espaço

Monday , 29 de june de 2015

MP-SP sedia encontro de Coordenadores dos Centros de Apoio Criminais

Reunião teve a participação de representantes de MPs de 18 estados
Reunião teve a participação de representantes de MPs de 18 estados

MP-SP sedia encontro de Coordenadores dos Centros de Apoio CriminaisCoordenadores e assessores dos Centros de Apoio Operacionais e das Promotorias de Justiça Criminais dos Ministérios Públicos de 18 estados brasileiros estiveram reunidos na última sexta-feira (26/6), na sede do Ministério Público do Estado de São Paulo, no I Encontro do gênero.

Presidida pelo Promotor de Justiça Everton Luiz Zanella, Coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias Criminais (CAO-Crim) do Ministério Público de São Paulo, o encontro contou, ainda, com a participação de representantes dos MPs do Acre, Amapá, Amazonas, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, do Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

O objetivo do encontro foi compartilhar boas práticas, projetos e iniciativas exitosas, além de discutir os problemas enfrentados por cada Estado visando a busca de soluções conjuntas.

O Procurador-Geral de Justiça, Márcio Fernando Elias Rosa, participou da abertura do evento, ocasião em que destacou a importância da troca de experiência entre as unidades do MP de todo o Brasil. “A atuação criminal não e é apenas a vitrine do Ministério Público para a sociedade, é o alicerce de nossa atuação e precisa ser valorizada”, afirmou, depois de citar alguns desafios que precisam ser enfrentados a nível institucional.

No encontro, cada Coordenador ou Assessor do Centro de Apoio Criminal fez breve apresentação sobre as atividades específicas desenvolvidas em seu Estado de origem. Em seguida, houve debates sobre as “audiências de custódia” e a criação de Promotorias Especializadas de Controle Externo da Atividade Policial e de Segurança Pública.

O colegiado deliberou pela promoção de campanha nacional para o atendimento e proteção às vítimas e familiares e pela criação de Fórum Permanente dos Centros de Apoio Criminais dos Ministérios Públicos Estaduais, além do compartilhamento de materiais.

O próximo encontro ficou marcado para o dia 6 de novembro de 2015, às 10h00, no Ministério Público de Minas Gerais.


Núcleo de Comunicação Social

Ministério Público do Estado de São Paulo - Rua Riachuelo, 115 – São Paulo (SP)
[email protected] | Tel: (11) 3119-9027 / 9028 / 9031 / 9032 / 9039 / 9040 / 9095
espaço
espaço

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Rua Riachuelo, 115 - São Paulo - CEP 01007-904 - PABX: 11 3119.9000

Horário de Atendimento: das 9h às 19h

Todos os direitos reservados

 
espaço