espaço

Monday , 05 de december de 2016

Promotor obtém aumento de pena com qualificadora em homicídio no caso Matsunaga

Justiça reconheceu impossibilidade de defesa da vítima
Justiça reconheceu impossibilidade de defesa da vítima

O Tribunal do Júri em São Paulo acatou a tese do Ministério Público de que Elize Matsunaga praticou crime de homicídio qualificado contra seu então marido, Marcos Kitano Matsunaga. Na madrugada desta-segunda-feira (5/12), a ré foi condenada a 18 anos e 9 meses de prisão pelo assassinato, agravado pelo fato de ter usado recurso que impossibilitou a defesa da vítima. Elize foi condenada ainda a um ano e 2 meses pelo crime de destruição e ocultação de cadáver, totalizando uma pena de 19 anos e 11 meses de reclusão em regime fechado. Ela não poderá recorrer em liberdade.

O promotor de Justiça José Carlos Cosenzo, autor da denúncia contra a ré, atuou no júri tendo como assistente de acusação o advogado Luiz Flávio Borges D’Urso.

O julgamento, um dos mais longos e repercutidos dos últimos anos, durou uma semana. No decorrer dos dias, os jurados, três homens e quatro mulheres, ouviram os relatos de 16 testemunhas, tanto de acusação quanto de defesa.

Na sentença, a Justiça entendeu procedente aumentar a pena em ¼, tendo em vista que o crime foi praticado contra cônjuge. Já a hipótese de diminuição de pena no crime de homicídio em face da confissão feita por Elize foi rejeitada, uma vez que a ré, além de “se passar por esposa abandonada pelo marido que teria deixado o lar do casal, ainda se desvencilhou do instrumento com o qual esquartejou o corpo da vítima, espalhando suas partes em local distante (...), vindo a confessar tão só posteriormente, quando as investigações já convergiam contra ela”.

O crime pelo qual Elize Matsunaga foi condenada aconteceu em 19 de maio de 2012. De acordo com a denúncia apresentada pelo MPSP, ela premeditou o crime ao descobrir que vinha sendo traída pelo marido. Após mais uma das muitas brigas entre o casal, a ré aproveitou-se do momento em que a vítima desceu à portaria do prédio em que moravam para buscar uma pizza, e armou-se de uma pistola. Quando Marcos Matsunaga retornou, Elize se aproximou e efetuou um único disparo, atingindo a cabeça do marido. “Enquanto a vítima Marcos agonizava, com o mesmo ódio incontido, Elize armou-se de uma faca, se aproximou de seu pescoço e o seccionou, conseguindo decapitá-lo”. Em seguida, a condenada arrastou o corpo para o quarto de hóspedes, onde esquartejou o cadáver. Ela colocou os restos mortais em três malas, que foram descartadas às margens de uma rodovia na Grande São Paulo.


Núcleo de Comunicação Social

Ministério Público do Estado de São Paulo - Rua Riachuelo, 115 – São Paulo (SP)
[email protected] | Tel: (11) 3119-9027 / 9028 / 9031 / 9032 / 9039 / 9040 / 9095
espaço
espaço

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Rua Riachuelo, 115 - São Paulo - CEP 01007-904 - PABX: 11 3119.9000

Horário de Atendimento: das 9h às 19h

Todos os direitos reservados

 
espaço