espaço

Tuesday , 04 de october de 2016

MPSP sedia lançamento de grupo criado para prevenir riscos ambientais em São Sebastião

Município tem um dos maiores terminais de petróleo do país
Município tem um dos maiores terminais de petróleo do país

 

 

Ciração do grupo de desastres ambientais de São Sebastião

 

São Sebastião, no litoral Norte de São Paulo, abriga um dos maiores terminais de petróleo do País. O município  recebe combustível por navio-petroleiro e abastece quatro refinarias do Estado de São Paulo por meio dos oleodutos São Sebastião-Guararema e Santos-São Sebastião. Os derivados entram e saem do terminal pelo oleoduto Guararema-Paulínia.

 

Essa vizinhança, no entanto, representa riscos iminentes à população local como possibilidades de explosões, incêndios,  vazamentos, contaminação do solo e da água, desabamentos, entre outros. Para estabelecer uma gestão de riscos, várias entidades se reuniram e lançaram na sede do Ministério Público da cidade, na quinta-feira passada (29/9), o “Fórum das Instituições”. O evento contou com a parceria do Grupo de Atuação Especial do Meio Ambiente (Gaema), núcleo Litoral Norte.

 

O objetivo é construir conjuntamente um protocolo de sensibilização, comunicação e participação para lidar com situações emergenciais e de riscos ambientais.  A iniciativa faz parte do projeto FAPESP nº 2014/07014-0, coordenado pela Cetesb. A proposta é unir as várias ações setoriais e parciais que já vêm sendo desenvolvidas pelas instituições públicas e privadas como Bombeiros, CEBIMar Centro de Biologia Marinha da USP; Cetesb – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo; CNRS – Centro Nacional de Pesquisa Científica da França; Companhia Docas; Companhia Quase Cinema; Defesa Civil de São Sebastião; Secretaria Estadual de Educação - Diretoria Regional de Ensino de Caraguatatuba; Hospital Municipal de São Sebastião; Divisão de Projetos e Sinalização Viária da Prefeitura de São Sebastião; Fundação Florestal - PESM (Parque Estadual Serra do Mar) Núcleo São Sebastião; Marinha do Brasil; Ministério Público do Estado de São Paulo;Polícia Militar Ambiental; Secretaria de Meio Ambiente de São Sebastião;  Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Ilha Bela e Transpetro, para promover uma gestão global integrada e participativa.

 

 

Uma das ações já propostas é a concepção e implantação de uma simulação artística para sensibilizar a população local exposta aos riscos iminentes, que vivenciará uma catástrofe imaginária. No encontro foi estabelecido um “pacto socioambiental” que abriu um caminho inédito para o diálogo e para a construção de um novo modelo na constituição de parcerias entre as diversas instituições visando uma nova forma de se fazer políticas públicas de forma inclusiva e participativa.


Núcleo de Comunicação Social

Ministério Público do Estado de São Paulo - Rua Riachuelo, 115 – São Paulo (SP)
[email protected] | Tel: (11) 3119-9027 / 9028 / 9031 / 9032 / 9039 / 9040 / 9095
espaço
espaço

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Rua Riachuelo, 115 - São Paulo - CEP 01007-904 - PABX: 11 3119.9000

Horário de Atendimento: das 9h às 19h

Todos os direitos reservados

 
espaço