espaço

Monday , 19 de december de 2016

Ex-prefeito de Atibaia e empresário são condenados por fraudes em licitações

Esquema garantia que empresa vencesse concorrências
Esquema garantia que empresa vencesse concorrências

Denunciados pelo Ministério Público de São Paulo, o ex-prefeito de Atibaia José Roberto Tricoli e o empresário Sergio de Campos Mantovanini foram condenados pela Justiça, em sentença publicada em 9 de dezembro. A ação em questão diz respeito a crimes de licitação, praticados entre 2001 e 2006, quando Tricoli era prefeito do município paulista.

A denúncia oferecida pelo MPSP aponta que Tricoli, de forma reiterada, por pelo menos seis vezes e fora das hipóteses previstas em lei, dispensou licitações no setor de transportes coletivos. A prática o caráter competitivo dos procedimentos licitatórios.

Para alcançar seus objetivos, que causaram prejuízo ao erário, Tricoli contou com a colaboração de Mantovanini, sócio da empresa Viação Atibaia. De acordo com a denúncia, o empresário concorreu com as ilegalidades praticadas pelo então prefeito por se beneficiar das dispensas de licitação e contratar com o poder público.

O esquema funcionava da seguinte forma: pretendendo dispensar licitações nas concessões de serviço público de transporte, Tricoli forjava situações de emergência. Ao expedir cada um dos editais, o ex-prefeito incluía cláusulas que podiam levar à anulação dos referidos contratos, seja pelo Tribunal de Contas ou pelo Judiciário. Além disso, o modelo de outorga utilizado permitia que o concessionário tivesse lucro com a cobrança de tarifas dos usuários do serviço, sem oferecer nenhuma contrapartida ao poder público.

Ao inserir cláusulas que restringiam a competição entre empresas, Tricoli beneficiava diretamente a Viação Atibaia, pois garantia que a mesma continuasse prestando o serviço de modo “emergencial” por meio de sucessivas anulações das concorrências. E, mesmo quando a licitação chegava a ser concluída, cláusulas exageradas afunilavam a concorrência de forma que restasse apenas a Viação Atibaia como vencedora.

Diante dos fatos, a Justiça condenou José Roberto Tricoli a cinco anos e três meses de detenção em regime semiaberto e ao pagamento de 16 dias-multa, diária de R$ 333,00. Já para Sergio de Campos Mantovanini, a pena foi de quatro anos e seis meses de detenção e 15 dias-multa, diária de R$ 1 mil. Ambos foram condenados no âmbito da Lei de Licitações (Lei 8.666/93)


Núcleo de Comunicação Social

Ministério Público do Estado de São Paulo - Rua Riachuelo, 115 – São Paulo (SP)
[email protected] | Tel: (11) 3119-9027 / 9028 / 9031 / 9032 / 9039 / 9040 / 9095
espaço
espaço

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Rua Riachuelo, 115 - São Paulo - CEP 01007-904 - PABX: 11 3119.9000

Horário de Atendimento: das 9h às 19h

Todos os direitos reservados

 
espaço