espaço

Tuesday , 23 de june de 2015

CNMP lança a campanha “João Cidadão”

Objetivo é contribuir para desenvolvimento da cultura de direitos humanos no Brasil
Objetivo é contribuir para desenvolvimento da cultura de direitos humanos no Brasil

O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) lançou, nesta terça-feira (23/6), a campanha “João Cidadão”, que tem o objetivo de contribuir para o desenvolvimento da cultura de direitos humanos no Brasil e aproximar o Ministério Público da sociedade.

“Tudo começa com a educação. Temos de regar a semente para, no futuro, haver uma sociedade melhor e mais justa. E ao se atingir o público-alvo da campanha, que são os jovens, haverá mudança de paradigma das novas gerações”, afirmou o Presidente do CNMP e Procurador-Geral da República, Rodrigo Janot, no lançamento.

A campanha “João Cidadão” pretende divulgar conteúdo formativo e informativo sobre os direitos de todos os cidadãos, por meio de uma abordagem bem-humorada e dinâmica, apta a aproximar a sociedade - e principalmente os jovens - do debate sobre a cidadania. As informações e o conteúdo explicativo sobre os temas abordados na campanha estão publicados no Facebook (www.facebook.com/joaocidadaooficial) e no hotsite www.cnmp.mp.br/joaocidadao.

O evento contou com a presença de várias autoridades, como o Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo; a Presidente em exercício do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Laurita Vaz, o Senador Valdir Raupp (PMDB-RR), conselheiros e membros auxiliares do CNMP e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Procuradores-Gerais de Justiça, Membros do MP brasileiro e da Secretaria da Reforma do Judiciário.

Por sua vez, o conselheiro e presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Fundamentais (CDDF) do CNMP, Jarbas Soares Júnior, afirmou que o Conselho tem de ter viés social, “auxiliar o Ministério Público brasileiro na promoção dos direitos humanos. Além disso, a campanha vem trazer ao jovem o papel da instituição”.

Para o Promotor de Justiça do Estado do Paraná e membro colaborador da CCDF, Eduardo Cambi, é fundamental que haja o engajamento dos membros do MP para que a campanha tenha os resultados alcançados. Cambi citou a parceria com o Ministério da Justiça, com a Fundação Pedro Jorge, com jornal Gazeta do Povo, com a Secretaria Nacional de Justiça e com a Organização das Nações Unidas (ONU) e salientou a existência do Comitê Gestor, canal importante para levar o projeto aos 14 mil membros do MP brasileiro. “Precisamos de multiplicadores e de cidadãos conscientes de seus direitos”.

De acordo com o membro auxiliar da CDDF Luciano Ávila, o “João Cidadão” é um projeto de diálogo com a juventude. “A proposta é despertar os jovens para a cidadania e para a discussão dos direitos fundamentais”. A ideia foi compartilhada por Juliano Napoleão, assessor da Comissão. Ele complementou que o Ministério Público é o protagonista na difusão da defesa desses direitos.

O Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, afirmou que pretende aprofundar cada vez mais a parceria com o Ministério Público, “que tem papel fundamental na construção da cidadania. Tenho orgulho por ser parceiro do Ministério Público”.

Durante o evento, foi exibida mensagem do Ministro da Educação, Renato Janine. Ele asseverou que a questão dos direitos humanos é essencial para a democracia. “Muito importante os jovens aprenderem quais direitos devem ser reivindicados”.

De acordo com o procurador federal dos direitos do cidadão, Aurélio Rios, a campanha “João Cidadão” terá a oportunidade de criar uma cultura de paz nas redes sociais, “para ter um país com menos ódio e menos ressentimentos”.

Luciana Loureiro, Procuradora da República e diretora-geral da Fundação Pedro Jorge, elogiou o lançamento da campanha. Para ela, o “João Cidadão” tem o potencial de difundir entre os jovens, de forma lúdica, os direitos fundamentais. “O projeto ultrapassa a barreira da linguagem, que é próxima dos jovens. O Ministério Público Federal está disposto a colaborar. Essa cooperação vai proporcionar que se colham grandes frutos”.

Leia aqui mais sobre a campanha.


Núcleo de Comunicação Social

Ministério Público do Estado de São Paulo - Rua Riachuelo, 115 – São Paulo (SP)
[email protected] | Tel: (11) 3119-9027 / 9028 / 9031 / 9032 / 9039 / 9040 / 9095
espaço
espaço

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Rua Riachuelo, 115 - São Paulo - CEP 01007-904 - PABX: 11 3119.9000

Horário de Atendimento: das 9h às 19h

Todos os direitos reservados

 
espaço