espaço

Wednesday, 29 de april de 2015

MP-SP participa de ato público contra redução da maioridade penal

Procurador-Geral Márcio Elias Rosa integrou a mesa principal do evento na USP
Procurador-Geral Márcio Elias Rosa integrou a mesa principal do evento na USP

O Procurador-Geral de Justiça fala no Ato Público: “Redução da maioridade penal não vai reduzir os índices de violência”
O Procurador-Geral de Justiça fala no Ato Público: “Redução da maioridade penal não vai reduzir os índices de violência”

 

Instituições, movimentos sociais, juristas e acadêmicos participaram, na noite desta terça-feira (28/4), no Salão Nobre da Faculdade de Direito do Largo São Francisco, na capital, de um ato público contra a redução da maioridade penal. O Procurador-Geral de Justiça, Márcio Fernando Elias Rosa, representou o Ministério Público do Estado de São Paulo no evento promovido por várias entidades.

“A Proposta de Emenda Constitucional 171/1993 vai na contramão da Constituição Federal de 1988”, afirmou, no evento, o Procurador-Geral de Justiça. De acordo com Márcio Fernando Elias Rosa, a proposta é inconstitucional dos pontos de vista formal e de conteúdo. “A redução da maioridade penal não vai reduzir os índices de criminalidade porque idade não é fator de violência”, ressaltou.

“O caminho é outro”, apontou o Procurador-Geral. “O caminho é a fruição dos direitos individuais e sociais, capaz de reverter o quadro de miséria que habita o cenário nacional”, disse. “O Estado é bom para declarar direitos e péssimo para concretizá-los”, sublinhou, destacando ser a favor da “redução da omissão estatal em termos de políticas públicas; a favor da redução da ineficiência investigativa do Estado”.

Para o Presidente do Tribunal de Justiça, José Renato Nalini, a proposta de redução da maioridade penal é equivocada. “Estamos combatendo os efeitos sem combater a causa”, afirmou. “Essa tendência de trancafiamento e segregação dos jovens é postura comodista de quem não quer enxergar os problemas de uma sociedade enferma”. De acordo com Nalini, “é um equívoco do Congresso achar que a legislação pode mudar a sociedade”.

Salão Nobre da Faculdade de Direito do Largo São Francisco ficou lotado no Ato Público
Salão Nobre da Faculdade de Direito do Largo São Francisco ficou lotado no Ato Público

 

Na opinião do Defensor Público-Geral, Rafael Vernaschi, “há um claro retrocesso nesse tipo de discussão”. “Deveríamos estar discutindo pautas propositivas, em vez da proposta da redução da maioridade penal, mas vejo com entusiasmo a união de todos aqui, hoje, para debater a questão”.

O evento reuniu os ex-Ministros  da Justiça José Carlos Dias e Miguel Reali Junior; o ex-Secretário de Estado de Direitos Humanos e membro da Comissão Nacional da Verdade, Paulo Sérgio Pinheiro, o Professor da USP Sérgio Salomão Shecaira, a  Presidente da Fundação CASA, Berenice Giannella, professores, acadêmicos e ativistas de diferentes áreas.


Núcleo de Comunicação Social

Ministério Público do Estado de São Paulo - Rua Riachuelo, 115 – São Paulo (SP)
[email protected] | Tel: (11) 3119-9027 / 9028 / 9031 / 9032 / 9039 / 9040 / 9095
espaço
espaço

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Rua Riachuelo, 115 - São Paulo - CEP 01007-904 - PABX: 11 3119.9000

Horário de Atendimento: das 9h às 19h

Todos os direitos reservados

 
espaço