espaço

Monday , 18 de may de 2015

MP-SP integra medidas para combate à violência nos estádios de futebol

Providências incluem criação de anexo da Promotoria que atua no Juizado Especial Criminal
Providências incluem criação de anexo da Promotoria que atua no Juizado Especial Criminal

MP-SP participa de medidas para combate à violência nos estádios de futebolO Ministério Público do Estado de São Paulo participará de uma série de medidas anunciadas nesta segunda-feira (18/5) pela Secretaria de Segurança Pública, visando o aprimoramento da segurança dos torcedores e do combate à violência nos estádios de futebol. Entre essas medidas está a criação, pelo MP, de um anexo da Promotoria de Justiça que atua no Juizado Especial Criminal (JECRIM), presente nos estádios.

As medidas foram anunciadas após reunião entre o Secretário de Segurança Pública, Alexandre de Moraes; o Procurador-Geral de Justiça, Márcio Fernando Elias Rosa; o Presidente do Tribunal de Justiça, Desembargador Renato Nalini; o Presidente da Federação Paulista de Futebol, Reinaldo Carneiro Bastos e outras autoridades que há tempos vêm discutindo o aperfeiçoamento no enfrentamento do problema.

Como resultado desse trabalho conjunto, o Tribunal de Justiça modificou um Provimento, ampliando a competência do Juizado Especial Criminal, que agora passa a poder processar e julgar autores de crimes conexos aos crimes previstos no Estatuto do Torcedor, como porte de arma de fogo, porte de explosivo, formação de quadrilha, lavagem de dinheiro, lesão corporal gravíssima e tráfico de drogas. Com isso, os Juízes desse Juizado poderão decretar medidas cautelares contra autores desse tipo de delito, o que antes não era possível.

Além disso, será aumentada a fiscalização no cumprimento de medidas restritivas, a exemplo da que proíbe a entrada nos estádios de torcedores que tenham se envolvido em tumultos e que estejam obrigados a se apresentar à autoridade policial duas horas antes do jogo, saindo apenas duas horas após a partida. O Secretário de Segurança Pública anunciou que o objetivo, agora, é que esses torcedores sejam punidos também com a obrigatoriedade de prestarem serviços comunitários em centros de reabilitação, Corpo de Bombeiros, Instituto Médico Legal e outras instituições públicas.

MP-SP participa de medidas para combate à violência nos estádios de futebolUma Delegacia móvel também funcionará em dias de grandes jogos, mesmo onde exista base móvel da Polícia Militar.  Outra medida será a inclusão de ocorrências relacionadas ao futebol no rol de crimes cuja prática pode ser denunciada por meio do Disque-Denúncia.

Uma comissão permanente, integrada por representantes da Secretaria de Segurança Pública, MP, TJ e associação dos cronistas esportivas vai se reunir mensalmente para a deliberação de novas medidas.

Para o Procurador-Geral de Justiça, “o futebol é um patrimônio cultural do Brasil e o Estado precisa demonstrar capacidade de prevenir e reprimir eventos de violência capazes de afastar o torcedor das praças esportivas”. Segundo ele, as instituições se uniram em um pensamento uniforme para que este serviço seja prestado com eficiência o que, em sua avaliação, por si só já traz uma carga simbólica capaz de inibir novas ocorrências violentas.

Também participaram da reunião na sede da Secretaria de Segurança o Secretário-Adjunto Mágino Alves Barbosa Filho, o delegado-geral da Polícia Civil, Youssef Abou Chahin, e delegados de unidades especializadas do Departamento Estadual de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP), o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Ricardo Gambaroni, coronéis do Comando de Policiamento de Choque (CPChq), além de representantes da Coordenadoria Operacional da PM (CoordOp) e do Comando de Policiamento da Capital (CPC), e o Promotor de Justiça do JECRIM Paulo Castilho.


Núcleo de Comunicação Social

Ministério Público do Estado de São Paulo - Rua Riachuelo, 115 – São Paulo (SP)
[email protected] | Tel: (11) 3119-9027 / 9028 / 9031 / 9032 / 9039 / 9040 / 9095
espaço
espaço

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Rua Riachuelo, 115 - São Paulo - CEP 01007-904 - PABX: 11 3119.9000

Horário de Atendimento: das 9h às 19h

Todos os direitos reservados

 
espaço