espaço

Friday , 24 de march de 2017

MPSP apresenta à Justiça pedido para proteção da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo

Houve demissão coletiva dos integrantes do grupo
Houve demissão coletiva dos integrantes do grupo

Por intermédio da 1ª Promotoria de Justiça do Meio Ambiente, o MPSP requereu ao Poder Judiciário concessão de tutela antecipada contra o Estado de São Paulo. O motivo é a demissão coletiva de integrantes da Banda Sinfônica do Estado (BSESP) e extinção do respectivo corpo artístico, ocorrida em 9 de fevereiro deste ano.

No pedido, a Promotoria destaca que a BSESP não visa apenas a difundir a música de concerto, mas também a trazer cultura a populações mais carentes, através de apresentações com entrada franca em diversos estabelecimentos culturais do Estado de São Paulo. Para o Ministério Público, a Banda Sinfônica é um bem imaterial de “nítido valor artístico e cultural”, capaz de atuar em qualquer palco, sob condições favoráveis ou não, mostrando a competência de seus músicos diante de qualquer repertório.

“Sempre buscando novos caminhos e linguagens estéticas diferenciadas, a Banda Sinfônica é uma fábrica de som que se alimenta de trilhas sonoras para filmes, obras que remetem às artes plásticas, às artes circenses, dança e teatro, deixando um rastro sonoro absolutamente dinâmico, quebrando as fronteiras invisíveis entre o erudito e o popular.”, afirma a Promotoria. O pedido de tutela alerta ainda para atual incerteza do destino da BSESP e para o iminente risco de sua descaracterização, apesar de tratar-se de patrimônio cultural do Estado.

Assim, o MPSP requer, entre outros pedidos, que o Estado adote todas as providências necessárias para a preservação e promoção do valor imaterial da  BSESP. Algumas delas são a proteção normativa, preservação do quadro de músicos, fomento à atividade artística e cultural da BSESP e a adoção de medidas voltadas à continuidade da Banda Sinfônica.

 


Núcleo de Comunicação Social

Ministério Público do Estado de São Paulo - Rua Riachuelo, 115 – São Paulo (SP)
[email protected] | Tel: (11) 3119-9027 / 9028 / 9031 / 9032 / 9039 / 9040 / 9095
espaço
espaço

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Rua Riachuelo, 115 - São Paulo - CEP 01007-904 - PABX: 11 3119.9000

Horário de Atendimento: das 9h às 19h

Todos os direitos reservados

 
espaço