espaço

Tuesday , 24 de march de 2015

Procurador-Geral fala sobre campanha “DNA das Armas” no Jornal da Record News

Márcio Elias Rosa é entrevistado pelo jornalista Heródoto Barbeiro sobre a iniciativa do MP-SP
Márcio Elias Rosa é entrevistado pelo jornalista Heródoto Barbeiro sobre a iniciativa do MP-SP

O Procurador-Geral de Justiça, Márcio Fernando Elias Rosa, foi entrevistado no Jornal da Record News que foi ao ar na noite desta terça-feira (23/3) para falar sobre a campanha “DNA das Armas”. A iniciativa do Ministério Público do Estado de São Paulo e do Instituto Sou da Paz tem o objetivo de promover o debate na sociedade civil sobre a necessidade de implantação de tecnologia inteligente de marcação individual das armas de fogo no País.

Procurador-Geral é entrevistado por Heródoto Barbeiro: “Estamos combatendo o instrumento do crime”

Procurador-Geral é entrevistado por Heródoto Barbeiro: “Estamos combatendo o instrumento do crime”

A campanha é baseada em pesquisa inédita sobre o caminho percorrido por armas apreendidas em situações de roubo e homicídio, realizada pelo Ministério Público de São Paulo em parceria com o Instituto Sou da Paz, que analisou o universo de 4.289 armas apreendidas nesses dois tipos de crime na cidade de São Paulo, nos anos de 2011 e 2012, e constatou que aproximadamente metade delas não pôde ter o seu perfil revelado por conta da numeração raspada, prática comum no submundo do crime.

O levantamento também apontou um número significativo de armas de origem legal que foram furtadas de seus proprietários e depois apreendidas. A pesquisa apurou que 38% das armas rastreadas tinham registro legal prévio, o que na prática significa que foram vendidas legalmente e depois desviadas para as mãos de criminosos. Das armas com registro prévio, a grande maioria foi registrada no Estado de São Paulo, demonstrando que é preciso reforçar a fiscalização dentro das fronteiras do estado.

Márcio Elias Rosa explicou ao jornalista Heródoto Barbeiro que “o objetivo da campanha é criar óbice para dificultar o comércio e a circulação de armas”, de forma a dificultar as ações criminosas e, por outro lado, facilitar o rastreamento de armas de fogo utilizadas em crimes para descobrir os autores desses crimes. “Estamos combatendo o instrumento do crime”, destacou o Procurador-Geral de Justiça.

Veja aqui a entrevista


Núcleo de Comunicação Social

Ministério Público do Estado de São Paulo - Rua Riachuelo, 115 – São Paulo (SP)
[email protected] | Tel: (11) 3119-9027 / 9028 / 9031 / 9032 / 9039 / 9040 / 9095
espaço
espaço

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Rua Riachuelo, 115 - São Paulo - CEP 01007-904 - PABX: 11 3119.9000

Horário de Atendimento: das 9h às 19h

Todos os direitos reservados

 
espaço