espaço

Thursday , 09 de april de 2015

MP e Secretaria da Saúde firmam convênio para fiscalização do cadastro de receptores de órgãos

Acordo garante acesso dos Promotores aos dados da Central de Notificação, Captação e Distribuição
Acordo garante acesso dos Promotores aos dados da Central de Notificação, Captação e Distribuição

O Ministério Público do Estado de São Paulo e a Secretaria Estadual da Saúde firmaram, na manhã desta quinta-feira (9/4), Termo de Cooperação Técnica com o objetivo de promover, acompanhar, avaliar e fiscalizar, de forma célere, sistemática e informatizada, a obediência do cadastro técnico de receptores de órgãos, tecidos e partes do corpo humano.

O acordo foi assinado pelo Procurador-Geral de Justiça, Márcio Fernando Elias Rosa, e pelo Secretário Estadual da Saúde, David Uip.

O Termo de Cooperação prevê que a Secretaria Estadual de Saúde, por meio da Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos disponibilizará ao Centro de Apoio Operacional de Direitos Humanos e Sociais acesso ao sistema informatizado do cadastro de receptores de órgãos, tecidos e partes do corpo humano, necessário ao exercício das atuações funcionais dos Promotores de Justiça.

O Secretário Estadual da Saúde, David Uip, e o Procurador-Geral, Márcio Elias Rosa, assinam o Termo de Cooperação
O Secretário Estadual da Saúde, David Uip, e o Procurador-Geral, Márcio Elias Rosa, assinam o Termo de Cooperação

A Secretaria de Saúde também indicará os transplantes realizados, com individualização do paciente, local de realização da operação e a ordem ocupada pelo receptor na lista, bem como a justificativa fundamentada no caso de algum receptor ter sido preterido na fila do cadastro técnico.  Informará, ainda, os órgãos, tecidos ou partes do corpo humano adequadamente extraídos de doadores e não aproveitados para fins de transplantes, com comprovação da causa impossibilitadora e destino do órgão.

Nos casos de descumprimento das normas adotadas pelo Sistema Estadual de Transplantes, a Secretária de Saúde informará ao MP-SP as medidas eventualmente adotadas para fins de investigação e providências cabíveis contra os responsáveis.

O acordo também prevê apoio técnico mútuo nas áreas bibliográfica, legislativa e jurisprudencial, compartilhamento de sistemas informatizados e a promoção de cursos para membros do MP e dos técnicos do Sistema Estadual de Transplantes.

Também participaram da cerimônia de assinatura do Termo de Cooperação, realizada na sede do MP-SP, o Coordenador do Sistema Estadual de Transplantes, Agenor Spallini Ferraz, e a Promotora de Justiça Assessora do Centro de Apoio Operacional de Direitos Humanos e Direitos Sociais Aline Jurca Zavaglia Vicente Alves.


Núcleo de Comunicação Social

Ministério Público do Estado de São Paulo - Rua Riachuelo, 115 – São Paulo (SP)
[email protected] | Tel: (11) 3119-9027 / 9028 / 9031 / 9032 / 9039 / 9040 / 9095
espaço
espaço

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Rua Riachuelo, 115 - São Paulo - CEP 01007-904 - PABX: 11 3119.9000

Horário de Atendimento: das 9h às 19h

Todos os direitos reservados

 
espaço