espaço

Wednesday, 19 de october de 2016

Gaeco de Campinas cumpre mandados de prisão contra membros de facção criminosa

Operação Tormenta tem como alvo integrantes do PCC
Operação Tormenta tem como alvo integrantes do PCC

O Ministério Público de São Paulo, por meio do Grupo de Atuação Especial e Combate ao Crime Organizado (Gaeco), Núcleo Campinas, em conjunto com a Polícia Militar, por meio do Batalhão de Ações Especiais da Polícia (Baep) do  Comando de Operações Especias (COE) e com a Corregedoria da Polícia Civil, realizou na manhã desta quarta-feira (19/10) operação para cumprimento de mandados de prisão temporária e de busca e apreensão expedidos pela Justiça de Campinas.

 

Os alvos da Operação Tormenta, comandada pelos promotores de Justiça José Claudio Tadeu Baglio, Jandir Moura Torres Neto e Daniel Zulian,  são integrantes da liderança do Primeiro Comando da Capital (PCC) na região de Campinas, além de integrantes de uma outra organização criminosa que era responsável pelo fornecimento e distribuição de grande quantidade de droga e armas ao PCC em diversas áreas do Estado, além das atividades de tráfico próprias, desenvolvidas na cracolândia.

 

Dentre os alvos da operação está o investigador do Denarc, Bruno Luiz Soares Figueiredo que, pelo teor da investigação, era um dos principais responsáveis, juntamente com sua companheira, Vanilda Cândido por chefiar e conduzir as operações dessa organização considerada aliada do PCC. Ele foi preso na região de Campo Belo, na Zona Sul. Ao que tudo indica, ele pode ter relação com parte da droga que era transportada em um caminhão do Exército interceptado em Campinas. Na ocasião, três cabos do Exército foram presos com três toneladas de maconha.

 

De acordo com as investigações, Figueiredo avisava a facção sobre as operações policiais que seriam realizadas, inclusive na Cracolândia, na região central da capital e repassava drogas apreendidas para a facção criminosa PCC. Houve dois vazamentos de operações relevantes. A investigação do Gaeco de Campinas durou cerca de seis meses. Para o Gaeco, Núcleo Campinas, acredita que o casal tenha ligaçãocom a droga e as armas apreendidas no Cine Marrocos, no centro da capital,em agosto quando foram presas 32 pessoas.

 

Foram cumpridos 35 mandados de busca e apreensão e 15 de prisão em diversas cidades da região, incluindo Campinas, Sumaré, Paulínia, Itapira, São Paulo, Embu das Artes, São Caetano do Sul, além de mandado de busca na sede do Denarc.


Núcleo de Comunicação Social

Ministério Público do Estado de São Paulo - Rua Riachuelo, 115 – São Paulo (SP)
[email protected] | Tel: (11) 3119-9027 / 9028 / 9031 / 9032 / 9039 / 9040 / 9095
espaço
espaço

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Rua Riachuelo, 115 - São Paulo - CEP 01007-904 - PABX: 11 3119.9000

Horário de Atendimento: das 9h às 19h

Todos os direitos reservados

 
espaço