espaço

Thursday , 28 de july de 2016

Facebook e WhatsApp descumprem legislação brasileira, diz Ministério Público em nota técnica

Confira a nota na íntegra
Confira a nota na íntegra

 

Facebook e WhatsApp descumprem legislação brasileira, diz Ministério Público em nota técnicaEm nota técnica divulgada nesta quinta-feira (28/7), o Conselho Nacional de Procuradores-Gerais (CNPG), o Ministério Público Federal, o Ministério Público do Trabalho, o Ministério Público Militar e os MPs de todas as unidades da Federação alertam para o descumprimento da legislação brasileira por empresas estrangeiras que prestam serviços de internet no país.

 

De acordo com a nota, isso tem trazido prejuízos às investigações relacionadas a diversos crimes praticados por meio da web.

 

Para fazer valer a sua missão institucional prevista na Constituição de 1988, o Ministério Público tem insistido na negociação com as empresas de internet.

 

Contudo, até o presente momento, os avanços têm sido absolutamente insatisfatórios. Diferentemente do que alegam, as empresas de aplicativos de internet, como Facebook e WhatsApp, não colaboram de forma plena e efetiva, conforme exigem as leis brasileiras, nem manifestaram real disposição para negociar caminhos efetivos para o fornecimento imediato de dados determinados por ordem judicial. Uma vez que essas empresas se negam a cumprir as normas brasileiras, fica configurada a inadequação do serviço por elas prestado no país.

 

Leia a íntegra da nota

 


Núcleo de Comunicação Social

Ministério Público do Estado de São Paulo - Rua Riachuelo, 115 – São Paulo (SP)
[email protected] | Tel: (11) 3119-9027 / 9028 / 9031 / 9032 / 9039 / 9040 / 9095
espaço
espaço

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Rua Riachuelo, 115 - São Paulo - CEP 01007-904 - PABX: 11 3119.9000

Horário de Atendimento: das 9h às 19h

Todos os direitos reservados

 
espaço