com o Ministério Público, porque mudará a vida de dezenas e dezenas de mulheres que, embora agraciadas com as medidas protetivas, ainda estejam à mercê de seus agressores”.

Ministra Eleonora Menicucci: “Mais uma garantia para mulher em situação de vulnerabilidade”

O projeto também foi elogiado pela Ministra-Chefe da Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci. “Não podemos permitir que a mulher vítima de violência doméstica e que obteve medida protetiva da Justiça contra seu agressor seja colocada sob risco de morte”, asseverou. “Com esse projeto, a Guarda Civil Metropolitana cumprirá papel fundamental nessa fase do ciclo de combate à violência contra a mulher”, disse. Segundo a Ministra, a criação da “Guardiã Maria da Penha” representa uma garantia ao direito da mulher em situação de vulnerabilidade.

Para a Secretária Municipal de Políticas para as Mulheres, Denise Motta Dau, a iniciativa significa o fortalecimento da Lei Maria da Penha, “que carece de ações efetivas que a coloquem em prática”.

A ideia da parceria com a Prefeitura nasceu após uma capacitação jurídica para os integrantes da Guarda Civil Metropolitana (GCMs), realizada pelo GEVID em março deste ano, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.  O GEVID - criado em maio de 2012, promove atendimentos e atividades diversas para assegurar às mulheres vítimas de violência o exercício pleno de seus direitos fundamentais garantidos pela Lei Maria da Penha (Nº 11.340/06), adotando políticas de repressão, proteção e prevenção junto aos agressores, às vítimas e à sociedade.

Procurador-Geral, Prefeito de SP, Vice-Prefeita, Secretário e Promotoras do GEVID no lançamento do projeto

Prestigiaram a cerimônia o Subprocurador-Geral de Justiça Institucional, Gianpaolo Poggio Smânio; o Chefe de Gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça, Promotor de Justiça Luiz Henrique Cardoso Dal Poz; a Secretária Municipal-Adjunta de Segurança Urbana, Susana Henriques da Costa; as Promotoras de Justiça do GEVID Silvia Chakian de Toledo Santos, Cláudia Cecília Fedeli e Nathalie Kiste Malveiro, parlamentares e outras autoridades.


Núcleo de Comunicação Social

Ministério Público do Estado de São Paulo - Rua Riachuelo, 115 – São Paulo (SP)
[email protected] | Tel: (11) 3119-9027 / 9028 / 9031 / 9032 / 9039 / 9040 / 9095
espaço
espaço

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Rua Riachuelo, 115 - São Paulo - CEP 01007-904 - PABX: 11 3119.9000

Horário de Atendimento: das 9h às 19h

Todos os direitos reservados

 
espaço