espaço

Tuesday , 26 de may de 2015

MP-SP participa de inauguração do Anexo Judicial de Defesa do Torcedor

Órgão funcionará no Fórum Criminal da Barra Funda para combater violência nos estádios
Órgão funcionará no Fórum Criminal da Barra Funda para combater violência nos estádios

MP-SP participa de inauguração do Anexo Judicial de Defesa do TorcedorO Tribunal de Justiça inaugurou, na manhã desta terça-feira (26/5), o Anexo Judicial de Defesa do Torcedor, que funcionará no Fórum Criminal da Barra Funda. O órgão integra uma série de medidas adotadas em conjunto pelo TJ, Secretaria Estadual de Segurança Pública e Ministério Público visando o aprimoramento da segurança dos torcedores e do combate à violência nos estádios de futebol da capital.

O Procurador-Geral de Justiça, Márcio Fernando Elias Rosa, esteve presente à solenidade, juntamente com o Presidente do Tribunal de Justiça, Desembargador José Renato Nalini; o Secretário de Segurança Pública, Alexandre de Moraes; o Presidente da Assembleia Legislativa do Estado, Deputado Fernando Capez; a Diretora do Fórum Criminal da Barra Funda, Juíza Maria de Fátima dos Santos Gomes Muniz de Oliveira, e de outras autoridades.

Com a inauguração do Anexo Judicial, poderão ser aplicadas imediatamente medidas judiciais em relação a torcedores envolvidos em atos ilícitos nos esportes. E, como o TJ ampliou a competência do Juizado Especial Criminal (JECRIM), agora também passou a ser possível ao JECRIM processar e julgar autores de crimes conexos aos crimes previstos no Estatuto do Torcedor, como porte de arma de fogo, porte de explosivo, formação de quadrilha, lavagem de dinheiro, lesão corporal gravíssima e tráfico de drogas. Com isso, os Juízes desse Juizado poderão decretar medidas cautelares contra autores desse tipo de delito, o que antes não era possível.

Para o Presidente do Tribunal de Justiça, o Anexo Judicial de Defesa do Torcedor significa uma importante contribuição, “resultado de ousadia e coragem num momento de crise polimorfa”.

Na opinião do Procurador-Geral de Justiça, o órgão “marca a convergência de interesse das instituições e mostra a possibilidade de pautas propositivas”. Márcio Fernando Elias Rosa lembrou que o futebol é um patrimônio do povo brasileiro e que o Ministério Público deve atuar sempre na perspectiva de seus reflexos, notadamente o direito do torcedor. Para ele, o Brasil vem evoluindo nessa questão, mas iniciativas do gênero são sempre importantes. “É preciso tentar reduzir o abismo existente entre a eficácia jurídica e a eficácia social”, destacou. “O que é preciso é que o Estado torne realidade o que o Estatuto do Torcedor prevê há 10 anos”.

O Secretário de Segurança Pública, Alexandre de Moraes, destacou o apoio do MP à iniciativa que, segundo ele, significa “mais um importante passo contra a violência no futebol, fruto de esforço conjunto, porque permitirá a rápida aplicação da justiça contra autores de violência, dando resposta mais eficaz à sociedade”.

Já o Presidente da Assembleia Legislativa, Fernando Capez, definiu a iniciativa como “uma das mais auspiciosas inovações”, destacando que “o projeto tende a proteger e a salvar vidas”. Ele citou que o projeto também aposta em “conciliação educativa” para que aqueles que cometeram atos violentos voltem ressocializados para os estádios de futebol.

Para o Juiz José Zoega Coelho, do Juizado Especial Criminal, trata-se de “um novo e eficiente instrumento de combate à violência no futebol”. Ele elogiou a conjugação de esforços entre Judiciário, MP, forças policiais, e Federação Paulista de Futebol para viabilizar o projeto.

MP-SP participa de inauguração do Anexo Judicial de Defesa do Torcedor

A solenidade também teve a participação do Desembargador Sérgio Ribas, Sérgio Ribas, coordenador do JECrim; do Secretário Estadual de Administração Penitenciária, Lourival Gomes; do Promotor de Justiça Paulo Castilho, do JECRIM, de representantes da Federação Paulista de Futebol e da Ordem dos Advogados do Brasil, e de outras instituições.


Núcleo de Comunicação Social

Ministério Público do Estado de São Paulo - Rua Riachuelo, 115 – São Paulo (SP)
[email protected] | Tel: (11) 3119-9027 / 9028 / 9031 / 9032 / 9039 / 9040 / 9095
espaço
espaço

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Rua Riachuelo, 115 - São Paulo - CEP 01007-904 - PABX: 11 3119.9000

Horário de Atendimento: das 9h às 19h

Todos os direitos reservados

 
espaço