espaço

Tuesday , 03 de november de 2015

Projeto de enfrentamento à violência contra a mulher em Taboão da Serra encerra curso

Objetivo foi conscientizar autores desse tipo de crime para evitar reincidência
Objetivo foi conscientizar autores desse tipo de crime para evitar reincidência

Terminou na terça-feira (27/10) a segunda etapa do Projeto “Tempo de Despertar”, desenvolvido pela Promotoria de Justiça de Taboão da Serra com o objetivo de orientar, por meio de palestras e trabalho coordenado, autores de violência contra a mulher, cujos inquéritos policiais ou processos criminais pelo crime de violência doméstica estejam em andamento.

O Projeto é desenvolvido em parceria com o Poder Judiciário, Ordem dos Advogados do Brasil, Secretarias do Município, Coordenadoria da Mulher de Taboão da Serra, ONG Coletivo Feminista e ONG Projeto Vida Corrida.

Dos 30 autores desse tipo de crime selecionados para fazer parte desta segunda etapa, 90% tiveram participação assídua nos nove encontros realizados e receberam orientação sobre os diversos aspectos que envolvem vida em família. Durante o período de participação no curso, não houve reincidência de agressão nas famílias ou descumprimento das medidas protetivas.

Pelos próximos seis meses, os participantes que concluíram o curso terão acompanhamento continuado da equipe técnica do Projeto com o objetivo de verificar eventual prática de violência contra a mulher. Paralelamente, as vítimas também serão acompanhadas para avaliação dos resultados obtidos após participação no Projeto.

De acordo com a Promotoria de Justiça de Taboão da Serra, os participantes desse ciclo de palestras, têm entre 18 e 63 anos, estão inseridos no mercado de trabalho, mesmo que informalmente e metade deles já vivenciaram ou presenciaram situações de violência doméstica durante a infância.

Para a Promotoria, o trabalho com os homens é essencial para a prevenção da violência contra a mulher, uma vez que 65% dos casos registrados na cidade são de reincidentes, e 80% dos autores fazem uso imoderado de álcool e/ou droga. A participação no curso agiliza o acesso aos programas de tratamento contra dependência de álcool e drogas já existentes nos serviços de saúde do município.

O projeto da Promotoria de Justiça de Taboão da Serra serviu de inspiração para o Programa “Tempo de Despertar” instituído recentemente pela Lei  municipal nº 2.229/15, visando combater e prevenir a violência doméstica contra a mulher a partir da conscientização dos autores desse tipo de crime, com realização anual do Programa pela Prefeitura de Taboão da Serra em parceria com o Ministério Público.


Núcleo de Comunicação Social

Ministério Público do Estado de São Paulo - Rua Riachuelo, 115 – São Paulo (SP)
[email protected] | Tel: (11) 3119-9027 / 9028 / 9031 / 9032 / 9039 / 9040 / 9095
espaço
espaço

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Rua Riachuelo, 115 - São Paulo - CEP 01007-904 - PABX: 11 3119.9000

Horário de Atendimento: das 9h às 19h

Todos os direitos reservados

 
espaço