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Wednesday, 24 de september de 2014

MP-SP e agência VML distribuem “santinhos” de pessoas desaparecidas na CPTM

Ação faz parte do Programa de Localização e Identificação de Desaparecidos
Ação faz parte do Programa de Localização e Identificação de Desaparecidos

O Ministério Público do Estado de São Paulo e a agência de publicidade VML adotaram uma estratégica de campanha eleitoral para dar visibilidade a quem realmente precisa disso: as pessoas desaparecidas.

Os rostos de quatro crianças desaparecidas foram impressos em 40 mil “santinhos” e distribuídos nesta quarta-feira (24/09) aos usuários das estações Brás, Luz e Barra Funda da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) chamando a atenção para esse problema que aflige milhares de famílias brasileiras. Esta foi mais uma ação conjunta do MP-SP e da VLM, parceiras no Programa de Localização de Desaparecidos (PLID), lançado pelo Ministério Público em novembro de 2013.

Cerca de 100 voluntários participaram da ação nas estações Barra Funda, Brás e Luz

O evento faz parte do VML Foundation Day, ação que ocorre anualmente no mês de setembro em todas as Agências VML do mundo, que doam um dia de trabalho voluntário para alguma causa que beneficie a sociedade local.

Para a Promotora de Justiça Eliana Vendramini, Coordenadora do PLID, "o mínimo que qualquer cidadão paulista tem direito é o acesso às portas da Justiça. A distribuição da informação desse programa, por meio das mãos solidárias dos funcionários da VML Brasil, permite que cada vez mais a população nos conheça e possa efetivamente contar com o Programa do Ministério Público de São Paulo, que cuida da questão dos desaparecidos e de todos aqueles que buscam o serviço público para por fim à sua dolorosa procura".

Este ano a ação envolveu 20 escritórios internacionais da VML e é a primeira participação do Brasil no VML Foundation Day, cujo o tema é “Tudo soma”. “Foi um grande orgulho para todos nós participar desse dia tão especial para a rede VML no mundo com uma causa tão importante como o PLID que tem conseguido ajudar milhares de famílias em tão pouco tempo”, comentou o Presidente da VML Brasil, Fernando Taralli. 

A Promotora Eliana Vendramini  e o Presidente da VML Fernando Taralli ao lado de familiares de um desaparecido

Mais do que divulgar o desaparecimento das crianças cujas fotos aparecem nos “santinhos” que foram distribuídos, a ação teve como objetivo divulgar o Programa de Localização e Identificação de Desparecidos e suas redes de contato que podem auxiliar tanto aqueles que têm pistas sobre um desaparecido, como familiares e pessoas próximas daqueles que buscam por alguém.  Em menos de um ano o PLID São Paulo já localizou 57 pessoas (32 vivas e 25 já falecidas).

O PLID - Idealizado pelo Ministério Público do Rio de Janeiro, o Programa foi implantando no MP de São Paulo em novembro de 2013, momento em que também foi criado o canal www.mpsp.mp.br/Desaparecidos para que a população possa noticiar casos de pessoas desaparecidas. Quanto mais casos e informações cadastrados, maior a possibilidade de cruzamento das informações e, por consequência, a localização e identificação das pessoas.

O PLID reúne números e dados detalhados de diferentes fontes, o que permite o rápido compartilhamento de informações com diversas instituições que enfrentam o problema do desaparecimento de pessoas. Auxilia, ainda, no processo de localização e/ou identificação de óbitos, na identificação e localização de pessoas desaparecidas e no combate eficiente do tráfico de seres humanos.

Já tramita no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), projeto de implantação do PLID em todos as unidades do MP do Brasil, o que o tornará um banco de dados nacional e permitindo eficiente trabalho em rede.

40 mil "santinhos" foram distribuidos durante a ação

Parceria MP-SP e VML – Desde a implantação do PLID no Ministério Público de São Paulo a agência VML se tornou a principal parceira do Programa. A produção de todo o conteúdo publicitário – vídeos, cartazes, logo, peças para redes socais, etc – foi realizada em caráter pró-bono, o que faz da agência uma grande aliada no combate ao desaparecimento de pessoas no Brasil.

VML Foundation Day - Neste 24 de setembro acontece o 10º VML Foundation Day. O tema de ação voluntária como um todo segue o lema “Tudo Soma”, apontando que tanto as ações de pequeno porte quanto as maiores podem ter um impacto tremendo junto às comunidades onde a agência opera.

Ao longo destes anos todos, muitas ações foram marcantes para as comunidades onde operam os escritórios da VML. “Retribuir tem sido fundamental para a VML desde o início de nossas operações,” afirmou Jon Cook, presidente e CEO. Alguns exemplos das campanhas encampadas neste VML Foundation Day globalmente são: em Kalamazoo/Michigan, será pintando um mural na comunidade; em Sydney/Austrália, a participação será num programa de prevenção ao suicídio entre crianças e adolescentes. Em outras localidades, entidades não-governamentais serão apoiadas pelos escritórios da agência, como por exemplo o American Cancer Society e o Atlanta Food Bank.

Os escritórios da VML que fazem ações no mesmo dia são: Kansas City, Kalamazoo/Michigan, Chicago, Nova York, Atlanta, Seattle, Austrália, NATIVE VML (Cidade do Cabo), Londres, China, Japão, Polônia, Brasil, VML Qais (Jakarta, Mumbai e Singapore) e Milão/Itália.

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