espaço

Monday , 13 de february de 2017

Grupo de trabalho discute estruturação da carreira de membros do Ministério Público

Unificação de cargos em lista única foi uma das sugestões
Unificação de cargos em lista única foi uma das sugestões

Grupo de Trabalho sobre reclassificação de entrânciasNesta sexta-feira (10/2), o auditório Luiz Felipe França Ramos, no edifício-sede do MPSP na capital paulista, recebeu uma reunião do Grupo de Trabalho sobre reclassificação de entrâncias referente à carreira dos membros da instituição. A mesa diretora dos trabalhos foi composta pelo subprocurador-geral de Justiça de Políticas Criminais e Institucionais, Mario Sarrubbo, pelo secretário administrativo da Procuradoria-Geral de Justiça, Fernando Kfouri e pelos procuradores de Justiça Márcio Sérgio Christino, Marcos Hideki Ihara e Pedro de Jesus Juliotti.

Para Kfouri, a estruturação da carreira, que deveria seguir um modelo de pirâmide, tornou-se algo parecido a uma ampulheta. “Dos cerca de dois mil cargos, mais de mil são de entrância final”, afirmou. O secretário da PGJ destacou ainda que a composição de grupos de trabalho deste tipo, com a participação de promotores jovens do interior, são de grande importância para a instituição.

Na opinião de Sarrubbo, é importante ter em mente que membros de MPSP, assim como acontece em qualquer área profissional, possuem expectativa de trilhar um caminho dentro do Ministério Público. “Não podemos travar a carreira, senão ela deixa de ser atrativa. Com isso, podemos passar a perder bons talentos. Precisamos estruturar a carreira de modo que o membro tenha um expectativa no horizonte”.

Já na visão de Andréa Santos Souza, assessora da Corregedoria-Geral, o debate sobre alterações nas entrâncias é necessário porque os membros têm a responsabilidade histórica de saber que Ministério Público será deixado para o futuro.

No encontro, que contou com a participação de representantes do Conselho de Estudos e Políticas Institucionais (Conepi), uma das sugestões levantadas foi a unificação de cargos de entrância inicial e intermediária em lista única.


Núcleo de Comunicação Social

Ministério Público do Estado de São Paulo - Rua Riachuelo, 115 – São Paulo (SP)
[email protected] | Tel: (11) 3119-9027 / 9028 / 9031 / 9032 / 9039 / 9040 / 9095
espaço
espaço

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Rua Riachuelo, 115 - São Paulo - CEP 01007-904 - PABX: 11 3119.9000

Horário de Atendimento: das 9h às 19h

Todos os direitos reservados

 
espaço