espaço

Friday , 26 de august de 2016

Procurador-Geral de Justiça propõe criar área no MP para acompanhar políticas de reparação à população negra

"A democracia é o melhor regime para consolidar os avanços sociais", disse o PGJ
"A democracia é o melhor regime para consolidar os avanços sociais", disse o PGJ

 

 

 

O Procurador-Geral de Justiça, Gianpaolo Smanio, propõe criar dentro do Ministério Público uma área voltada a acompanhar a implementação de políticas de reparação à população negra. A declaração foi feita na manhã desta quinta-feira (25/8), durante painel no 5º Congresso Nacional do Ministério Público Democrático, em São Paulo.

Procurador-Geral de Justiça quer criar área no MP para acompanhar políticas de reparação à população negra

Smanio proferiu uma palestra sobre “Os desafios sociais das promessas não cumpridas da democracia. MP em defesa dos mais vulneráveis socialmente”. De acordo com o PGJ, é preciso sublinhar que as promessas “ainda” não foram cumpridas, mas certamente serão, já que a democracia é o melhor regime para consolidar os avanços sociais.

Edna Roland, coordenadora da Igualda Racial da Prefeitura de Guarulhos e membro do Grupo de Especialistas da ONU para a Implementação da Declaração e Programa de Ação de Durban, discorreu sobre a falta de acesso da população negra à Justiça. Foi nesse contexto que o PGJ sugeriu a formatação de um núcleo no MP. Os dirigentes do Ministério Público Democrático propuseram-se a intermediar o contato entre o MP e os movimentos representativos dos afrodescendentes.

De acordo com Smanio, é preciso buscar outros caminhos, não apenas o judicial, para a efetivação de direitos. “O tempo do Judiciário não é o tempo da necessidade social”, assinalou o PGJ.

Para cumprir o papel que a Constituição lhe conferiu na defesa na defesa dos direitos sociais, o MP deve agir de forma integrada, tanto no plano interno quanto externo. “O Ministério Público deve estar inserido nas políticas públicas, atuando em rede”, disse o PGJ.

O painel foi dirigido pela procuradora Evelise Pedroso Teixeira Prado Videira. O Procurador-Geral de Justiça destacou a importância do evento, que termina nesta sexta-feira (26/8). “O Ministério Público Democrático faz com que o MP interaja com a sociedade.”

Na abertura do evento, o PGJ havia sido representado pela procuradora Lídia Helena Ferreira da Costas dos Passos.


Núcleo de Comunicação Social

Ministério Público do Estado de São Paulo - Rua Riachuelo, 115 – São Paulo (SP)
[email protected] | Tel: (11) 3119-9027 / 9028 / 9031 / 9032 / 9039 / 9040 / 9095
espaço
espaço

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Rua Riachuelo, 115 - São Paulo - CEP 01007-904 - PABX: 11 3119.9000

Horário de Atendimento: das 9h às 19h

Todos os direitos reservados

 
espaço