espaço

Monday , 15 de june de 2015

MP-SP lança cartilha de defesa animal

Objetivo é facilitar a identificação de maus-tratos e informar como fazer denúncias
Objetivo é facilitar a identificação de maus-tratos e informar como fazer denúncias

Para esclarecer a população sobre atos que podem ser considerados maus-tratos e orientar os cidadãos e entidades de defesa animal sobre as formas de levar ao conhecimento dos órgãos públicos as denúncias de abusos e práticas de maus-tratos, e ainda, buscar junto a eles proteção aos animais, o Ministério Público do Estado de São Paulo, acaba de lançar a "Cartilha de Defesa Animal", disponibilizada, por enquanto, em formato digital.

A publicação atende a uma das diretrizes da Procuradoria-Geral de Justiça, que apoia a edição da cartilha.

O texto é resultado da atuação da Promotoria de Justiça de Ilhabela, na qual a autora, a Promotora de Justiça Eloisa Balizardo foi titular por cerca de dois anos e meio, ocasião em que se dedicou à causa da defesa animal, iniciando esforços na alteração da forma de controle populacional de cães e gatos daquele município. A atuação culminou com a celebração de Termo de Ajustamento de Conduta que trouxe inovações no tratamento dispensado aos animais de rua. A autora atuou também em Caraguatatuba e São Sebastião, em casos específicos de defesa animal, nos quais foi possível firmar termos de ajustamento de conduta nos mesmos moldes do celebrado na comarca de Ilhabela.

Segundo a Promotora Eloisa Balizardo, "não raro as pessoas se deparam com situações de maus-tratos aos animais, mas, por medo ou por falta de conhecimento, deixam de comunicar os fatos às autoridades competentes, pensando, muitas vezes, que não há nada  a ser feito". Assim, segundo ela, o objetivo da cartilha é para que o cidadão, "munido de maiores informações, possa denunciar abusos e maus-tratos aos animais e também exigir que o Poder Público, sem descuidar da saúde da população, forneça-lhes tratamento digno", concluiu.

Segundo o Procurador-Geral de Justiça, Márcio Fernando Elias Rosa, “a intenção da PGJ é publicizar as sugestões de atuação e, ao mesmo tempo, prestar serviço de esclarecimento à população”.


Núcleo de Comunicação Social

Ministério Público do Estado de São Paulo - Rua Riachuelo, 115 – São Paulo (SP)
[email protected] | Tel: (11) 3119-9027 / 9028 / 9031 / 9032 / 9039 / 9040 / 9095
espaço
espaço

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Rua Riachuelo, 115 - São Paulo - CEP 01007-904 - PABX: 11 3119.9000

Horário de Atendimento: das 9h às 19h

Todos os direitos reservados

 
espaço